Categorias: Cultura

Dom Delson preside Vigília Pascal em CG e paróquias vivem expectativas para Missa solene

PUBLICIDADE

 As 54 paróquias as duas áreas pastorais da Diocese de Campina Grande, já preparam para realizar esta noite de sábado, a celebração mais importante do calendário litúrgico cristão. A Vigília de Páscoa é a celebração que marca a Ressurreição de Cristo. O início da celebração tem horários variáveis, de acordo com cada igreja. Na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, a Vigília Pascal será celebrada ás 20h. A missa solene que marca uma nova aurora na vida dos cristãos, será presidida pelo bispo diocesano Dom Manoel Delson.

Na paróquia do Sagrado Coração de Jesus, e na Paróquia do Rosário na Prata, Paróquia das Graças e Paróquia de Fátima, a Vigília também será celebrada às 20h. Em algumas igrejas a celebração solene da Páscoa, acontece às 19h30 como é o caso da paróquia Santíssima Trindade no Catolé.
Celebração marcada por simbolismos, a Vigília Pascal tradicionalmente começa após o pôr-do-sol do Sábado Santo, do lado de fora da igreja, com a bênção ao fogo que simboliza o esplendor de Cristo ressuscitado. Na programação da Catedral, a bênção do Fogo Novo será seguida da procissão do Círio Pascal. De acordo com a simbologia cristã, o Círio abençoado no Sábado Santo é utilizado durante todo o ano em celebrações como batismos, crismas e até em funerais. O fogo representa a presença de cristo. “Essa é a Celebração mãe da igreja pois marca a ressurreição de Jesus,e a vitória da vida sobre a morte” comentou padre Márcio Henrique, vigário da Catedral em entrevista ao PBAgora

A Vigília de Páscoa é dividida em quatro momentos sendo a Liturgia da Luz ( Lucernário), Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística. O Lucernário é o momento em que o sacerdote carrega o sírio pascal pela nave da igreja, em completa escuridão. Logo em seguida, os demais presentes à celebração acendem suas velas no Círio Pascal, iluminando o ambiente. É um momento de forte simbologia. O gesto representa a luz de Cristo, que se espalha por todos os lugares da igreja, diminuindo a escuridão.

A liturgia da Palavra propõe sete leituras do Antigo Testamento, que recordam as maravilhas de Deus na história da salvação e duas do Novo Testamento, ou seja, o anúncio da Ressurreição segundo os três Evangelhos sinópticos, e a leitura apostólica sobre o Batismo cristão como sacramento da Páscoa de Cristo.

A liturgia baptismal é parte integrante da celebração. Quando não há Batismo, faz-se a bênção da fonte baptismal e a renovação das promessas do Batismo.A liturgia eucarística é o momento culminante da Vigília, qual sacramento pleno da Páscoa, isto é, a memória do sacrifício da Cruz, a presença de Cristo Ressuscitado, o ápice da Iniciação cristã e o antegozo da Páscoa eterna.

Severino Lopes

PBAgora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

“Decisão foi tomada a várias mãos”, diz Felipe Leitão sobre 2026; anúncio será feito na próxima 2ª, em coletiva

Lucas ou Cícero? O deputado Felipe Leitão (Republicanos), atual vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba…

16 de dezembro de 2025

2026: Ministro confirma fala de Cida Ramos e garante que diretório nacional do PT respeitará decisão do partido na Paraíba

O ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou que o diretório nacional do Partido dos Trabalhadores…

16 de dezembro de 2025

Luciano Cartaxo defende que PT defina posição sobre as eleições estaduais até janeiro: “Entrar o ano com essa decisão”

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) voltou a defender nesta terça-feira (16), que o Partido…

16 de dezembro de 2025

Wilson Santiago sai em defesa de Hugo Motta e afirma que tensão no Congresso é ampliada pelo período pré-eleitoral

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) saiu em defesa do colega paraibano Hugo Motta (Republicanos),…

16 de dezembro de 2025

Apesar de mirar prefeitura de Cabedelo, Ricardo Barbosa adota cautela para não perder bases em 2026

O presidente da Companhia Docas de Cabedelo, Ricardo Barbosa (PSB), afirmou, nesta terça-feira (16), que,…

16 de dezembro de 2025

Filiado ao União, Bruno confirma apoio a Efraim ao Governo em 2026: “Não vejo razão pra tomar um caminho muito diferente”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), confirmou publicamente, nesta terça-feira (16),…

16 de dezembro de 2025