Categorias: Cultura

CMJP abre exposição em homenagem a Napoleão Laureano

PUBLICIDADE

 A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) abre a exposição “Memória de uma vida a serviço do semelhante”, às 16h, nesta quinta-feira (21). O evento marca a celebração do centenário de nascimento do médico Napoleão Laureano, patrono da Casa e idealizador do Hospital Napoleão Laureano, referência no tratamento de câncer no País. Na solenidade será outorgada uma Medalha de Honra ao Mérito e exibido o documentário “Laureano”, produzido pela TV Câmara JP.

 

Cinco painéis com fotos, ilustrações e textos serão expostos para contar a trajetória de Napoleão Laureano, dividida em cinco temáticas. Os visitantes vão observar questões sobre o ambiente familiar de Napoleão; a carreira do médico; sua atuação na política; a luta que empregou na Paraíba e no Brasil para o combate ao câncer; além do percurso para a criação do Hospital Napoleão Laureano e da Fundação Nacional do Câncer.

 

O material foi elaborado pela Secretaria de Comunicação da CMJP, junto ao Centro Cultural da Casa, sob a coordenação da historiadora Irene Fernandes, curadoria de Sueli Santos, além da assessoria de Laudereida Morais e Laura Baracuhy. “O material foi construído a partir de leitura e pesquisa nas atas da CMJP de quando Napoleão foi vereador, de documentos da Fundação Napoleão Laureano, bibliografias, fotos e recortes de jornais”, comentou Irene.

 

A cor vermelha será predominante na exposição devido à memória de vitalidade de Laureano, em sintonia com uma das cores representativas da CMJP. “É uma cor de luta, representando a Casa e a vitalidade presente em toda a vida de Laureano. Todos terão a possibilidade de conhecer um homem e seus ideais, uma pessoa que passou por cima de sua dor para ajudar aos outros, a figura de um cidadão, político e médico. Alguém que lutou contra o preconceito que era imposto aos cancerosos e que mobilizou o Brasil para conseguir o tratamento e diagnóstico da doença”, frisou Irene.

 

CMJP outorga Medalha

Durante a homenagem da CMJP também será outorgado o Diploma de Honra ao Mérito ao diretor-presidente da Fundação Laureano, o médico Antônio Carneiro Arnaud. As comemorações do centenário de Napoleão Laureano tiveram início na segunda-feira (18) e seguem até a sexta-feira (22).

 

“Laureano” vira documentário

 

A TV Câmara JP produziu o documentário “Laureano”, que resgata a vida e a trajetória do patrono da CMJP. A obra tem 35 minutos e representa uma das mais importantes páginas da História recente da Capital devido à influência de Napoleão Laureano em João Pessoa.

O material começou a ser produzido em julho deste ano, com apoio da Secretaria de Comunicação e do Centro Cultural da CMJP.

 

Instituições parceiras e familiares de Laureano disponibilizaram seus acervos, fazendo com que um conjunto de fotos e recortes de jornais ganhassem forma e servissem de trilhos para construir a peça documental.

 

Foram 45 dias de produção, incluindo visita a cidade natal de Napoleão Laureano (Natuba-PB), pesquisa nos acervos pessoais e na Fundação Casa de José Américo, entrevistas com parentes, amigos, historiadores, pessoas que conviveram ou conheceram o homem que fez a diferença na história do combate ao câncer no país.

 

Sobre Napoleão Laureano

Napoleão Rodrigues Laureano nasceu em Natuba, então integrada ao Município de Umbuzeiro, a 22 de agosto de 1914. Em 1943 diplomou-se na faculdade de Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Napoleão Laureano foi o primeiro presidente da CMJP após a redemocratização. Liderou a Casa no período de 1949 a 1951, quando afastou-se do cargo por ter sido acometido de câncer.

 

A sua luta contra a doença contribuiu para a fundação do Hospital do Câncer da Paraíba e para a criação da Fundação Nacional do Câncer, no Rio de Janeiro. Faleceu no dia 31 de maio de 1951, no Rio de Janeiro. Em 24 de fevereiro de 1962, foi inaugurado o Hospital do Câncer Napoleão Laureano, em João Pessoa. A CMJP passou a denominar-se “Casa Napoleão Laureano” em 3 de setembro de 1963.

 

AScom

Últimas notícias

Mulheres são perseguidas e agredidas em via pública no município de Cajazeiras; uma delas foi esfaqueada

duas mulheres foram vítimas de graves agressões supostamente praticadas por homens com os quais mantinham…

19 de fevereiro de 2026

Rei Charles III diz que “lei deve seguir seu curso” após prisão de Andrew

O rei Chales III declarou nesta quinta-feira (19) que “a lei deve seguir seu curso”…

19 de fevereiro de 2026

Wellington Roberto sinaliza interesse pelo PSD na PB: “Kassab tem meu estilo”

O deputado federal Wellington Roberto (PL) afirmou nesta quinta-feira (19) que pretende atuar diretamente na…

19 de fevereiro de 2026

Em reunião com secretários, João Azevêdo adota tom de despedida e repassa bastão do governo a Lucas Ribeiro

O governador da Paraíba, João Azevêdo, realizou nesta quinta-feira (19) uma reunião estratégica no Centro…

19 de fevereiro de 2026

Paraíba é contemplada com novo curso de Enfermagem autorizado pelo MEC

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação…

19 de fevereiro de 2026

Servidores de Bayeux denunciam pressão, falta de reajuste e atraso em convocações

Servidores da Prefeitura de Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa, denunciam clima de medo…

19 de fevereiro de 2026