A Paraíba o tempo todo  |

Crítico de cinema da Folha diz que Avatar não merece tantas indicações

O jornalista André Barcinski, 42, crítico de cinema da Ilustrada, participou nesta quinta-feira de bate-papo no UOL sobre os indicados aos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA.

Questionado sobre as indicações de “Avatar” no Oscar, Barcinski disse que eliminaria a produção das categorias de melhor filme e melhor direção. “Eu eliminaria Avatar na categoria melhor filme e diretor (deixaria só nas categorias técnicas), tiraria todas as indicações de Invictus, que eu realmente achei uma xaropada sem tamanho, e tiraria Preciosa, Up, Um Sonho Possível e A Serious Man da categoria melhor filme”, disse ele no chat.

O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.

*
(05:59:18) Andre Barcinski: Boa tarde a todos…

(06:07:18) cocota fala para Andre Barcinski: boa tarde, andré! me parecia certeiro esse monte de indicacao pro avatar. algo te surpreendeu nesta lista?

(06:08:32) Andre Barcinski: Avatar, eu tinha certeza que receberia muitas indicações. A surpresa – boa – pra mim foi a grande quantidade de indicações para “Guerra ao terror”, que na minha opinião, foi o melhor filme de 2009

(06:09:19) efu fala para Andre Barcinski: acha que se avatar ganhar a maior parte dos premios é uma indicacao que o 3D veio pra ficar? uma nova era no cinema?

(06:09:40) Andre Barcinski: Só um adendo: eu não acho que Avatar mereça tantas indicações. Mas um filme que fatura 2 bilhões de dólares não pode ser ignorado pela Academia.

(06:10:52) Andre Barcinski: Efu, eu acho que o 3D já veio para ficar. Mas não acho que ele vá substituir a projeção normal. Acho que existem filmes em que o 3D funciona, especialmente os filmes de gênero, como ação, ficção-científica e terror. Já assistir a um drama em 3D não faz o menor sentido

(06:11:47) sandra fala para Andre Barcinski: antes de sair a lista, li em diversos lugares que minha xara sandra bullock deveria ser indicada em alguma categoria e finalmente vencer. no fim, nao foi inidcada a nada. surpreso? ela pode pendurar as chuteiras de fato?

(06:11:47) Andre Barcinski: Eu, pessoalmente, achei um porre assistir a 3D por quase 3 horas em Avatar. A mágica acabou depois de uns 20 minutos.

(06:12:22) Andre Barcinski: Sandra, desculpe, mas sua xará não só foi indicada na categoria melhor atriz, como é a favorita pra ganhar.

(06:12:32) giba fala para Andre Barcinski: pensa que “Guerra ao Terror” levara os “prêmios nobres”? Qual é a tua opinião sobre o filme de Bigelow?

(06:13:28) Andre Barcinski: Sobre a Sandra Bullock: será uma piada de mau gosto se ela ganhar da Carey Mulligan (Educação), o que deve acontecer. Mas a Bullock é uma estrela do cinema e que nunca ganhou um Oscar. Isso pesa muito na hora da votação.

(06:14:50) Andre Barcinski: Giba, achei Guerra ao Terror o melhor filme de 2009. Há muito tempo um filme não me impressionava tanto. Não só a história é emocionante e cheia de suspense, mas a maneira como a Kathryn Bigelow a conta é fantástica. Aquele visual de documentário, com câmera da mão e imagens tremidas, torna a ação ainda mais envolvente.
(06:15:02) minhoca fala para Andre Barcinski: o que você achou da safra de filmes desse Oscar? Melhor que dos anos anteriores ou está no mesmo nível?

(06:16:43) Andre Barcinski: Minhoca, com certeza é MUITO melhor que a safra do ano passado, que tinha O Leitor e Quem quer ser um Milionário, que eram umas porcarias

(06:16:50) xandylins fala para Andre Barcinski: Voce viu o filme Precious?Sincerameente, acho que não é um filme de Oscar.Muito fraco

(06:18:27) Andre Barcinski: Xandylins, vi sim, e concordo com você. Mas esse ano a Academia, numa estratégia esperta, resolveu indicar 10 filmes em vez dos 5, e Preciosa acabou entrando. Se achar 5 filmes bons num ano já é difícil, imagina 10! Só isso explica a presença de Preciosa, A Serious Man (dos irmãos Coen), e Um Sonho Possível

(06:18:39) astronauta fala para Andre Barcinski: Entre os filmes indicados vc nos tem algum que nos recomenda?

(06:19:45) Andre Barcinski: Recomendo Guerra ao Terror, Bastardos Inglórios e o Mensageiro (um drama de guerra emocionante com o Woody Harrelson).

(06:19:54) Dri fala para Andre Barcinski: Andre, se formos pensar em bilheteria o filme Um Sonho Possível, então foi certa. No então, embora seja um filme bom, não passa disso, bom

(06:20:45) Andre Barcinski: Dri, é verdade. Mas o que é o Oscar, afinal? Será uma premiação do cinema, ou uma premiação da INDÚSTRIA do cinema? Será que Avatar é um filme tão bom para merecer 9 indicações, ou fez tanto sucesso que não pode ser ignorado?

(06:21:06) sauron fala para Andre Barcinski: André, vc acha que o aspecto gozador de bastardos inglórios pode lhe tirar o premio de melhor filme?

(06:22:48) Andre Barcinski: Sauron, eu duvido que Bastardos Inglórios ganhe melhor filme. Eu votaria em Guerra ao terror, com Bastardos logo atrás. Mas o filme de Tarantino não parece ser a “cara” da Academia, que prefere filmes mais sérios ou grandes sucessos de bilheteria. O Tarantino deve ganhar um prêmio de consolação, o de roteiro original, mas ele é hoje um dos melhores diretores do mundo sem dúvida. Comparar Avatar a Bastardos Inglórios é ridículo.

(06:23:04) Lux Interior fala para Andre Barcinski: André, porque você acha que Bastardos recebeu tanta da atenção da academia e os outros filmes do Tarantino após Pulp Fiction, não?

(06:24:35) Andre Barcinski: Lux Interior, Bastardos é, sem dúvida, o melhor filme do Tarantino desde Pulp Fiction. É um desses filmes que vão marcar a carreira dele. É extremamente bem escrito, cheio de suspense, engfraçado, com interpretação ótimas, e algumas cenas que vão ficar pra história. A trupe do Brad Pitt se fingindo de italianos e penetrando na festa nazista é hilariante.

(06:24:40) carper fala para Andre Barcinski: o que vc acha dos nomeados a melhor filme estrangeiro?

(06:25:26) Andre Barcinski: Carper, dos filmes estrangeiros, só vi dois, A Fita Branca (que é o favorito) e A Teta Assustada.

(06:25:53) Pimenta fala para Andre Barcinski: André, boa tarde! Sem menosprezar nossos vizinhos, mas o Peru teve um filme indicado a oscar. A Argentina eu admito tem um cinema melhor que o nosso e não é de hoje. O que falta ao Brasil?

(06:27:47) Andre Barcinski: Pimenta, eu não acho que o Oscar deve ser parâmetro para julgar a qualidade do cinema de um país. O Peru tem um cinema sem nenhuma representatividade no mundo, mas teve um indicado ao Oscar. Mas foi uma coisa pontual. Acho que o cinema brasileiro passa por uma fase de transição, em que deixamos para trás os “favela movies”, inspirados no sucesso de Cidade de Deus, e estamos vendo o surgimento de diretores mais autorais. Acho que a coisa tende a melhorar…

(06:28:07) mesokopov fala para Andre Barcinski: andré,na sua opiniao pq o cinema brasileiro não ganhou um oscar até agora?

(06:29:41) Andre Barcinski: Mesokopov, ganhar um Oscar depende de uma série de circunstâncias. Depende de que filmes estão concorrendo, de campanhas de marketing bem feitas, etc. Já tivemos filmes que poderiam ter ganho um Oscar. Ou alguém achaque Pagador de Promessas, que ganhou a Palma de Ouro, não é filme para ganhar Oscar?

(06:29:47) júlia fala para Andre Barcinski: Boa Tarde.Como vc vê o cinema brasileiro hj?

(06:31:43) Andre Barcinski: Julia, como disse acima, acho que estamos numa fase de transição. Eu acho que o processo de captação de recursos para cinema no Brasil ainda é arcaico, muito demorado, e prejudica nosso cinema. Não é possível um filme ficar 3 ou 4 anos captando dinheiro. Eu acho que nosso diretores mais jovens deveriam tentar fazer um cinema mais barato, feito em mídia digital, para tentar achar a sua linguagem.

(06:31:47) renato fala para Andre Barcinski: Oi, André. O que vc acha de Sharto copley não ter recebido uma indicação. Morgam freeman poderia ter ficado de fora pelo mal momento de seu filme?

(06:33:44) Andre Barcinski: Renato, eu gostei de Distrito 9, mas tenho minhas dúvidas quanto a indicar o Copley. Talvez na vaga que ficou com Lee Daniels, de Preciosa… Quanto ao Morgan Freeman, tenho de confessar que concordo com a não-indicação dele. O Mandela que ele fez é, na minha opinião, caricato e cheio de frases feitas. Muito pior que outros personagens marcantes do Freeman…

(06:33:50) Garot0 fala para Andre Barcinski: Boa tarde a todos! Andre li em um blog de que o governo americano investe fundo em filmes ate em filmes porno isto e vero? e qual a posição do brasil frente a novas projetos?

(06:34:41) Andre Barcinski: GarotO, eu realmente nunca ouvi falard de governo algum investindo em filme pronô, isso é novidade para mim…

(06:34:54) facls fala para Andre Barcinski: André, o que achou da indicação de A Serious Man? Gosta dos irmãos Coen?

(06:36:24) Andre Barcinski: Facls, eu realmente não curti A serious Man. Eu acho os Irmãos Coen talentosíssimos, mas são muito instáveis. Podem fazer uma obra-prima como Fargo e depois um besteirol como Matadores de Velhinhas. Eu adoro Onde os Fracos não Tem Vez e gostei também de Queime Depois de Ler, mas me decepcionei muito com A Serious Man

(06:36:31) TUCA fala para Andre Barcinski: Oi André, do meu ponto de vista o filme mais surpeendente foi District 9, pois embora tenha um gosto mais europeu, há tempos não em empolgava com uma ficção… O que vc achou deste filme?

(06:37:28) Andre Barcinski: TUCA, curti muito Distrito 9, acho ótimo vermos filmes de gênero que fogem do padrão. O roteiro é muito bem escrito e a história é engenhosa. Mostra que é possível fazer um filme de grande apelo popular e de ótima qualidade.

(06:37:34) mesokopov fala para Andre Barcinski: andré,vc acredita que avatar é um clássico da ficção cientifica?

(06:38:20) Andre Barcinski: Mesokopov, eu acho que Avatar é inclusive o pior filme que James Cameron já fez na vida. Se não fosse o 3D, ninguém ia aguentar ver aquele besteirol new age.

(06:38:29) leonardo fala para Andre Barcinski: o que Avatar tem de especial pra conseguir ser indicao em 8 categorias?

(06:39:46) Andre Barcinski: Leonardo, foram 9 categorias. A única coisa realmente especial sobre Avatar é o 3D. E o fato de que fez 2 bilhões de dólares, claro. Pra mim, parece mais uma atração de parque de diversões do que um filme.

(06:39:51) Sebo fala para Andre Barcinski: Qual o impacto que James Cameron tera perante os produtores depois de tamanhos sucessos? Vc acredita que ele pode ganhar uma autonomia semelhante a Clint, Spilberg,… ou estara sempre restrito pelos produtores?

(06:40:54) Andre Barcinski: o James Cameron já é tão poderoso quanto qualquer pessoa em Hollywood. Só o fato de terem dado uma fortuna para ele faze Avatar em 3D prova isso. O cara tem um retrospecto inigualável, com todos os sucessos que fez. O que não quer dizer que os filmes sejamobras-primas.

(06:41:00) sauron fala para Andre Barcinski: Andre, você estreiou na direção com Maldito, documentário sobre o cineasta josé mogica marins. Agora, se não me engano, está filmando a biografia do diretor. O filme engrenou ou vcs estão tendo as velhas dificuldades de quem não tem o apoio da globo filmes?

(06:42:58) Andre Barcinski: Sauron, eu estou escrevendo o roteiro do filme. O diretor chama-se Vitor Mafra, é um cara muito talentoso e esse será seu filme de estréia. Se tudo der certo, as filmagens começam em julho/agosto de 2010. Mas eu não companho o processo de captação de recursos, isso é feito pela produtora, a Ioiô Filmes. Mas é um processo lento e penoso. Eu estava conversando com o Mojica outro dia sobre isso. Nos anos 60 e 70, quando você tinha uma idéia para um filme e conseguia um produtor, em 3 semanas estava filmando. Hoje, são 3 anos…

(06:43:01) xandylins fala para Andre Barcinski: Por que você acha que o Guerra ao Terror merece o Oscar de Melhor Filme?

(06:44:10) Andre Barcinski: Xandylins, porque é o filme mais surpreendente do ano. É um filme de guerra que não transforma a guerra num espetáculo. Ao mesmo tempo, é visualmente impactante e muito, mas muito emocionante. Algumas cenas ali me deixaram de queixo caído. Não posso esperar para vê-lo no cinema.

(06:44:13) giba fala para Andre Barcinski: Penso que “Amor sem Escalas murchou ao longo da temporada de prêmios. Será que levará roteiro adaptado? Ou seu principal concorrente nesta categoria, “Preciosa”?

(06:45:11) Andre Barcinski: Giba, eu acho que Amor sem Escalas vai ganhar o |Oscar de roteiro adaptado, até porque a concorrência é muito fraca, e o Jason Reitman já fez um filme que ganhou o Oscar de roteiro, aquela coisa chata chamada “Juno”…

(06:45:14) Old Rodrigo fala para Andre Barcinski: Quem leva melhor animação?? Eu apostarei na Pixar como sempre

(06:46:20) Andre Barcinski: Old Rodrigo, Eu acho que UP é o favorito. Pixar é barbada no Oscar…

(06:46:42) maria fala para Andre Barcinski: O que você achou d lista de indicados ao 82° Oscar?

(06:47:23) Andre Barcinski: Maria, acho que o ano valeu só por Bastardos e Guerra ao Terror.

(06:47:30) fmarx fala para Andre Barcinski: andre, não ache que é teoria de conspiração, mas todo o filme que fala da 2 guerra, apresentando os horrores praticados pelos nazistas, ou como no caso da ficção do tarantino, uma suposta “revanche” contra os mesmos, nem precisa ser tão bom para ser indicado!

(06:48:48) Andre Barcinski: fmarx, não é verdade, tem muitos filmes sobre a 2a Guerra que foram fracassos de crítica e público. Mas eu acho que Bastardos é um caso raro de comédia sobre a 2a Guerra e os Nazistas, que é uma coisa muito difícil fazer e que só um cara talentoso e ousado como o Tarantino consegue.

(06:48:57) Jimy fala para Andre Barcinski: Barcinski,por que o diretores brasileiros sempre exploram as favelas(Cidade de Deus,Tropa de Elite…) e outros cliches tupiniquins para tentar ganhar um oscar como melhor filme estrangeiro?Serah que o Brasil so tem isso para oferecer?Acredito que nao.abc

(06:50:11) Andre Barcinski: Jimy, eu acho que isso está mudando. Nem no Brasil esses “favela movies” fazem sucesso mais, vide “Ônibus 174” e alguns outros recentes. Eu acho que a violência urbana é um tema tão bom quanto qualquer outro, o negócio é como o tema é explorado…

(06:50:24) Sebo fala para Andre Barcinski: Tb concordo que o cinema brasileiro nao pode ser avaliado pelo Oscar, alem do que as indicaçøes brasileiras sao bem discutidas, como a de 174. Vc acha que a comedia esta sendo um genero explorado com mais vigor depois dos favela-movie?

(06:53:15) Andre Barcinski: Renato, acho que o Tarantino leva. A Academia sempre usou o prêmio de melhor roteiro como prêmio de consolação para quem não leva nem filme e nem diretor…

(06:53:21) xandylins fala para Andre Barcinski: Voce achava que TTropa de Elite deveria ter sido pelo menos indicado ao Oscar ano passado?

(06:54:23) Andre Barcinski: Xandylins, eu acho Tropa de Elite um filme muito eficiente e bem feito, mas realmente não dá para acreditar que, no mundo inteiro, não foram feitos 5 filmes melhores que ele no ano.

(06:54:29) Pedro fala para Andre Barcinski: Olá Andre Barcinski é um prazer falar com você.Quem você acha que irá levar o premio de melhor direção neste Oscar?

(06:55:10) Andre Barcinski: Pedro, eu acho que, infelizmente, o James Cameron leva. Eu daria o Oscar para a Kathryn Bigelow. Ainda acho que ela tenha uma pequena chance…

(06:55:16) Maatheus fala para Andre Barcinski: Se voce tivsse o direito de eliminar alguem da lista do oscar,quem voce eliminaria e porque?

(06:56:54) Andre Barcinski: Maatheus, eu eliminaria Avatar na categoria melhor filme e diretor (deixaria só nas categorias técnicas), tiraria todas as indicações de Invistus, que eu realmente achei uma xaropada sem tamanho, e tiraria Preciosa, Up, Um Sonho Possível e A Serious Man da categoria melhor filme.

(06:57:00) oiews fala para Andre Barcinski: Boa noite! Por que 2012 não está na lista? O que você achou disso?

(06:57:27) Andre Barcinski: Oiews, 2012 é um divertido filme de ação, com efeitos especiais engraçados e tal, mas não é um bom filme

(06:57:45) Old Rodrigo fala para Andre Barcinski: Em sua opinião, o Oscar é realmente a premiação mais importante do cinema?? Ou é apenas uma premiação comercial??

(06:58:30) Andre Barcinski: Old Rodrigo, as duas coisas: é a mais importante, porque ajuda a fazer a carreira de certos filmes, e ao mesmo tempo é a mais comercial, porque ignora filmes pequenos e alternativos e se concentra no cinemão comercial de Hollywood.

(06:58:53) xandylins fala para Andre Barcinski: E melhor ator, qual seu palpite e sua preferência?

(07:00:15) Andre Barcinski: Xandylins, eu acho que o Jeff Bridges vai ganhar. É um ator muito querido pelos membros da Academia, e nunca ganhou. Mas eu daria o Oscar para o Ben Foster, por O Mensageiro, que nem foi indicado. Ele está sensacional.

(07:00:15) Ron Groo fala para Andre Barcinski: Mudando um pouco o assunto. André, cê acha que é possivel uma segunda parte para o “Barulho” ou a cena roqueira é tão desinteressante que não vale a pena?

(07:01:21) Andre Barcinski: Ron Groo, obrigado por mencionar o Barulho. Eu tenho certeza que bandas existem que pudessem estar numa versão 2010 do livro, eu é que não tenho mais paciência nem tempo de procurá-las. O que eu tenho ouvido por aí é muita banda sem personalidade, infelizmente.

(07:01:23) João Pedro Ramos fala para Andre Barcinski: Grande Barcinski, sei que foge um pouco do tema do papo, mas estou fazendo uma versão longa-metragem do documentário sobre o Notícias Populares que fiz, disponível no Youtube. Você lembra de alguma história que presenciou que vale ir para as telas? Você acha que um longa sobre o jornal faria sucesso? Aliás, vou entrar em contato com você em breve…

(07:02:39) Andre Barcinski: João Pedro, eu acho a idéia fantástica. O NP foi uma grande escola para um monte de gente, inclusive para mim. Conheço umas 400 histórias engraçadas sobre o jornal, e ficaria feliz em contá-las, claro…

(07:03:00) Andre Barcinski: Gente, infelizmente o tempo acabou. Muito obrigado a todos, e até a próxima. E vamos torcver pro Guerra ao Terror, por favor!

(07:03:12) Moderadora/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de André Barcinski e de todos os internautas. Até o próximo!
 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe