A segunda noite do Carnaval Tradição de João Pessoa, que aconteceu neste domingo (2), foi marcada pelo desfile das escolas de samba Pavão de Ouro, Independente de Mandacaru, Império do Samba e Malandros do Morro, que encantaram a população com apresentações cheias de cores, brilho, ritmo e samba no pé. Mais de 20 mil pessoas compareceram à Avenida Duarte da Silveira para conferir as atrações, dentre elas, o prefeito da Capital, Luciano Cartaxo.
“O Carnaval Tradição simboliza as nossas raízes e a Prefeitura de João Pessoa dá o maior apoio a todas as agremiações que preparam esta festa. Dialogamos com as orquestras de frevo, as tribos, os grupos de ala ursas e as escolas para que, em conjunto, mantenhamos firme esta tradição. Este ano a festa está melhor que a de 2013, mas em 2015, quando vamos comemorar os cem anos do Carnaval Tradição, os festejos serão ainda maiores. Já estamos trabalhando nisso”, afirmou Luciano Cartaxo.
O prefeito destacou que, além dos R$ 415 mil investidos pela Prefeitura para as agremiações, foram feitos investimentos em estrutura, iluminação, decoração, segurança e limpeza do evento. “O resultado é a presença das pessoas no nosso Carnaval. Montamos as arquibancadas para comportarem 18 mil pessoas e os assentos estão todos ocupados. Além disso, há muita gente, muitas famílias circulando e curtindo as atrações fora das arquibancadas”, disse ele.
A primeira escola a desfilar foi a Pavão de Ouro, do Bairro São José, com seu samba-enredo “No esplendor da África: no reinado da folia”. A agremiação é a mais nova, com quatro anos de existência. Em seguida, foi a vez da Independente de Mandacaru que, por meio dos seus 300 integrantes, explorou o mundo dos sonhos, do imaginário, com o samba-enredo “Balabadim: a minha mágica é assim”. Em 2013, a escola conquistou o terceiro lugar do Carnaval Tradição.
Já a Império do Samba, do baixo do Roger, levou para a avenida uma apresentação sobre a evolução da humanidade, a partir da história de Adão e Eva, com o samba-enredo “Da sedução à tentação: uma história de amor da costela de Adão”. A agremiação conta com 250 participantes e foi a vice-campeã no ano passado.
A escola campeã de 2013, Malandros do Morro, da Torre, foi a última a desfilar e contou a história da chegada do samba ao Brasil pelas caravelas vindas da Europa, com o samba-enredo “Meu Brasil brasileiro: terra do samba e pandeiro”. A apresentação homenageou o frevo, o maracatu, o axé e as marchinhas. A escola tem 320 integrantes.
Tribos e orquestras – Ainda na noite de domingo (2) desfilaram na avenida as tribos indígenas Xavantes, Ubirajara, Tupy Guarani, Guanabara e Pele Vermelha, além dos clubes de orquestra São Rafael, Ciganos do Esplanada e Bandeirantes da Torre. A segunda noite foi das agremiações do grupo B.
Uma das marcas singulares das tribos da Capital, associada às danças indígenas, é a encenação dos rituais de morte e ressurreição. Os guerreiros simulam o ataque a uma tribo inimiga, pega desprevenida quando vai à caça. Após a matança, um feiticeiro da tribo morta encontra os corpos e inicia o ritual de ressurreição.
Resultados – O resultado dos vencedores será divulgado na manhã desta segunda-feira (3), na Avenida Duarte da Silveira. Já o desfile das campeãs ocorrerá das 18h30 à meia-noite de terça-feira (4). Ainda nesta segunda-feira, haverá o desfile das batucadas e dos grupos de ala ursas, a partir das 19h.
Conforme o presidente da Liga Carnavalesca de João Pessoa, Beto Bandeirante, a comissão julgadora formada por sete integrantes avalia as apresentações com base no conjunto do desfile, coreografia, fantasias, samba-enredo, abre-alas, adereços, alegorias e estandartes, entre outros quesitos.
Programação desta segunda-feira (3)
Horário Agremiação
19h – Batucada Águia de Ouro
19h15 – Batucada nova Liberdade
19h30 – Urso Anos Dourados
19h45 – Urso Panda
20h – Urso Verde
20h15 – Urso Canibal
20h30 – Urso Santa Cruz
20h45 – Urso Macaco Louco
21h – Urso da Paz
21h15 – Urso Sem Lenço Sem Documento
21h30 – Urso Simpático
21h45 – Urso Gavião
22h – Urso Preto
22h15 – Urso Reboliço
22h30 – Urso Amigo Batucada
22h45 – Urso Jamaica
23h – Urso Celebridade
23h15 – Urso Cachorro louco
Secom







