Categorias: Cultura

Cerca de 30 mil pessoas são esperadas em Caminhada Penitencial da diocese de CG

PUBLICIDADE

Fé, penitência e amor. Em clima de oração, e penitência, cerca de 30 mil pessoas deverão participar da 16ª Caminhada Penitencial, que será realizada neste domingo (06) na Diocese de Campina Grande. A Caminhada Penitencial, que acontece sempre no 5º domingo da Quaresma, antes do Domingo de Ramos, tem como objetivo levar os cristãos a refletirem sobre a necessidade da conversão, bem como, aprofundar suas orações preparando-se assim para a Páscoa.

Com o percurso de aproximadamente 8km, a Caminhada reuniu cerca de 10 mil pessoas que saíram da Catedral de Nossa Senhora da Conceição até o Convento Santo Antônio, em Ipuarana, Lagoa Seca.

A exemplo de anos anteriores, às 5h30 da manhã foi celebrada a Santa Missa, na Catedral. Em seguida, a Caminhada seguirá o seu percurso tradicional pela Avenida Floriano Peixoto, Praça do Viaduto, Avenida Manoel Tavares e BR 104 até chegar à imagem da Virgem dos Pobres, que é a entrada para o Convento Ipuarana, já em Lagoa Seca. Na chegada ao Convento Ipuarana, em Lagoa Seca, o Bispo Diocesano, Dom Manoel Delson, conduzirá um momento celebrativo, encerrando a programação.

No percurso, é comum presenciar pessoas descalças, rezando o terço, pessoas com deficiência e até crianças. “Tudo isto é a demonstração de fé do povo. Eles pagam promessas para agradecer graças alcançadas ou fazer pedidos especiais. As pessoas se emocionam porque sentem a grandeza do amor de Deus e sabem que ali estão fazendo apenas um pequeno sacrifício”, explica Dom Manoel Delson, bispo de Campina Grande.

O bispo Dom Manoel Delson, explicou que o objetivo da Caminhada é a conversão das pessoas.“Quem aumenta as orações no período da quaresma, o faz porque quer combater os males espirituais, combater os pecados, quer mudar de vida. Não há sentido sair de casa para caminhar se o objetivo não for a oração, para buscar a conversão”, observou o religioso.

Para o Pe. Márcio Henrique, Vigário Geral e organizador da Caminhada, este é um dos momentos mais fortes da vivência da quaresma. “O povo se reúne e vem participar deste momento numa forma de intensificar a sua vivência quaresmal. Até quem não aproveitou a quaresma para buscar uma rotina de orações e sacrifícios, vem participar da caminhada, buscando a misericórdia e a graça Divinas”, diz o padre.

A Caminhada Penitencial tem um percurso de, aproximadamente, 4 horas e conta com pontos de apoio para distribuição de água, assistência médica, carro de apoio e trio elétrico para o grupo de animação e oração e cantos.

A diocese também solicitou o apoio da STTP, Polícia Rodoviária Federal, CPTRAN e Exército que contribuirão com o andamento seguro da Caminhada Penitencial.

Severino Lopes

PBAgora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jovem é morto a tiros após sair de oficina no bairro do Bessa, em João Pessoa

Na noite desse sábado (15), um jovem de 23 anos foi morto a tiros no…

16 de junho de 2024

VIOLÊNCIA: homem é morto com cerca de 10 tiros após perseguição em Bayeux, na Grande João Pessoa

Neste domingo (16), um homem foi assassinado na cidade de Bayeux, na Região Metropolitana de…

16 de junho de 2024

200 casos de violência política de gênero são acompanhados pelo MPF; Justiça Eleitoral retoma nesta segunda 1ª ação da Paraíba

O Grupo de Trabalho de Prevenção e Combate à Violência Política de Gênero do Ministério…

16 de junho de 2024

Vereador de cidade paraibana fica ferido em acidente que envolveu dois veículos na BR-412

Nesse sábado (15), um vereador da cidade de Sumé conhecido como "Sabugo" ficou ferido em…

16 de junho de 2024

Campina Grande inicia semana com 114 oportunidades de emprego; confira

O Sine Municipal oferece, neste início de semana, 114 oportunidades por meio do cadastro do…

16 de junho de 2024

Suspeito de tráfico de drogas é preso durante ação policial em Jacaraú

Policiais da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar prenderam, na noite desse sábado (15), um…

16 de junho de 2024