A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Desfile dos Blocos da Saudade e Zé Pereira abre pré-carnaval de Campina Grande neste sábado

Tarde para reviver os grandes carnavais ao som das tradicionais marchinhas. Com muito confete e serpentina. O desfile dos Blocos da Saudade e Zé Pereira, abrem neste sábado (27), o Pré-carnaval de Campina Grande.

O Bloco da Saudade é um dos mais tradicionais que saem no carnaval da Rainha da Borborema e desfila neste sábado pelas ruas em uma saudação aos antigos carnavais. A programação gratuita começa a partir das 15h na Casa Memorial Severino Cabral, na Rua Getúlio Vargas, nº 344, centro. Na concentração, a partir das 15h, o público vai prestigiar o show “Bloco da Saudade em Mim” do cantor campinense Alexandre Tan.

O artista vai cantar as tradicionais marchinhas de carnaval e apresentar uma canção em homenagem a Neco Bello, criada na década de 1990 pelo Palhaço Carrapeta.

Este ano o bloco vai homenagear Neco Bello, empresário responsável por organizar no século XIX as primeiras festas do carnaval de rua em Campina Grande.

Fundado por Eneida Agra Maracajá, um dos ícones da cultura popular local, o Bloco da Saudade surgiu em 1991. Inicialmente, o bloco acontecia durante o carnaval fora de época, junto com a famosa Micarande.
A ideia era reunir pessoas que brincavam carnaval na cidade em anos anteriores. Segundo Eneida, o bloco cresceu e até hoje os foliões brincam e manifestam a cultura popular através do bloco.

A concentração acontece na Casa Memorial Severino Cabral, onde há uma exposição com fotografias da iniciativa, às 15h. Quando a maior parte dos foliões já está reunida, o bloco segue pelas ruas do Centro de Campina Grande até chegar na Praça da Bandeira.
A ativista cultural Eneida Agra Maracajá lembrou que Neco Bello criou os festejos de carnaval na Rainha da Borborema.

De acordo com Eneida Agra Maracajá, “Neco Bello fazia um carnaval financiado do próprio bolso. Na época, ele viaja até Recife a cavalo para comprar todas as alegorias e o que fosse necessário para os carros alegóricos.

Ele tinha um bloco chamado “Os Caiadores” que competia com o bloco do prefeito Cristiano Lauritzen, que era o bloco “Beija Flor”. E era uma disputa sadia, porque cada um ficava na expectativa de qual era o mais bonito, qual trazia mais novidades”.

Zé Pereira – O pré-carnaval de Campina Grande também será marcado pelo desfile do desfile da agremiação na tarde deste sábado (27). O evento, que deverá reunir centenas de foliões, acontece a partir do meio dia na própria concentração do bloco, no Largo da Estação Velha, através do serviço de bar com estrutura montada pra atender a todos os foliões.

A diretoria do bloco garante que a festa está sendo minuciosamente preparada para agradar a todos, e tanto a feijoada quanto o desfile do bloco são abertos a todos os que gostam de uma boa folia com muito alto astral, alegria e muita música.

O Bloco Zé Pereira, um dos mais tradicionais blocos de arrasto do carnaval de Campina Grande. O desfile da agremiação segundo a direção, terá a mesma pompa dos anos anteriores, e não vai faltar a alegria, gente bonita, e a turma do moído do velho Miúra – já que em 2024 o “Zé Pereira” terá sua concentração de sempre, na Estação Velha. O bloco seguirá com seu percurso passando pelas ruas que sempre consagram a agremiação: Rua Padre Aristide F. da Cruz, Canal do Prado, Parque da Criança, Tabernáculo, avenida Severino Cruz e, Benjamin Constant. Ao todo, serão 4 km de muita animação.

Com animação das orquestras “Som na Praça” e “Jovens da Borborema”, o frevo, maracatu e caboclinho serão alguns dos ritmos responsáveis por animar os foliões. A bordo de dois potentes trios elétricos, os músicos prometem realizar um super show e relembrar sucessos memoráveis, que com certeza matará a saudade dos foliões do Zé Pereira, presentes no Campina Folia, numa seleção de alguns dos maiores clássicos dos frevos de rua para carnaval.

Severino Lopes
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe