Categorias: Cultura

Concorrente do Globo de Ouro, O Agente Secreto teve várias cenas gravadas no Nordeste

PUBLICIDADE

Aclamado pela crítica e concorrendo em três categorias no Globo de Ouro, além de ser o representante do Brasil no Oscar 2026, o filme O Agente Secreto teve várias cenas filmadas em Pernambuco. Rodado ao longo de 50 diárias, em dez semanas, o filme O Agente Secreto chamou atenção pelo cuidado com os detalhes para recriar o Brasil de 1977, durante a ditadura militar.

O longa, estrelado por Wagner Moura, concorre a três categorias do Globo de Ouro no domingo (11) e teve suas gravações, em grande parte, distribuídas pelas paisagens históricas do Recife.

A produção mobilizou até 200 figurantes e 169 veículos antigos, incluindo 41 fuscas, todos cedidos por colecionadores de várias regiões do país. Além do Recife, as gravações aconteceram em São Paulo e em Brasília, com 30 locações e três cenários montados em estúdio: o antigo Aeroporto dos Guararapes, o Instituto de Medicina Legal (IML) e o posto de gasolina da cena de abertura.

O governo de Pernambuco, a prefeitura do Recife e instituições como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) colaboraram para viabilizar ações como o fechamento de grandes ruas e filmagens em prédios históricos.

Grande parte das cenas foi gravada na capital pernambucana, cidade natal do diretor Kleber Mendonça Filho. O Parque Treze de Maio, no Centro, aparece em uma das sequências mais curiosas: nela surge a Perna Cabeluda, personagem do folclore regional, usada como analogia à violência da ditadura.

O Cinema São Luiz, as pontes sobre o Rio Capibaribe e o Ginásio Pernambucano também são cenários do longa. A escolha das locações foi estratégica para manter a atmosfera da década de 1970.

“O Agente Secreto”, filme escolhido para representar o Brasil no Oscar, aborda uma lenda recifense que tira o sono de crianças da capital pernambucana: a perna cabeluda!. A lenda foi disseminada nos anos 1970 por uma coluna do Diário de Pernambuco. Na época, existia uma forte censura aos jornais imposta pela ditadura militar e, com o espaço limitado para notícias, o jornal aproveitou para divulgar ainda mais a perna cabeluda.

Foto: divulgação

Em cartaz há dois meses, O Agente Secreto já foi visto por mais de 1 milhão de pessoas nos cinemas brasileiros e acumula 48 prêmios, incluindo Melhor Diretor e Melhor Ator no Festival de Cannes.

No domingo (04/01), venceu o prêmio de Melhor Filme Internacional no Critics Choice Awards, nos Estados Unidos. O feito é inédito para o país.

Além da crítica, o longa também conquistou o público e se tornou uma marca, para as muitas pessoas que participaram da produção. Um deles é Antoliano Azevedo, dono do fusca amarelo usado pelo protagonista. Ele guarda com carinho a placa feita para o filme.

O filme “O Agente Secreto” foi premiado novamente, desta vez em uma categoria inusitada. Ontem, quinta-feira (08/01), o longa-metragem que já conquistou 48 prêmios, incluindo Melhor Diretor e Melhor Ator no Festival de Cannes, levou o troféu “Golden Beast” por causa da atuação da gata Carminha, que interpreta as personagens Liza e Elis.

O prêmio, a que o diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho se referiu como “Bicho de Ouro”, foi concedido pelo The New York Film Festival – evento criado em 1963 e que celebra todos os anos os filmes mais relevantes do mundo. 

Severino Lopes

PB Agora

PUBLICIDADE
Compartilhe
Publicado por
Redação

Últimas notícias

Ministério Público identifica irregularidades sanitárias em bar na Praia do Seixas

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio do MP-Procon, realizou, na manhã desta terça-feira…

20 de janeiro de 2026

Caixa lança nova etapa do programa Reforma Casa Brasil em João Pessoa

O presidente da Caixa Econômica Federal, o paraibano Carlos Vieira, lançou nesta segunda-feira (19), em João Pessoa, mais…

20 de janeiro de 2026

João Azevedo não teme futuras traições ou mudanças de postura após deixar o cargo: “Acredito no ser humano”

O governador da Paraíba e pré-candidato a Senado, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta terça-feira (20),…

20 de janeiro de 2026

Prefeito de Cabedelo, Edvaldo Neto diz que não é hora de levantar bandeira e revela conversas com bases de Cícero e Lucas

O prefeito interino de Cabedelo, Edvaldo Neto, revelou em entrevista à TV Arapuan, que está…

20 de janeiro de 2026

Hervázio Bezerra justifica rompimento com governador João Azevedo: “Atingiu a minha dignidade”

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) justificou publicamente nesta terça-feira (20), o motivo do rompimento…

20 de janeiro de 2026

Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028

Os últimos 30 mil telefones de uso público, popularmente conhecidos como orelhões, já têm data…

20 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464