Em sua sétima edição, festival promovido pelo BNB reúne 18 concertos musicais só na Paraiba
João Pessoa, 17 de maio de 2012 – Apostando na diversidade que é a música instrumental, os Centros Culturais Banco do Nordeste em Fortaleza, Juazeiro do Norte (CE) e Sousa (PB) promovem a sétima edição do Festival com circulação de músicos e grupos dos nove estados nordestino, além de representantes do Distrito Federal, São Paulo e do país vizinho, a Argentina.
Segundo Jofran di Carvalho, curador do Festival aqui na Paraíba, o evento de 2012 está mais ousado, pois aposta também na diversidade de sons e dos instrumentos que serão utilizados nos concertos. “Materiais que anteriormente eram considerados lixo, a exemplo de garrafas PET, vidros e latas, agora compõem orquestras e grupos de percussão, encantando platéias”, explica. Entre os grupos, o curador cita como exemplo a orquestra Lixônica, de Alagoas.
Além dos materiais recicláveis, outro destaque será para a sanfona. Em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, o concerto de abertura do festival será com a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, da Paraíba.
Nos três Centros Culturais Banco do Nordeste, a sétima edição do Festival da Música Instrumental trará ao todo 55 concertos musicais, oito passagens de som abertas (momento em que o público interage com os instrumentistas e descobre detalhes da apresentação, técnicas utilizadas ou particularidades dos instrumentos), além de oficinas de formação, debates e à disposição dos usuários, um acervo especial sobre o tema, nas bibliotecas de cada espaço.
Serviço:
VII Festival da Música Instrumental
Onde: Centro Cultural Banco do Nordeste – Sousa
Quando: 16 a 26 de maio
Assessoria
A polícia investiga o assassinato de um homem, de 31 anos a tiros na noite…
A Polícia Militar frustrou novos crimes em Bayeux, ao desarticular um grupo criminoso que estava…
Com o aumento das temperaturas e pancadas de chuva têm elevado os registros de acidentes…
Uma tragédia no começo sa semana. Duas casas, cada uma com dois pavimentos, desabaram na…
Em uma noite histórica para a música brasileira, os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia eternizaram seus nomes na…
O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma os trabalhos nesta segunda-feira (02)) tendo uma série de…