A Paraíba o tempo todo  |

Em Cabedelo, crianças do Jacaré e Camboinha se divertem com projeto Arte pra Guri

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por intermédio das Secretarias de Assistência Social (Semas) e Cultura (Secult), continua promovendo o projeto Arte pra Guri em alusão à Semana da Criança. Nesta segunda-feira (8), o festival foi realizado na comunidade Nova Esperança (atendendo também aos moradores das ocupações “Sol Nascente” e “Pontilhão”), no bairro de Jardim Camboinha; e na quadra de esportes da comunidade Vila Feliz, no bairro de Jacaré. 

A iniciativa, que começou no último dia 3 e já passou pelos bairros de Salinas Ribamar e Jardim América, segue até sexta-feira (12), quando haverá o encerramento e a comemoração do Dia das Crianças, na Praça Getúlio Vargas.

O Arte pra Guri deve beneficiar cerca de 4.500 crianças de seis comunidades. Ao todo, são 100 profissionais envolvidos na realização dos eventos. Dentre as atividades a desenvolvidas estão recreação, cama elástica, castelo inflável, piscina de bolinha, touro mecânico, multiparque, teatro, trupe de palhaços, pintura de rosto, barracas de algodão doce e pipoca e tenda da saúde bucal. O projeto conta com a parceria das Secretarias de Comunicação (Secom), Turismo (Setur) e Esporte, Juventude e Lazer (Sejel).

Os bairros de Camboinha e Jacaré receberam muita música, animação, brincadeiras e doces para a criançada local. Uma verdadeira caravana da alegria que está passando em áreas periféricas da cidade que nunca haviam recebido esse tipo de ação, mas que já vem sendo acompanhadas por programas assistenciais gerenciados pela atual gestão municipal.

A primeira-dama Daniella Ronconi vem participando de todo o Projeto, brincando e dançando junto às crianças. .

“Eu acredito que todos estão felizes com essa festa. Tudo isso é apenas o começo de um trabalho maravilhoso. A Prefeitura vai continuar dando total assistência às comunidades mais carentes também. Pois a intenção da gestão é tentar ampliar as ações sociais que são realizadas em todos os bairros e, com isso, aproximar ainda mais os benefícios e ações do Poder Público da população que mais precisa. Essa semana é de alegria para as crianças, convidamos todas para participarem”, afirmou Daniella.

Durante esta semana, a iniciativa ainda vai percorrer os bairros de Poço e Renascer. No Dia das Crianças (12), a festa será na Praça Getúlio Vargas. No local, além de todos os atrativos, o Arte pra Guri vai levar, ainda, o Balé Municipal, apresentações teatrais e circenses,  além da distribuição de brindes e doces para a criançada que for conferir a festa. 

A secretária de Assistência Social, Cynthia Cordeiro, comentou a escolha dos locais para a realização do festival e lembrou que algumas áreas nunca tinham recebido ações semelhantes por parte do poder público.

“Todas essas áreas já são acompanhadas pela Semas em diversos programas sociais. Com isso resolvemos proporcionar esse projeto que leva muita alegria para as crianças carentes e nos permite uma aproximação maior, para conhecer as dificuldades destes locais e poder ajudá-los em outras ações mais específicas. Essa festa está sendo feita com muito carinho e dedicação por todos que fazem a Prefeitura de Cabedelo”. 

 Arte pra Guri é a retomada de uma atividade realizada em 2013, e que está sendo resgatada nessa gestão. O secretário de Cultura, Igobergh Bernardo, m dos idealizadores do projeto, fez um balanço sobre os primeiros dias do festival.

“Primeira edição do Arte pra Guri e já percebemos que estamos dando a muitas crianças a oportunidade de terem acesso a atividades artísticas e interagir com outras culturas, além de promover a integração das comunidades. O festival é um grande disseminador de cultura e está tendo muita adesão da população. A chegada dessa atividade numa comunidade provoca, do dia pra noite, um impacto social que leva entretenimento e beneficios às comunidades. As crianças se divertem muito, mas os pais também se encantam e se envolvem muito também”.

Pais e crianças estavam muito empolgados com a realização do Festival Arte pra Guri, e agradeceram à Prefeitura pela iniciativa. 

“Só temos que agradecer à atual gestão municipal que conseguiu nos dar atenção e unir as comunidades aqui das ocupações. Aqui estamos muito felizes, e isso aqui é muito importante, é sinal de que nós estamos sendo aceitos e abraçados por essa gestão”, ressaltou Renata de Fátima, moradora da comunidade Nova Esperança.

“O projeto é muito bom e envolve as nossas crianças. Já que não temos muita diversão por aqui, pois não trazem esses brinquedos pra cá. Então é muito importante isso que a Prefeitura está fazendo. Estamos muito satisfeitos”, completou Lígia da Silva, moradora do Vila Feliz, e que levou a sua filha Fabyola Rebeka para participar do Festival. 

Programação:

DIA 9 – TERÇA-FEIRA
15h30 às 18h
POÇO – ESCOLA MIRANDA BURITY

DIA 10 – QUARTA-FEIRA
15h30 às 18h
RENASCER II e IV (QUADRA E GINÁSIO)

DIA 12 – SEXTA-FEIRA
17h às 20h
PRAÇA GETÚLIO VARGAS

 

Assessoria

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe