A Paraíba o tempo todo  |

Confira a programação da Solenidade de Corpus Christi na Arquidiocese da Paraíba

Nesta quinta, dia 16 de junho, a Igreja celebra a Solenidade de Corpus Christi, a festa onde se celebra a Sagrada Eucaristia. Neste dia, é tradição as pessoas enfeitarem as ruas com tapetes artesanais para a passagem da procissão que leva o Cristo Eucarístico. Em João Pessoa, Dom Delson preside uma celebração às 8h da manhã na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, no centro. Às 16h conduz a procissão que sai da Igreja de Lourdes e vai até a Catedral de Nossa Senhora das Neves, onde ele preside a Missa de encerramento.

Na paróquia Nossa Senhora de Lourdes terá uma programação de 24h, iniciando com adoração às 16h da quarta-feira, dia 15. Confira os horários:

15/06 – quarta-feira:

Missas: 17h; 20h e 23h
Adoração ao Santíssimo: 16h às 17h; 18h às 20h; 21h às 22h
Louvor Jovem: 22h às 23h

16/06 – quinta-feira

Missas: 08h; 11h e 14h30
Adoração ao Santíssimo: 06h às 08h; 09h às 11h; e às 14h

 

HISTÓRIA

A data para celebrar o Corpo e o Sangue de Cristo materializados na Eucaristia surgiu no ano de 1264. Na ocasião, o papa Urbano IV instituiu a celebração do Corpus Christi após dois episódios. O primeiro deles foi com Santa Juliana, que teve visões nas quais Jesus pedia que o ministério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Outro fator que levou à criação do Corpus Christi foi a ocorrência do chamado “Milagre de Bolsena”.

O milagre ocorreu quando um sacerdote celebrava a Santa Missa em Bolsena, na cripta Santa Cristina, na Itália. Ao partir a Santa Hóstia, o sacerdote observou que saía sangue dela. Logo que soube do ocorrido, o papa Urbano IV mandou reunir os objetos usados na celebração e os mesmos estão guardados até hoje (sete séculos depois) na Basílica de Santa Cristina.

 

NAS PARÓQUIAS

É importante lembrar que todas as paróquias realizam suas programações para a Solenidade de Corpus Christi, como adoração, missas e a procissão. Procure a paróquia mais próxima e confira a programação nas redes sociais.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe