A Paraíba o tempo todo  |

Encontro Nacional para Salvaguarda das Matrizes do Forró acontece em João Pessoa

 No dia 10 de setembro de 2015, João Pessoa/PB sediará o Encontro Nacional para Salvaguarda das Matrizes do Forró, evento promovido pela Associação Balaio Nordeste, em parceria com a Superintendência do Iphan na Paraíba, Fórum Forró de Raiz, Sebrae/PB, Usina Cultural Energisa, Paraíba Criativa e Secretaria de Estado de Cultura da Paraíba.

 

O Encontro, que será realizado na Usina Cultural Energisa, é parte da mobilização de músicos, pesquisadores e agentes culturais em torno do Registro das Matrizes do Forró como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A ideia de solicitar o Registro nasceu em 2011, em meio a diálogos da Associação Balaio Nordeste com forrozeiros atuantes no Estado da Paraíba que passaram a organizar o Fórum Forró de Raiz. O Fórum é um movimento articulado para promoção de debates e ações voltadas para a melhoria das condições de cidadania dos artistas que trabalham com o forró em suas diversas denominações (baião, xote, xaxado, rojão, xamego, balanço, miudinho, forró-samba e quadrilha/arrastapé).

 

Estarão presentes no evento vários mestres forrozeiros do Nordeste (Santana – o cantador, Vital Farias, Biliu de Campina, entre outros), além de produtores musicais, pesquisadores, gestores públicos, bem como técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e dos Estados do Nordeste.

 

As matrizes do forró têm contribuído há mais de um século para a construção da identidade nordestina e nacional, especialmente no tocante aos seus gêneros, ritmos, modos de dança e saberes enraizados no cotidiano do povo nordestino e de várias comunidades espalhadas pelo Brasil, que tem o forró como marca de vivências coletivas do trabalho e de experiências festivas.

 

No dia 16 de junho de 2011, forrozeiros se reuniram no centro histórico de João Pessoa/PB e entregaram ao Iphan, Ministério da Cultura, a solicitação de Registro das Matrizes do Forró. Para os grupos mobilizados, o Registro reforçará o apoio da dinâmica dessas tradições tão importantes para o nosso país, favorecendo a expressão das aspirações e reivindicações dos forrozeiros e amantes do forró de raiz.

 

Em 2013, a Câmara do Patrimônio Imaterial atestou a pertinência do reconhecimento nacional e ponderou a necessidade de uma maior articulação da comunidade forrozeira em torno da Instrução Técnica de Registro.

 

Nesse momento de ampliar a articulação nacional, surge a ideia do Encontro para Salvaguarda das Matrizes do Forró no intuito de apresentar questões e demandas da comunidade forrozeira perante o poder público. Após o debate, uma das ideia dos organizadores é a elaboração de uma Carta de Diretrizes voltadas para o planejamento da Instrução Técnica de Registro que será entregue ao Iphan.

O evento é gratuito e aberto ao público no dia 10 de setembro.

No dia seguinte ao evento, 11 de setembro, técnicos do Iphan se reunirão para definição da metodologia de trabalho que servirá de base à Instrução Técnica de Registro das Matrizes do Forró.

 

Endereço do evento:
Usina Cultural Energisa
Rua João Bernardo de Albuquerque, 243 – Tambiá, João Pessoa/PB

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe