Categorias: Cultura

Censurada na Ditadura “Severina Xique Xique’” imortalizada na voz de Genival Lacerda completa 50 anos

PUBLICIDADE

Um Clássico da música nordestina. Uma letra irreverente. Sucesso na época e que atravessa décadas. Quem não conhece Severina Xique Xique?”, composição de João Gonçalves e imortalizada na voz  de Genival Lacerda.

A música cantada  marcou gerações e se tornou a mais conhecida por sua letra irreverente, está completando 50 anos de gravação.

Composta por João Gonçalves, “Severina Xique Xique” foi o maior sucesso da carreira de seu Vavá como era conhecido  Genival Lacerda e até hoje é reconhecida nacionalmente como um dos grandes hinos da música nordestina. Foi com ela que Genival viajou pelo Brasil e ficou conhecido pela musicalidade e irreverência de seu trabalho.

Nos anos de chumbo, durante a ditadura militar, a Música Popular Brasileira sofreu enorme pressão da Censura. No Ceará, a música ‘Severina Xique Xique’ foi censurada.

Sucesso

A música  já era sucesso junto ao público nordestino quando o departamento regional da Polícia Federal do Ceará encaminhou a letra ao diretor da Divisão de Censura de Brasília.

Segundo João Lacerda, filho de Genival, o compositor João Gonçalves apresentou a letra de “Severina Xique Xique” ao amigo e cantor Genival Lacerda em uma tarde de domingo, em meados de 1974. João Gonçalves teria dito a Genival que já tinha mostrado a canção a Marinês e a outros artistas, que não quiseram gravá-la.

A canção foi oficialmente gravada no ano de 1975 pela gravadora Copacabana. Com o sucesso da música, Genival Lacerda conseguiu alçar voos cada vez maiores. Financeiramente, inclusive, foi com “Severina” que o artista paraibano conseguiu comprar a casa própria e oferecer mais conforto a família, segundo o próprio filho.

Das mais de 40 regravações da música composta por João Gonçalves, várias seguem o mesmo ritmo da gravação original na voz de Genival Lacerda: o forró. Entre elas, a do cantor e sanfoneiro cearense Waldonys, que era amigo de “Seu Vavá”, como carinhosamente Genival Lacerda também era chamado.

A canção também foi regravada em muitos outros gêneros musicais, inclusive por Nando Reis, um dos grandes nomes do pop rock brasileiros, que escolheu a canção para compor o álbum “Bailão do Ruivão”, de 2009.

50 anos depois da gravação oficial da música que marcou a carreira de Genival Lacerda e a história da família dele e de tantas gerações, o também músico e filho do artista, João Lacerda, ressalta que a canção segue sendo ouvida e celebrada por “qualquer canto do Brasil”.

A famosa “Severina Xique Xique” pode ter sido apenas um personagem do compositor. Segundo João Lacerda, Genival não chegou a dizer se Severina era apenas um personagem criado por João Gonçalves ou se realmente existiu.

Severino Lopes

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Servidores estaduais terão três dias de ponto facultativo neste final de ano; confira quais

As repartições públicas estaduais da Administração Direta e Indireta do Governo da Paraíba terão ponto…

22 de dezembro de 2025

Disque-Denúncia 197 ajuda Polícia a resgatar cavalo vítima de maus-tratos em CG

A Polícia Civil da Paraíba localizou o cavalo que quase provocou um acidente no último…

22 de dezembro de 2025

CMJP define Comissão de Recesso para período legislativo

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) terá seus trabalhos acompanhados por uma Comissão de…

22 de dezembro de 2025

Wilson prevê consequências para Leitão após anúncio de apoio à pré-candidatura de Cícero

O secretário de Educação da Paraíba e deputado estadual licenciado, Wilson Filho (Republicanos), avaliou que…

22 de dezembro de 2025

Mersinho Lucena prioriza reeleição à Câmara Federal, mas mantém prefeitura de Cabedelo no radar político

O deputado federal Messinho Lucena afirmou, em entrevista nesta segunda-feira (22), que sua prioridade no…

22 de dezembro de 2025

Cícero sinaliza apoio a aliado de Vitor Hugo na eleição de Cabedelo, mas pondera: “É preciso ouvir a população”

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Cícero Lucena (PP), deu…

22 de dezembro de 2025