Categorias: Cultura

Especialistas explicam voz grossa de Nicole Bahls

PUBLICIDADE

Um vídeo divulgado essa semana no YouTube mostra a ex-panicat Nicole Bahls, de 27 anos, bem diferente, na época em que cursava a faculdade de Jornalismo, no Paraná. Mais do que o corpo sem tantos músculos e do que o rosto mais jovem, é a voz de Nicole que chama a atenção: doce, fina e aveludada, diferente do atual timbre grave.

— A masculinização da voz pode ter a ver com doenças hormonais que provocam o aumento de testosterona (hormônio masculino) no sangue — explica Allex Ogawa, diretor da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).

Outra razão para um timbre cada vez mais rouco, acrescenta o médico, é o uso sem prescrição de remédios anabolizantes, cada vez mais comuns nas academias.

— Quanto mais tempo o medicamento for utilizado, mais grave o timbre vai ficar. Com o tempo, outras reações adversas também podem surgir, como acne, masculinização do corpo e surgimento de pêlos — lembra.

Nicole Bahls não é a primeira a provocar discussões sobre o assunto. Companheira da ex-panicat em “A Fazenda”, da Record, Viviane Araújo também ostenta uma voz bastante grave — e deixou no ar, em uma conversa neste fim de semana, no reality, que pode já ter usado “bomba”. Outro exemplo de mulher musculosa e com voz grossa é a rival de Viviane, Gracyanne Barbosa.

— Nos casos em que a voz já está diferente há muito tempo, é difícil fazer voltar ao normal. A terapia fonoaudiológica pode apenas amenizar o problema — afirma a fonoaudióloga Elenice Pereira, do grupo FonoVital.

Casos graves podem exigir cirurgias

As pregas vocais — ou cordas vocais, como popularmente chamamos — são músculos que vibram, formando os sons da fala. Manter essa musculatura sem lesões e hidratada é muito importante para evitar problemas mais sérios, que podem ser até cirúrgicos.

— O importante é que qualquer mudança na voz que perdure mais do que duas semanas deve ser motivo para uma consulta médica. A partir da avaliação, o tratamento pode ser fonoaudiológico, cirúrgico ou com remédios — diz Ogawa.

Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de bons resultados. Veja no quadro abaixo algumas mudanças de comportamento que ajudam a saúde vocal.

Extra Online

PUBLICIDADE
Compartilhe
Publicado por
Redação

Últimas notícias

MPPB solicita à PMCG identificação e autuação de responsáveis por despejo de esgoto no Açude Velho

O Ministério Público da Paraíba requisitou que a Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio…

13 de janeiro de 2026

Lei que autoriza pagamento retroativo de direitos suspensos na pandemia a servidores federais, estaduais e municipais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei Complementar 226/26, que autoriza o…

13 de janeiro de 2026

Cícero Lucena nomeia 403 aprovados no concurso da Educação

Gestão ultrapassa a marca de 2.500 convocados O prefeito Cícero Lucena nomeou, nesta terça-feira (13),…

13 de janeiro de 2026

Bar do Cuscuz e mais três estabelecimentos são notificados por irregularidades ambientais na orla de JP

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), por meio da operação Orla Limpa, deu…

13 de janeiro de 2026

Cida Ramos não acredita que PT mantenha diálogo para ocupar dois palanques nas eleições estaduais na Paraíba

A presidente estadual do PT na Paraíba, deputada estadual Cida Ramos, afirmou que é pouco…

13 de janeiro de 2026

Hugo Motta vê ambiente favorável para PT apoiar chapa da base governista na Paraíba

O deputado federal e presidente do Republicanos na Paraíba, Hugo Motta, avaliou como positiva a…

13 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464