Como se estivesse ainda em fase de estreia, a casa está sempre repleta de pessoas interessadas em conferir o mais recente musical dirigido por Kleiton D’Araujo, essa tem sido a realidade do elenco que integra “O Malandro”, a cada vez que o espetáculo é apresentado em João Pessoa.
Agora chegou a vez de quem acompanha as etapas realizadas pelo PALCO GIRATÓRIO DO SESC na capital paraibana, pois “O Malandro” vai ser encenado no Teatro Piollin quinta feira (02/10) às 20:00 horas, com entrada gratuita.
O Malandro é um musical que destaca a história do triângulo amoroso entre Max Oversies , terezinha e Lúcia, transcrevendo cenas engraçadas e dramáticas da vida boêmia e cotidiana do bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Com um elenco de 20 atores/cantores, mais banda, a produção apresenta em versão reduzida, a história que conta com as célebres canções deste compositor, onde o elenco as interpretam utilizando a técnica de canto para musicais, o chamado belting, diferencial entre as produções musicais no Norte/Nordeste.
No elenco estão: Diogenes Ferraz, Luciana Oliveira, Clara Talha, Rafael Angelo, Ingrid Trigueiro, Márcio Bacellar, Sanzia Márcia, Emiliano Gomes, Aelson Felinto, Karine Ordônio, Mariana Petite, Jamila Facury, Weverton Diniz. Maquiagem de Luciana Oliveira.
A Cia Ateliê Musical, que é responsável pela montagem, conta em seu histórico com: Explorando o universo da música de Câmara Brasileira, levou a Portugal no início de 2013 o Recital – “Siqueiriando” Canções de José Siqueira, onde o cantor lírico Kleiton D’Araújo executou o ciclo de canções “Oito Canções Nordestinas” e a canção Madrigal na Semana do Músico, evento realizado na Universidade de Évora/ Portugal. Voltada à divulgação, promoção e estímulo do canto lírico e da música brasileira nos âmbitos nacionais, a Cia Atelier Musical como empresa, vem realizando recitais e oficinas de canto em cidades como Mossoró/RN, Sapé e Pedras de Fogo/PB, Évora/Portugal, João Pessoa/PB e tantas outras, ministrando em eventos, festivais e promoções particulares, a exemplo do SESC/PB.
A Cia. não visa apenas à execução da canção, mas também a produção operística, como antes fora, na formação da Cia. Operação, que produziu e levou as cidade de Areia/PB, Maceió/AL e João Pessoa a montagem completa da ópera Orfeo ed Euridice de C.W. von Gluck nos anos de 2008 e 2009 com um público de 2.000 pessoas.
Veja ainda outras atrações da 5ª etapa do Palco Giratório:
OFICINA “Exercícios para uma cena dialética”
Local: Sala de Ensaio do Sesc Centro João Pessoa
Data: 01 e 02/10/2014
Horário: 14 às 18h
Ministrante: Márcio Marciano
Metodologia: Através de exercícios de improvisação com base em cenas modelares da obra de Bertolt Brecht, a oficina introduz os fundamentos do método dialético para o desenvolvimento de uma prática dramatúrgica do ator em cena, pautada pelo princípio da contradição.
Conteúdo programático:
– Fundamentos do Método Dialético;
– Conceito de “ação transversa”: dialética entre “ação interna” e “ação física”;
– Relação entre personagem e ator-narrador.
Público-alvo: atores, diretores, dramaturgos e estudantes de teatro.
Currículo do ministrante: Márcio Marciano é dramaturgo e diretor teatral. Cursou Artes Cênicas na ECA/USP. Fundador da Companhia do Latão (SP), escreveu em parceria com Sérgio de Carvalho: “Ensaio Sobre o Latão”, “O Nome do Sujeito”, “A Comédia do Trabalho”, “Auto dos Bons Tratos”, “O Mercado do Gozo”, “Equívocos Colecionados” e “Visões Siamesas”. Além de experimentos cênicos como “A Ideologia Alemã” e “Valor de Troca”, adaptado para a TV no projeto Direções, da TV Cultura. Em 2007, atuou como crítico na II Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, realizada pela Cooperativa Paulista de Teatro. Residente desde o início de 2006 em João Pessoa, criou na capital o Coletivo de Teatro Alfenim, para o qual escreveu e dirigiu “Quebra-Quilos” e “Milagre Brasileiro”. Atuou como crítico do Zona de Transição, Festival Internacional de Teatro e Dança, promovido pelo Theatro José de Alencar, em Fortaleza (2009).
O DEUS DA FORTUNA – O ESPETÁCULO
Na sexta feira (03/10) o Palco Giratório do SESC destacará a participação em nível nacional do espetáculo, que tem direção assinada por Marcio Marciano, com o coletivo Alfenim.
A peça destaca uma parábola sobre o Capital em seu estágio global de volatilização. Narra a história de um proprietário de terras na longínqua China Imperial. Afundado em dívidas em virtude da crise da produção do arroz eda seda, o Senhor Wang, manda erguer um altar em honra de Zao Gong Ming, o Deus da Fortuna, com a intenção de se salvar da falência. Porém as oferendas são inúteis e o proprietário vê-se obrigado a vender a própria filha a seu credor, como forma de amortização da dívida.
A ficha técnica inclui:
Texto e direção: Márcio Marciano
Realização: Coletivo de Teatro Alfenim
Elenco: Adriano Cabral, Lara Torrezan, Mayra Ferreira, Nuriey Castro, Paula Coelho, Ricardo Canella, Suellen Brito e Vitor Blam.
Pesquisa: Coletivo Alfenim
Direção de arte e figurinos: Vilmara Georgina
Direção musical: Mayra Ferreira e Nuriey Castro
Trilha sonora: Wilame A. C. e Coletivo Alfenim
Cenário e iluminação: Márcio Marciano
Projeto gráfico: Marcello Tostes
Produção executiva: Gabriela Arruda
O histórico do Coletivo Alfenim registra: O Alfenim é um coletivo teatral surgido em 2007, com o objetivo de criar uma obra autoral com base em assuntos brasileiros.Trabalha com o conceito de dramaturgia em processo, no qual o texto de suas montagens é criado na sala de ensaios com a participação dos atores e demais artistas colaboradores. Visa à formação de plateias a partir de eventos paralelos às montagens, como seminários, oficinas e debates sobre os temas abordados em sua pesquisa. Os ensaios e as atividades formativas do grupo acontecem em sua sede, a Casa Amarela, em João Pessoa (PB).
O Teatro Piollin está situado à Rua Severino Enês de Ataíde, 106 – At C Branco, PB, 58046-140.
O setor de Cultura do SESC Centro fica localizado à Rua Desembargador Souto Maior, Centro, João Pessoa- PB. Fones: 3208-3158 / 9996-0183.
Ascom
Durante entrevista ao Liga 360 Debate, da TV Norte Paraíba, nesta terça-feira (27), o ex-governador…
O vereador de João Pessoa, Chico do Sindicato, afirmou nesta terça-feira (27), que só permanece…
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da realização do exame citológico, conhecido…
O prefeito Cícero Lucena avança com as políticas habitacionais de João Pessoa por meio dos…
O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou nesta terça-feira (27), que ainda mantém…
O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), confirmou nesta terça-feira (27), que inicia o ano legislativo…