Categorias: Cultura

Edição 2025 do Maior São João do Mundo começa nesta sexta com shows de Luan Santana, Walkíria Santos e Heitor Costa

PUBLICIDADE

Vai começar o reinado da sanfona, do triângulo e da zabumba. Com mais de 500 atrações, e perspectiva de atrair um público recorde de 3,5 milhões de pessoas durante 38 dias, a 42ª edição do Maior São João do Mundo começa nesta sexta-feira (30) em Campina Grande.

A abertura da festa acontece com shows de Luan Santana, Walkíria Santos, Heitor Costa e Raphael Moura. Como acontece tradicionalmente, um show pirotécnico irá colorir os céus de Campina Grande, marcando assim, o inicio da temporada junina. A expectativa é que mais de 50 mil pessoas compareçam ao Parque do Povo, epicentro da festa, na noite de abertura para assistir os shows dos quatro nomes da música nordestina.

A edição deste ano vai acontecer a partir desta sexta-feira 30 de maio até 6 de julho, totalizando 38 dias e 500 atrações distribuídas pelo Parque do Povo entre os palcos Principal, Cultural, Pirâmide e as tradicionais ilhas de forró, além dos polos descentralizados como Galante, Catolé de Boa Vista e São José da Mata.

Ao longo dos 38 dias, estão previstas 106 atrações no Palco Principal, 30 em Galante, 105 no Palco Cultural e 115 trios de forró, totalizando mais de 500 apresentações, sem contar os espetáculos das quadrilhas juninas. Três palcos fixos funcionarão no Parque do Povo, sendo eles o Palco Principal, o Palco Cultural e o da Pirâmide.

Entre as atrações que devem se apresentar no palco na edição deste ano, destaques para artistas locais, regionais e nacionais, a exemplo de Flávio José, Santanna, Alcymar Monteiro, Dorgival Dantas, Geraldo Azevedo, Wesley Safadão, Xand Aviões, João Gomes, Leonardo, Jorge e Mateus, Alok, Alceu Valença, Elba Ramalho que fará o tradicional show na noite de 23 de junho; Geraldinho Lins, Priscila Senna e Mari Fernandez, Natanzinho, Cavalo de Pau, Limão com Mel, Gegê Bismark, Zé Cantor, entre outros artistas.

A expectativa para 2025 é que mais de 3,5 milhões de pessoas circulem por Campina Grande durante o São João, superando os 2,93 milhões de 2024. No ano passado, mais de 80 mil turistas e 245 mil excursionistas visitaram a cidade, gerando um impacto econômico de mais de R$ 211 milhões.

A estrutura da festa em 2025 impressiona pelos números. O Parque do Povo, epicentro da festa, conta com uma área de 40 mil m², somando 70 mil m² com o Parque Evaldo Cruz, área que deve chegar a cerca de 80 mil m² com a finalização de obras de revitalização.

O local abrirá às 17h de segunda a sexta-feira e às 16h nos finais de semana e feriados. Os shows no Palco Principal começarão às 19h, com encerramento às 2h nas quartas e quintas, e às 3h nas sextas, sábados e domingos. Nos dias 12, 18, 19, 23 e 24 de junho, os shows também seguirão até às 3h. O Palco Cultural terá início das apresentações às 18h.

Além do Palco Principal, a festa contará com o Palco Cultural, a Pirâmide, quatro ilhas de forró (Seu Vavá, Zé Lagoa, Zé Bezerra e Biliu de Campina) e dois coretos. Também estão programados três shows piromusicais e de drones, nos dias 30 de maio, 23 de junho e 6 de julho.

A estimativa é de que o Parque do Povo possa receber até 76.194 pessoas por dia. Ao todo, são 457 unidades comerciais, sendo 43 quiosques, 12 restaurantes, 148 barracas (13 delas no Parque Evaldo Cruz) e 254 ambulantes, divididos entre bebidas e itens diversos.

Segundo a Arte Produções, responsável pela organização, a expectativa é que 3,5 milhões de pessoas passem pela festa este ano, número superior aos 2,93 milhões registrados em 2024. A capacidade máxima do Parque do Povo é de até 76.194 pessoas.

Considerada uma das maiores festas populares do Brasil, o São João de Campina Grande completa em 2025, 42 anos. Dos Coqueiros de Zé Rodrigues ao Forródromo até a revitalização do Parque Evaldo Cruz, a festa que atrai turistas de todo o País, teve início no dia 4 de junho de 1983.

Oficialmente, o Parque do Povo, epicentro dos festejos juninos em Campina Grande, foi inaugurado no dia 14 de maio de 1986, tendo sido construído pelo poeta e então prefeito, Ronaldo Cunha Lima.

Ainda em 1986, a festa ganhou uma grande proporção, com um palco para shows e centenas de barracas com bebidas e comidas típicas pelo Parque do Povo.

Em 1987 o “Maior São João do Mundo” foi incluído no calendário oficial do Instituto Brasileiro de Turismo. Depois desse ano, o festejo passou apenas por mudanças estruturais no local onde é realizado, a exemplo da construção da Pirâmide e da localização do palco principal, até que em 2017 passou a ser realizada através de uma parceria entre os setores público e privado.

Ao longo dos tempos, a festa passou por diversas transformações, e inclusão de outros elementos culturais, conforme relembrou ao PB Agora, a professora Cléa Cordeiro, fundadora do Memorial do Maior São João do Mundo. Para ela, a festa “é um lugar de emoção”.

“O São João tem muitas histórias e recordações. Um ambiente de muita saudade. É bonito ver a grandiosidade da festa que começou com a palhoça e de repente se transformou nesse evento grandioso” lembrou.

No Memorial, Cléa Cordeiro reúne um vasto acervo que conta a história da festa, através de recortes de jornais, folders, e peças típicas da cultura regional.

Presente em todas as edições, e autor do hino do Maior São João do Mundo, o cantor Capilé disse que PB Agora, que a festa junina de Campina Grande, tomou proporções gigantescas, superando as expectativas de muitos campinenses. Ele confessou que não tinha noção de que o evento iria se transformar em uma das maiores festas populares do País.

“Eu tenho muito orgulho de fazer parte dessa história. O São João de Campina Grande é sem dúvida, uma das maiores festas populares do Brasil “, destacou.

Com tradição, inovação e uma estrutura cada vez mais robusta, o Maior São João do Mundo 2025 reafirma Campina Grande como referência nacional na celebração dos festejos juninos.

Severino Lopes

PB Agora

PUBLICIDADE
Compartilhe
Publicado por
Redação

Últimas notícias

PT da Paraíba confirma apoio a Veneziano e João Azevêdo para disputa ao Senado em 2026: “Alinhados com a direção nacional”

A presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, deputada Cida Ramos, confirmou nesta…

23 de janeiro de 2026

Polícia Militar salva recém-nascida de engasgamento no interior da Paraíba

Na noite desta quinta-feira (22), uma ação rápida da Polícia Militar da Paraíba resultou no…

23 de janeiro de 2026

Ex-vice-prefeito de CG, Ronaldo Cunha Lima Filho, passa por cateterismo em João Pessoa

O ex-vice-prefeito de Campina Grande, Ronaldo Cunha Lima Filho, foi submetido a um cateterismo nesta…

23 de janeiro de 2026

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 538

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 539

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 540

Familiares denunciam possível troca de corpos durante velório na cidade de Santa Rita

Um caso chamou a atenção da imprensa paraibana na tarde de ontem (22), ocorre que…

23 de janeiro de 2026

Jovem de 22 anos é morta a tiros dentro de residência no Alto do Mateus, em JP

Uma jovem de 22 anos foi morta a tiros na noite dessa quinta-feira (22), dentro…

23 de janeiro de 2026

Levantamento nacional aponta João Pessoa como a segunda capital brasileira com maior valorização imobiliária em 2025

Levantamento nacional divulgado ontem (22), pelo Instagram especializado em economia @econdescomplicada, elaborado Índice Fipezap, que…

23 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464