Categorias: Cultura

Concerto marca reabertura do Memorial Severino Cabral

PUBLICIDADE

 Um concerto musical e o lançamento de folder, com o título “O reencontro com o passado na reconstrução da memória”, registrando parte do acervo do ex-prefeito Severino Cabral, marcou no final da tarde desta quarta-feira (30), a reabertura do memorial que leva o seu nome, na Rua Getúlio Vargas.

Na ocasião, o ex-governador Milton Cabral, filho de Seu Cabral, foi homenageado com um diploma com as máscaras do teatro, uma obra de arte confeccionada pelo artesão João Avelino.

O recital foi aberto pelos irmãos Rafael e Pedro Serey, de sete e de 11 anos, respectivamente, que executaram a obra Heart and Soul (Coração e Alma), sob os aplausos de personalidades da cultura, entre os quais escritores, poetas, artistas e amantes da arte.

Participaram ainda do concerto o professor e maestro José Cláudio e o Quinteto Um Toque de Classe, sob a regência do professor Joelson Miguel, que executou um repertório de clássicos de grandes nomes da música brasileira e internacional.

A professora Eneida Maracajá, presidente do Solidarium – Instituto de Arte, Cultura e Cidadania, órgão responsável pela administração do Memorial, desatacou a importância da preservação da história do grande líder, afirmando “que Severino Cabral foi um homem simples, porém muito respeitado e amado”.

Ela agradeceu o apoio do prefeito Romero Rodrigues, que se mostrou bastante sensível à solicitação da família Cabral, para manter aquele espaço que representa parte importante da história de Campina Grande.

“Um Memorial é um lugar sagrado. Na Casa Memorial Severino Cabral, podemos encontrar pedaços da história de Campina Grande, relacionadas às décadas de 50 e 60, voltados à vida e gestão do ex-prefeito Severino Cabral, vivenciadas junto ao povo e grandes personalidade”, relembrou a professora.

O casarão, construído na década de 1940, abriga documentos, fotografias, publicações, objetos valiosos e de estimação e móveis em estilo colonial, que representam a verdadeira memória de Seu Cabral. O Memorial está aberto à visitação pública às terças e sextas-feiras, das 9h às 12h e, e às quartas e quintas-feiras, das 14h às 17h.

Sob a gestão administrativo-cultural do Solidarium, em parceria com a Prefeitura de Campina Grande, a Casa Memorial passa a funcionar como pólo cultural, com atividades comprometidas com as artes e a inclusão social.

Além de concertos e outras ações, a Casa vai oferecer cursos e oficinas, com a produção de livros, teatro para jovens, violino e pedagogia da criatividade.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sobe para 20 número de açudes sangrando na Paraíba; outros 80 estão em monitoramento pela Aesa

Atualmente, 20 açudes na Paraíba estão sangrando devido às fortes chuvas que atingiram o estado…

17 de maio de 2024

Vídeo: Moradores de Patos lançam campanha denunciando a existência de muitos buracos nas ruas da cidade

Por meio das redes sociais, moradores da cidade de Patos, estão divulgando uma campanha para…

17 de maio de 2024

João Azevêdo inaugura pavimentação de estradas em Arara, Serraria e Pilões

O governador João Azevêdo esteve, nesta sexta-feira (17), nos municípios de Arara, Serraria e Pilões,…

17 de maio de 2024

MPT-PB destina R$ 571 mil para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) destinou R$ 571.934,92 (quinhentos e setenta e um mil,…

17 de maio de 2024

Seinfra-JP alerta população para evitar jogar lixo nas ruas e evitar alagamentos

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), intensificou nos últimos dias…

17 de maio de 2024

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

O Santander Brasil, em parceria com a Academia de Finanças Rafael Toro, oferece 3 mil…

17 de maio de 2024