Categorias: Cultura

Centro Histórico de João Pessoa oferece atrações culturais no feriadão de Páscoa e Tiradentes

As atrações culturais do Centro Histórico de João Pessoa são opções de passeios gratuitos neste feriadão de Semana Santa e Tiradentes para quem busca conhecer a beleza, arte e a história da terceira cidade mais antiga do Brasil que se destaca como um destino turístico que vai além de suas praias paradisíacas.

O Centro Histórico de João Pessoa é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e preserva construções dos séculos 17 e 18 como a Casa da Pólvora, o Hotel Globo em 1929 e o Casarão 34, que além da beleza arquitetônica e histórica, estão com exposições de artistas paraibanos.

Casa da Pólvora – A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) abriu recentemente na Casa da Pólvora, a exposição ‘Sacras – O Sagrado em Cerâmica’, que integra a programação da Prefeitura para a Semana Santa. A exposição conta com 16 obras sacras que retratam a fé e a devoção popular. As peças são feitas em barro, modeladas à mão, queimadas a lenha, produzidas exclusivamente para essa exposição e estão à disposição para a venda. As obras são dos artistas plásticos Jonas Nogueira e Leila Lima, ceramistas que trabalham com peças sacras em barro há mais de 18 anos, levando sua arte para todas as regiões da Paraíba e para diversas partes do Brasil.

Além da exposição, os visitantes podem observar com atenção o monumento histórico, símbolo da colonização portuguesa denominada Casa da Pólvora e dos Armamentos. A construção, no alto da ladeira de São Francisco, com início no ano de 1704, serviu como depósito de pólvora e armamentos e de ponto de observação para o Porto do Capim, desempenhando papel estratégico na defesa da cidade durante o período colonial.

Com traços arquitetônicos seiscentistas, a Casa da Pólvora é o único remanescente dos três depósitos de pólvora construídos na cidade na época. Posteriormente, foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1938, passou por uma restauração e atualmente abriga o Museu Fotográfico Walfredo Rodrigues, além de sediar eventos culturais e exposições artísticas integrando-se ao circuito cultural da cidade. Sua localização privilegiada oferece uma vista panorâmica do estuário do Rio Paraíba e a contemplação de um belo pôr do sol.

Hotel Globo – O espaço está com a exposição coletiva (Des)construções, que reúne 25 obras dos artistas participantes da edição 2024 da Residência Artística (R)Existo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A exposição faz parte das atividades de promoção de artes visuais e valorização dos novos artistas da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Estão expostas obras em tela, desenhos, videoarte, instalações, bordados, objetos, entre outros. O Hotel Globo é localizado no Largo de São Frei Pedro Gonçalves, no bairro Varadouro, no Centro Histórico.

Construído em 1929, o Hotel hospedou a alta sociedade – políticos, ricos e famosos, sendo palco de acontecimentos históricos da Paraíba. O Hotel Globo faz parte do conjunto arquitetônico do Largo da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves. Atualmente, o edifício funciona como um centro cultural, com apresentações artísticas, exposições e lançamentos de livros, além de dispor de uma vista magnífica do pôr-do-sol no Rio Sanhauá a partir do seu jardim. Em 1980 foi tombado pelo Iphaep devido ao seu valor histórico, sua arquitetura dotada de traços característicos da primeira metade do século XX.

Celeiro – Na visita ao Hotel Globo, os turistas e residentes da Capital podem conhecer as peças expostas no Celeiro Espaço Criativo, que funciona, temporariamente, nas dependências do Hotel. A exposição conta com obras de aproximadamente 70 artistas da Paraíba, que podem ser adquiridas no local, confeccionadas em madeira, couro, metal, cerâmica, fibras, tecelagem, entre outras tipologias. O espaço de incentivo a arte é mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

Casarão 34 – Em meio às construções do Centro Histórico de João Pessoa, a Galeria Casarão 34 se destaca como um espaço onde a arte e memória da cidade se encontram. Erguido em 1918 na Praça Dom Adauto, o prédio, pertencente à Arquidiocese da Paraíba, preserva traços marcantes do estilo neoclássico, com elementos arquitetônicos que remetem ao passado colonial da cidade. Atualmente o casarão está sob a gestão da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e abriga exposições artísticas diversas e é palco das mostras do Salão Municipal de Artes Plásticas (Samap), um dos eventos mais aguardados do calendário cultural da Capital.

Neste feriadão, os visitantes podem ver no Casarão a exposição ‘Linha Motriz’, da artista visual Louise Gusmão, que trabalha com a linguagem da arte têxtil, e é vencedora do prêmio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A exposição é resultado do processo de Pesquisa no Mestrado em Artes Visuais, pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPB/UFPE (2023).

Paixão de Cristo – Para quem estiver fazendo o tour cultural pelo Centro Histórico da capital pode aproveitar para assistir a edição 2025 do espetáculo ‘Paixão de Cristo – Divino Redentor’, promovido pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), nos dias 17 a 19 de abril, no adro do Centro Cultural São Francisco. Este ano, os artistas que interpretam os papéis de Jesus e Maria são o ator Samuel de Assis e a atriz paraibana Mayana Neiva.

Sabadinho Bom – Outra boa opção para quem está no Centro Histórico é o Sabadinho Bom, que acontece sempre a partir das 12h30 na Praça Rio Branco, aberto ao público de todas as idades. O evento, que já ganhou espaço na programação cultural da cidade com o melhor do samba e do chorinho, traz neste sábado (19) com o show do grupo Choramigo. O Sabadinho Bom é um projeto cultural da Prefeitura de João Pessoa que se consolidou como um espaço para a divulgação e valorização da cultura local e das novas gerações.

PB Agora

Últimas notícias

Cicinho quebra silêncio sobre acusações contra João Lima e diz que colaborará com apuração das denúncias contra o filho

O cantor, compositor e suplente de estadual da Paraíba, Cicinho Lima, divulgou uma nota oficial…

26 de janeiro de 2026

Homem de 40 anos é morto a facadas na cidade de Guarabira

Um homem de 40 anos foi morto com golpes de faca na noite desse domingo…

26 de janeiro de 2026

Inmet emite alerta de chuvas intensas e ventos fortes para toda a Paraíba nesta segunda-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta segunda-feira (26) prevendo chuvas intensas…

26 de janeiro de 2026

Quatro pessoas seguem internadas após raio atingir ato pró-Bolsonaro em Brasília

Ao menos quatro pessoas permanecem internadas em observação no Hospital de Base do Distrito Federal…

26 de janeiro de 2026

IML confirma que feto encontrado em JP morreu de forma intrauterina

O Instituto de Medicina Legal (IML) de João Pessoa divulgou, nesta segunda-feira (26), informações sobre…

26 de janeiro de 2026

Fundação Campeões do Amanhã segue com inscrições abertas para três modalidades

Das oito modalidades oferecidas gratuitamente pela Fundação Campeões do Amanhã, da Prefeitura de João Pessoa,…

26 de janeiro de 2026