Em clima de Quaresma e penitência, cerca de 40 mil pessoas devem participar neste domino da tradicional Caminhada Penitencial promovida pela Diocese de Campina Grande. O evento que acontece sempre no Quinto Domingo da Quaresma, chega a sua 18ª edição.
Mais uma vez o trajeto será entre a Catedral de Nossa Senhora da Conceição e o Convento Santo Antônio, Ipuarana, em Lagoa Seca.
São aproximadamente 8km percorridos em cerca de 4h de caminhada, onde os católicos fazem seus sacrifícios e orações em preparação a festa da Pascoa.
Organizada pela Paróquia da Catedral, a Caminhada Penitencial começa às 5h30 com a celebração da Missa, presidida pelo Pároco da Catedral padre Luciano Guedes. Em seguida, por volta das 6h15, a Caminhada segue seu percurso habitual: Avenida. Floriano Peixoto, Praça do Viaduto, Av. Manoel Tavares e segue pela BR 104 até o Convento Santo Antônio, Ipuarana, em Lagoa Seca. No campo do Convento é ministrada a Palavra e o Bispo Diocesano, Dom Manoel Delson, dará a bênção aos fieis.
Após a santa missa, por volta de 6h15, terá início a caminhada, com os fiéis saindo da Catedral até o Convento Ipuarana, em Lagoa Seca. Durante a caminhada, com transmissão da Rádio Caturité AM, haverá a reza da via sacra, que terá como tema não só a Quaresma, mas a Campanha da Fraternidade: “Casa Comum nossa responsabilidade”. Os organizadores esperam uma participação maciça de fiéis, já que as paróquias da diocese e todo o povo de Deus são convidados.
A caminhada constitui-se num ato público de fé, testemunho vivo da vitalidade da Igreja de Cristo que brota do seu lado aberto pela lança na cruz, da água e do sangue que purificam e dão vida nova a todos os que crêem. Ato de fé que reúne e congrega toda a comunidade católica em torno do sentido mais profundo e espiritual da quaresma: conversão, oração e penitência em preparação para a Páscoa do Senhor Jesus.
“É um momento muito forte da nossa fé, pois vamos caminhando, fazendo nossas reflexões, nossos sacrifícios, lembrando que na nossa fragilidade humana precisamos de Deus. Assim vamos tentando melhorar enquanto pessoa, buscando a conversão”, disse o bispo de Campina Grande.
No percurso da Caminhada, os fieis contam com pontos de apoio, onde é distribuída água mineral, além de serem acompanhados por ambulâncias que estão a postos para emergências. A Polícia Rodoviária Federal e o Exército darão o suporte para que, na BR 104, apenas uma faixa seja utilizada, permitindo o tráfego de carros.
Segundo padre Luciano Guedes, a Peregrinação, é mais um momento forte da Quaresma na Diocese campinense, e faz o povo lembrar da caminhada do Povo do Deus no Deserto durante 40 anos em busca da Terra Prometida.O Bispo de Campina Grande, Dom Manoel Delson, acompanhará toda a caminhada, encerrando o evento com a concessão da bênção aos participantes.
Severino Lopes
PBAgora
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou nesta segunda-feira (2) o envio do acordo…
Luto no Jornalismo. Uma perda irreparável. Morreu na tarde desta segunda-feira (02), em Campina Grande,…
O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), George Morais, afirmou em entrevista…
O presidente da Câmara Federal, o deputado paraibano Hugo Motta, reforçou, nesta segunda-feira (2) que…
Será assinado amanhã o termo de parceria entre o Programa Antes que Aconteça, de combate…
O ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSD) anunciou recentemente que irá apoiar a pré-candidatura de…