O Coral ‘Antônio Leite’, da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), retorna às suas atividades normais na primeira semana do mês de agosto, assim que terminar o período do recesso legislativo na Casa, previsto para o próximo dia 26 de julho. A maestrina Socorro Estrela, regente do Coral da Câmara, informa que a principal atividade do grupo para o segundo semestre será a seleção do repertório a ser executado nas festividades de fim-de-ano.
Fundado em 2005, na gestão do ex-vereador Severino Paiva (PSDB), o Coral ‘Antônio Leite’ surgiu com o intuito de oferecer aos funcionários e servidores do Poder Legislativo da Capital atividades ligadas à música. O nome do grupo é uma homenagem a um funcionário da Casa que, durante muitos anos, foi presidente do Sindicato dos Servidores Públicos.
Atualmente, com o total apoio do atual presidente da Câmara, vereador Durval Ferreira (PP), e da diretora-geral, Vaneide Araújo, o grupo musical também está aberto à participação de pessoas da comunidade.
“Quando chega uma pessoa que quer cantar, eu nunca digo não, porque o objetivo é justamente musicalizar essas pessoas. E poder mostrar que a música abre caminhos e horizontes, podendo até, através das técnicas musicais, melhorar alguns fatores como a articulação das palavras, a inibição, a concentração, além das próprias questões musicais. E o apoio do presidente Durval e da diretora Vaneide, abrindo a oportunidade às pessoas da comunidade, tem sido muito importante, pois sempre temos pessoas que acrescentam muito ao nosso grupo”, enfatiza Socorro Estrela.
O grupo atualmente conta com 30 participantes, que recebe orientações musicais do profissional de técnica vocal Paulo Brasil. No primeiro semestre deste ano, o coral participou de diversas sessões solenes na Câmara e, no dia 13 de junho, participou do ‘Encontro de Corais de Campina Grande’.
Os ensaios do coral ocorrem todas as terças e quintas-feiras, das 15h às 16h30, no Centro Cultural da Câmara, ou no Plenário Senador Humberto Lucena – se não estiver ocorrendo sessões. Para ingressar no coral, é necessário participar de uma audição com a maestrina Socorro Estrela, que classifica a voz dentro dos timbres agudos e graves: voz aguda masculina, o tenor; voz grave masculina, baixo; voz aguda feminina, soprano; e a voz grave feminina, o contralto.
De Sousa a João Pessoa
A regente Socorro Estrela é natural da cidade de Sousa, onde desde cedo no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora teve suas primeiras experiências com a música. No ano de 1986, iniciou já em João Pessoa sua graduação em Educação Artística, com habilitação em Música, terminando o curso no ano de 1990 e se especializando em ‘Regência Coral’. Apesar de terminar a graduação em 90, a maestrina iniciou suas atividades como regente, sendo regente assistente do Coral da Santa Casa de Misericórdia em 1987. Desde o ano de 2005, Socorro Estrela está à frente da regência do coral da CMJP.
Ascom
A polícia investiga o assassinato de um homem, de 31 anos a tiros na noite…
A Polícia Militar frustrou novos crimes em Bayeux, ao desarticular um grupo criminoso que estava…
Com o aumento das temperaturas e pancadas de chuva têm elevado os registros de acidentes…
Uma tragédia no começo sa semana. Duas casas, cada uma com dois pavimentos, desabaram na…
Em uma noite histórica para a música brasileira, os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia eternizaram seus nomes na…
O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma os trabalhos nesta segunda-feira (02)) tendo uma série de…