Categorias: Cultura

Circuito das praças tem dança e teatro

Espetáculos de dança e de teatro, shows musicais, além de performances da cultura popular estão presentes no ‘Circuito Cultural das Praças’ desta sexta-feira (24), em diferentes bairros da Capital. O evento desse final de semana também inclui uma vasta programação no sábado (25). A realização é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

O ‘Circuito Cultural das Praças’ da edição 2011/2012 segue até o mês de março. Nesta versão, foram selecionados, por meio de edital público, 432 apresentações para compor uma temporada de seis meses. O projeto começou em setembro do ano passado. Foram contempladas as áreas de música, cultura popular, artesanato, audiovisual, literatura, artes integradas, teatro, circo e dança. A programação conta ainda com artistas convidados da Sedes.

Ipês – o Urso Folião se apresenta na praça Coriolano Coutinho, a partir das 17h. Em 1992, o grupo surgiu com o objetivo de manter a tradição carnavalesca da cidade de Sapé (PB). Entre os principais foliões e componentes estavam Titonho, Cézar e Regio. Os brincantes têm a tradição de saírem na primeira sexta-feira de Carnaval.

Varadouro – na praça Antenor Navarro, a partir das 22h, a atração é o espetáculo de dança “Caravana”, montado pela Cia Lunay e Caravana Tribal Nordeste. O espetáculo fez, recentemente, uma passagem por Buenos Aires (Argentina). Dirigido pela dançarina Kilma Farias, a performance é desenvolvida no estilo tribal Brasil, que mescla o tribal fusion (dança do ventre com flamenco e indiana) e as danças afrobrasileiras, a exemplo do maracatu, coco, caboclinho e orixás.

Rangel – na praça da Amizade, a partir das 18h, é a vez do espetáculo infantil “O Babau”, realizado por Luiz Marinho, mais conhecido como Luiz do Babau. O artista é natural da cidade de Guarabira e aprendeu a brincadeira artística com seu tio, que também era bonequeiro e trabalhava com personagens de histórias populares. O objetivo era arrancar gargalhadas e entreter a plateia que assistia as cenas.

Bancários – a partir das 19h, a praça da Paz vai receber o Grupo Vital, com o espetáculo de dança contemporânea chamado Vital. A performance foi construída utilizando como base o texto bíblico do livro de Coríntios. Os movimentos foram desenvolvidos por meio de improvisações relacionadas a fatos reais, que se concretizam em um jogo coreográfico, contrapondo muitas vezes os movimentos suaves aos fortes e precisos.

Mangabeira – a Companhia de Dança Pele Flamenca é a atração da praça do Coqueiral, em Mangabeira, às 19h. Ela é formada pelas bailarinas Beatriz Betcher, Leonor Santos, Lory Morais e Micheline Freitas. Juntas, prometem apresentar uma performance com variados ritmos flamencos. No espetáculo, as bailarinas são acompanhadas pelos instrumentistas Cyran Costa (guitarra e cante), Thallyana Barbosa (flauta) e João Victor Figueiredo (percussão).

Tambaú – a Tribo Tupy Guanabara se apresenta a partir das 19h, na Feirinha de Tambaú. Fundada em 2008, no município Santa Rita, a agremiação faz parte dos grupos que desfilam no Carnaval Tradição, em João Pessoa. As tribos de índio do Carnaval de João Pessoa existem desde o início do século passado. Em comum, elas têm a encenação dramática chamada “matança”, na qual os espiões dizimam toda a tribo.

Manaíra – Fernando Sombra e Banda está na programação da praça do Skate, a partir das 19h. Ele é um dos mais experientes e criativos guitarristas do Estado. Músico há mais de três anos, também já atuou em outras capitais nordestinas, além de João Pessoa. Para esta sexta-feira, o artista promete um repertório amplo, abrangendo MPB, forró, lambada, rock e diversos outros estilos, em uma performance instrumental.

Cidade Verde – na praça Encanto Verde, a partir das 19h, no conjunto Cidade Verde, está programado o Cavalo Marinho Infantil do Mestre João do Boi. O grupo foi criado em 1967, no Bairro dos Novais, constando inclusive em registro do folclorista Câmara Cascudo. A brincadeira do cavalo marinho representa um auto da morte do boi, onde as crianças dançam ao som de banjo, triângulo, reco reco e pandeiro e se apresentam figuras como o Mateus, o Birico, a Catirina, a Margarida, a burra, o urubu, o bode e o boi.

Convidados da Sedes – além dos selecionados em edital para o ‘Circuito Cultural das Praças’, a Sedes vai levar mais uma atração à praça da Paz, nos Bancários, nesta sexta-feira. Trata-se do paraibano Valmir Sou, finalista do Gospel Fest 2011. O cantor mistura soul, funk e pop. Recentemente, lançou seu primeiro álbum, cujo single “Festejar” está tocando em mais de 100 cidades pelo Brasil.

Confira a programação completa deste final de semana:

Sexta-feira (10/02)

– Bairro dos Ipês (praça Coriolano Coutinho) – 17h

Urso Folião (cultura popular)

– Varadouro (praça Antenor Navarro) – 22h

“Caravana” (dança)

– Rangel (praça da Amizade) – 18h

“O Babau” (cultura popular)

– Bancários (praça da Paz) – 19h

Dança contemporânea “Vital” (dança)

Convidado da Sedes: Valmir Soul

– Mangabeira (praça Coqueiral) – 19h

Companhia de Dança Pele Flamenca (dança)

– Tambaú (Feirinha de Tambaú) – 19h

Tribo Tupy Guanabara (cultura popular)

– Manaíra (praça do Skate) – 19h

Fernando Sombra e Banda (música)

– Cidade Verde (praça Encanto Verde/ Anfiteatro João Balula) – 19h

Cavalo Marinho Infantil do Mestre João do Boi

Sábado (11/02)

– Castelo Branco (praça da Cultura) – 19h

Tony Rodrigues (artes integradas)

– Manaíra (praça Alcides Carneiro) – 17h

Foco – Companhia de Dança

– Bessa (praça do Caju) – 19h

“Abra a Mala e solte o Riso” (teatro)

Convidado da Sedes: Andrisley Kelly (MPB)

– Padre Zé (praça da Conquista) – 19h

“Ser Brasileiro” (dança)

Convidado da Sedes: grupo de hip hop Família. Z.O

– Funcionários I (praça Lauro Wanderley) – 19h

“A Saga da Luz” (teatro)

– Jaguaribe (praça Aquiles Leal) – 19h

Trupe Arlequim de Circo e Teatro

– Funcionários II (praça Bela) – 19h

Penha Cirandeira (cultura popular)

– Valentina (praça Soares Madruga) – 19h

Caiana dos Crioulos (cultura popular)

– Alto do Mateus – 17h

Cambindas Brilhantes de Lucena (cultura popular)

– Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes (raça da Esperança) – 19h Cavalo Marinho de Bayeux (cultura popular)

Últimas notícias

Ponte do Futuro – Arco Metropolitano

O gestor público que trabalha com seriedade e presta serviços essenciais ao seu povo não…

10 de fevereiro de 2026

Nabor Wanderley reforça fala de Daniella Ribeiro e diz que escolha de vice deve ficar mais para frente

O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado, Nabor Wanderley (Republicanos), sinalizou que está em…

10 de fevereiro de 2026

João Azevêdo dá prioridade à gestão e reduz presença em agendas no interior da Paraíba; aliado vê tática como estratégia

Aliados do governador João Azevêdo (PSB) têm sentido a ausência do chefe do Executivo estadual…

10 de fevereiro de 2026

Inácio confirma vice de Lucas no radar da Federação e projeta bloco elegendo até 3 federais e 5 estaduais em 2026 na PB

O pré-candidato a deputado estadual Inácio Falcão, em entrevista a imprensa nesta terça-feira (10), projetou…

10 de fevereiro de 2026

Vereador cumpre promessa e protocola pedido de CPI para investigar Cagepa na CMJP

O vereador de João Pessoa, Ícaro Chaves (Podemos), protocolou um pedido de abertura de uma…

10 de fevereiro de 2026

“Não há pressa”, defende Daniella Ribeiro sobre definição para escolha do vice na chapa governista

A senadora Daniella Ribeiro (PP), mãe do vice-governador e pré-candidato do Governo do Estado, Lucas…

10 de fevereiro de 2026