Curta-metragem paraibano é selecionado e tem pré-estreia durante Mostra de Filmes no Amazonas

O filme “Salvatério”, da diretora Dani L., será exibido pela primeira vez ao público

Narrando a história de uma gripe misteriosa no interior da Paraíba, o curta-metragem “Salvatério”, dirigido por Dani L., terá sua primeira exibição pública na 5ª Mostra de Filmes Manaus Fantástico. A Mostra iniciou na última terça-feira (29) e a exibição do filme acontecerá hoje (01), no Cineteatro Guarany, em Manaus.

Foto: Ascom

O elenco é composto por Suzy Lopes (Maria), Pedro Eri (Severino), Mayara Santos (Leopoldina), Ana Clara Maia (Fátima) e Dona Martha (Dona Antônia). A direção e roteiro é de Dani L. e produzido pela Desterro Filmes. Toda a captação de imagens e áudio aconteceu no município de Areia, na Paraíba.

O filme conta a história de um casal que passa por um momento de provação quando sua única filha é acometida por uma gripe misteriosa. Em busca de uma cura, o casal Maria e Severino depositam sua fé em um tratamento caseiro em que a única evidência de eficácia é de uma testemunha de uma conhecida da família. Dessa maneira, a narrativa levanta questionamentos acerca de temas como desinformação, saúde, crença popular e relações humanas.

Segundo Dani L., diretora e roteirista do filme, o projeto foi pensado em 2021, ainda na pandemia da covid-19, criando uma relação direta com o cenário, especialmente quando falamos de tratamentos alternativos questionáveis e sem comprovação de eficácia. “O filme explora o desespero que os leva a essa escolha, destacando o impacto da desinformação e o peso das decisões tomadas em momentos de crise”, complementou.

Sinopse do filme

Um casal passa por um momento de grande provação no qual sua filha única é supostamente acometida por uma doença causada por um violento vírus. Em busca de um antídoto para curar a jovem, os dois encontram nas crendices populares um método chocante para manter a filha viva.

Sobre a diretora
Daniele Calaço, nome artístico Dani L., é artista visual multimídia e arte educadora, natural de João Pessoa- PB. Graduada em Educação Artística, habilitação em Artes Plásticas (UFPB -2007). Na sua produção artística se dedica a fotografia experimental com autorretratos e estudos a partir do feminino. Seu nome integra o dicionário das Arte Visuais na Paraiba 2010 do artista plástico paraibano Dyógenes Chaves. Sua primeira exposição individual de fotografia foi em 2009 na Aliança Francesa em João Pessoa-PB. Participou de várias exposições coletivas nos últimos anos.

Em 2021, Calaço atuou como diretora de arte em algumas produções de curta-metragem paraibano como: “Inominados” de Daniel Porpino, “O Amargo Jazz da meia noite” de Arthur Lopes e “O Cento de Cura” de Ramon Silva. Em 2024 assinou roteiro e direção do seu primeiro curta- metragem “Salvatério”, projeto aprovado pelas leis Aldir Blanc (realização) e Paulo Gustavo (finalização).

 

Ascom

Últimas notícias

Sine-JP inicia semana com oferta de 614 vagas de trabalho e oportunidades para primeiro emprego

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) está com a oferta de 614…

25 de janeiro de 2026

Campina Grande tem1.150 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Campina Grande , conforme cadastro do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência Social (Semas),…

25 de janeiro de 2026

Raio atinge concentração de ato pró-Bolsonaro em Brasília e deixa feridos graves

Um raio atingiu, na tarde deste domingo (25), a concentração de apoiadores do ex-presidente Jair…

25 de janeiro de 2026

Lucas define critérios para escolha do vice em sua chapa para o governo: “Nome que agregue e acredite no que defendemos”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou esta semana sobre a composição da chapa…

25 de janeiro de 2026

MP abre investigação sobre crimes ligados ao avanço do crime organizado e tomada de imóveis por criminosos, em Bayeux

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) instaurou um Procedimento Administrativo para monitorar a…

25 de janeiro de 2026

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026