A Paraíba o tempo todo  |

Concerto OSUFPB Jovem nesta 6ª

 A OSUFPB JOVEM se apresentará nesta sexta-feira, dia 08 de agosto, na sala Radegundis Feitosa, às 20 horas, dando continuidade aos concertos semanais realizados na UFPB. Desta vez o artista homenageado será Luiz Gonzaga e o concerto terá como solistas o professor do DEMUS Helinho Medeiros e Vanessa Rodrigues, aluna do sequencial em música com habilitação em flauta transversal. A noite será ainda agraciada com a participação especial do conceituado acordeonista italiano Antonio Spacarotella, que desde 2012 iniciou parceria com a turma de acordeom do curso de música da UFPB, inserindo-o em seu projeto “Accordion Advance – Projeto de Formação Internacional (Itália – Brasil)”, criado em fevereiro de 2013.

No repertório constam peças de Bizet, Chaminade, Charlie Parker e Piazolla. No final será prestada grande homenagem ao artista nordestino Luiz Gonzaga, quando a OSUFPB JOVEM executará o Concerto Sinfônico para Asa Branca, do compositor paraibano Sivuca.
O concerto será regido por Geraldo Dias, professor do DEMUS e regente titular da OSUFPB JOVEM.

PROGRAMA
I PARTE
G. BIZET . . . . . . . . . . . . . . . L’Arlesienne Suite nº 1
I. Overture
II. Minuetto
III. Adagietto
IV. Carillon

C. CHAMINADE . . . . . . . . . Concertino para Flauta e Orquestra Op. 107
Solista: Vanessa de Sousa Santos Rodrigues – Flauta

II PARTE
CHARLIE PARKER . . . . . . . . . BILLIE’S BOUNCE

A. PIAZZOLLA . . . . . . . . . . . . LIBERTANGO
Solista: AntonioSpaccarotella – Acordeon

EMANOEL BARROS . . . . . . . . . Fantasia Gonzaguística

SIVUCA . . . . . . . . . . . . . . . . . . Concerto Sinfônico para Asa Branca
Solista: Helinho Medeiros – Acordeon
AntonioSpaccarotella – Acordeon

 

 

Regente Titular: Geraldo Dias da Rocha Junior

 

Geraldo Dias da Rocha Junior é professor do Departamento de Música da UFPB. Com grande experiência na área coral, tem regido e preparado diversos coros, a exemplo do Madrigal Villa-Lobos. Tem trabalhado com orquestras infanto-juvenis na UFPB desde 1995, como Professor Colaborador e como Regente. Atualmente, é o Regente Titular da OSUFPB Jovem.

 

 

PRIMEIROS VIOLINOS
Everton Praxedes de Souza(Spalla)
Marcelo Antônio Fernandes Vasconcelos
Lírida Oliveira de Lima
Vinícius Ferreira Amaral
Rodrigo de Almeida Eloy Lobo
Flávia de Castro M. Freire

 

SEGUNDOS VIOLINOS
Luara Diniz de Gois
Juliana Santos Rezende de Araújo Couto
Iannara Farias
Renata Simões Borges da Fonseca
Raniere Alves

 

VIOLAS
HermersonPraxedes de Souza
Anne Katarine Leite de Souza Lucena
Helen Nárgila F. Lavor

 

VIOLONCELOS
AndreynaDinoa Duarte Guerra
Antônio Luiz Drummond Miranda

 

CONTRABAIXOS
Élcio Rawlison Marques Gomes
Vitor Mesquita Vieira

 

FLAUTAS
Vanessa Souza Santos Rodrigues
Gabriela Gonçalves de M. Dela Bianca
Luiza Limeira Rosa Ribeiro

 

OBOÉS
Charles Roberto da Silva

 

CLARINETES
José Fernandes Moreira Neto
Eduardo Felippe de Lima

 

SAXOFONE ALTO
Luciano Fróes

FAGOTES
Bruna Heloísa Gama
Caio Araújo Rufino

 

 

 

TROMPAS
Maria da Conceição Silva
Fabiano Rogério da Silva
Gilberto Coutinho de Souza

 

TROMPETES
Rafael de S. Procópio dos Santos
Emanoel Barros de Lima
Geimison Bronzeado
Helton Borges Marques

 

TROMBONES
AlessonRayf Jacinto Teixeira
Matheus Fernandes
Erivaldo de Oliveira

 

TUBA
MattewsAsaph D. Sol Sol

 

CONTRA BAIXO ELÉTRICO
David Martins

 

TÍMPANOS
João Victor Figueiredo

 

PERCUSSÃO
Lucas Freire
Djair Roberto
Adriano
Elvin Linhares Medeiros de Oliveira

 

Helinho Medeiros

Natural de João Pessoa-PB, é sanfoneiro, pianista, compositor e arranjador. É professor de Acordeom da Universidade Federal da Paraíba, lotado no Departamento de Música, onde também concluiu o curso de bacharelado em piano. Já participou como instrumentista da gravação de mais de 60 títulos, entre CDs e DVDs de autores do cenário local e nacional. Durante sua carreira, tem se dedicado à direção musical, produção de arranjos e atuação como sanfoneiro e pianista com vários grupos e artistas, excursionando pela América latina, Caribe, Europa e África. Já tocou com nomes como Léo Gandelman, Nailor Azevedo (Proveta), Arthur Maia, Toninho Horta, Pedro Osmar, Paulo Ró, Adeildo Vieira, João Linhares, Milton Dornelas, Renata Arruda, entre outros. Também atuou como músico convidado nos concertos da Orquestra Sinfônica da Paraíba com os artistas Fafá de Belém, Arnaldo Antunes, Ângela Rô Rô e Genival Lacerda. Atualmente integra a banda do Cantor e Compositor Chico César.

 

 

 

 

 

 

Vanessa Rodrigues

Iniciou seus estudos aos 11 anos de idade na Escola de Música Anthenor Navarro (EMAN). No mesmo ano, ingressou na Orquestra Infantil do Estado da Paraíba, permanecendo até 2002. Em 2001, iniciou o curso de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ano em que foi admitida também na Camerata Izabel Burity, regida pela professora Norma Romano.

Participou do Festival Eleazar de Carvalho (Fortaleza-CE) em 2004, onde teve aulas com a flautista Milena Péric (EUA) e o regente Sandoval Moreno. Em 2005, participou do Festival Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (CIVEBRA), onde teve aulas com os flautistas Marcelo Barboza e Sérgio Barrenechea. EM 2005, ingressou na Orquestra Sinfônica Jovem do Estado da Paraíba e na Orquestra Juvenil da UFPB, em 2006.

Em 2008, iniciou trabalho como professora de flauta doce no P.E.T.I (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e no ano seguinte na Escola de artes do Núcleo de Cultura, ambos na cidade do Conde/PB. É membro voluntário da Associação Paraibana de Autismo, onde, desde setembro de 2012, ingressou como professora na Escola de Música Juliana Mendonça, ministrando aulas de Flauta Transversal, flauta doce, teoria/iniciação musical e atende a portadores de TEA (Transtorno do Espectro Autista). Cursa o penúltimo período do bacharelado em música com habilitação em flauta transversal na UFPB.

 

 

 

 

 

Antonio Spaccarotella

Nascido em Cetraro (Consenza – Itália), iniciou seus estudos no acordeom com treze anos. É reconhecido mundialmente por seu talento e versatilidade musical. Devido a sua técnica incomparável e aperfeiçoamento contínuo em diversos países é respeitado e destaca-se no cenário internacional de música clássica e jazzística. Formou-se em Jazz (para acordeom) no conservatório de música G. BRAGA de Teramo (TI), com o Professor Renzo Ruggeri. Posteriormente, estudou História do Jazz e Arranjo Contemporâneo. Especializou-se em seminários e masterclasses de Acordeom nos gêneros: Clássico, Moderno e Jazz com Zubitsky Vladimir (Rússia), Luciano Biondini (Itália), Claudio Jacomucci (Itália), Frederic Lábios (Rússia), Marrocos Frank (EUA), Frederic Deschamps (França), Väyrynen Mika (Finlândia), Nicola Pisani (Itália), Mark Tumbas (Grécia). Em outubro de 2008, foi vencedor do Festival de Castelfidardo – categoria Varieté , considerado um dos mais importantes concursos de acordeom internacional. Atualmente integra vários projetos de arte na Itália, passando por diversos países. Em 2012 foi convidado pela UFPB para iniciar uma grande parceria com a turma de acordeom do curso de música, inserindo seu novo projeto criado em fevereiro de 2013, “Accordion Advance – Projeto de Formação Internacional (Itália – Brasil)”.

 

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe