Categorias: Cultura

Começa hoje festa da padroeira de Campina Grande

PUBLICIDADE

 Começou na noite desta quarta-feira (29), as festividades da padroeira de Campina Grande, Nossa Senhora da Conceição. Além das celebrações religiosas com missas e novenários, a programação cultural conta com shows musicais. Na abertura do evento o cantor Luan e Forro Estilizado se apresentou ao lado da catedral na Avenida Floriano Peixoto, no Centro. Outros artistas como Sussa de Monteiro, Capilé, Alexandre Tam e Eloísa Olinto também estão na programação. Serão oito dias de uma intensa programação, que vai mobilizar paróquias de toda Diocese.

A festa  prossegue até o dia 8 de dezembro, quando é comemorado o Dia de Nossa Senhora da Conceição.

“Convido os fiéis todos, as pastorais, os grupos, os movimentos e serviços, as diversas representações de nossa comunidade para juntos elevarmos o louvor a Deus, inspirados na doçura de Maria, nossa Mãe”, diz o Padre Luciano Guedes da Silva, pároco da Catedral, em carta divulgada à comunidade católica campinense.

Ele lembrou que, este ano, durante a festa, os católicos de Campina Grande vão receber o seu novo Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que chegará à cidade no dia 02 de dezembro. “Rezemos por sua missão apostólica entre nós, para que seja muito feliz o seu episcopado nesta Serra da Borborema, edificando a Igreja de Deus, e sendo para este rebanho um bom pastor”, afirmou Pe Luciano.

Ainda de acordo com o pároco da Catedral, a Festa da Padroeira será um grande momento para os fiéis católicos, diante da graça de celebrar os exemplos da Mãe de Deus e Mãe da Igreja. O tema da festa deste ano é “Imaculada, Maria nos ensina a ser família sagrada”, com o lema “Bendita és tu entre as mulheres” (Lc 1,42a).

A Missa de abertura foi celebrada pelo Aparecido Francisco Camargo, atual administrador diocesano. Nesta quinta-feira (30) ocorreu o 2º novenário. Haverá ofício as 11h30 e missa às 19h com o padre. Evanilson José de Sousa, da Paróquia de Queimadas.

Na sexta-feira (1º) ocorre o 3º novenário. Às 11h30 hevará o ofício de Nossa Senhora e Missa. Já as 19h ocorre a novena seguida de missa com o padre Leonildo Pedro dos Santos, da Paróquia Santíssima Trindade de Campina Grande.

Ainda na programação das festividades da padroeira, no sábado (2), ocorrerá a possa canônica do 8º bispo da diocese de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos. Às 15h ocorre a cerimônia de acolhida do bispo, na Praça da Bandeira, no Centro. Em seguida, às 17h vai acontecer a celebração oficial de posse na catedral.

No domingo (3), 5º dia de novenário, haverá ofício e missa às 11h30 e também novena e missa também às 19h com o Pe. João Paulo Souto Victor, da Paróquia de Esperança. Já na segunda-feira (4), também tem ofício e missa às 11h30 e a noite, a partir das 19h novena e missa celebrada pelo Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, Arcebispo Metropolitano da Paraíba).

Na terça-feira (5). 7º dia no novenário, às 11h30 tem ofício e missa. Já às 19h haverá novena e missa celebrada pelo Pe. Carlos Antônio de Araújo, da Paróquia da Sagrada Família. Na quarta-feira (6) também tem ofício e missa às 11h30 e a novena e missa das 19h será celebrada pelo padre. Luiz Fernandes de Sousa Filho, da Paróquia de N. Sra. de Fátima.

No penúltimo dia da festa, quinta-feira (7), além do ofício e missa às 11h30, haverá novena e missa a partir das 19h celebrada pelo Pe. Josandro de Macedo Félix, da Paróquia de N. Sra. das Graças.
Na sexta-feira (8), dia da padroeira, haverá duas missas na catedral pela manhã. A primeira será a partir das 7h, com o padre. Luciano Guedes da Silva.

O ponto alto das festividades será 0 dia 8 de dezembro. Às10h, acontece a Missa presidida pelo bispo diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos. Já na parte da tarde, a partir das 16h os fiéis vão sair em procissão da Catedral para o Parque do Povo, onde ocorre a Missa de encerramento às 17h celebrada pelo Dom Dulcênio Fontes de Matos.

Os shows da programação cultural acontecem sempre após a missa da 19h, na catedral de Nossa Senhora da Conceição. Para as apresentações foi montado um palco no estacionamento da catedral.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sindicato dos Jornalistas Profissionais da PB manifesta solidariedade a Ulisses Barbosa, vítima de agressão em JP

Na noite de 1º de maio, uma cena de violência foi registrada na Praça da…

4 de maio de 2024

OPINIÃO: Mais uma vez, o discurso necessário de Adriano

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, mais uma vez aproveita uma solenidade…

3 de maio de 2024

Secretário de Educação da PB evita falar em crise e diz que cabe ao Republicanos resolver com governador impasse na pasta

Crise estancada. O secretário da Educação do Governo da Paraíba, Roberto Souza, em entrevista nesta…

3 de maio de 2024

Projeto do ‘Combustível do Futuro’ relatado por Veneziano é apontado como opção consolidada para descarbonização

A aprovação do PL do Combustível do Futuro consolida o biodiesel como um dos principais…

3 de maio de 2024

Bruno diz que reforma administrativa vai continuar e cobra compromisso de auxiliares: “Governar com quem quer ajudar”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), afirmou que novos nomes deverão…

3 de maio de 2024

Receita de JP já concedeu mais 450 isenções tributárias a empresários que desejam investir no Centro

A Secretaria da Receita (Serem) da Prefeitura de João Pessoa já concedeu mais de 450…

3 de maio de 2024