A Paraíba o tempo todo  |

Censurada na Ditadura “Severina Xique Xique’” imortalizada na voz de Genival Lacerda completa 50 anos

Foto: Arquivo Pessoal/João Lacerda

Um Clássico da música nordestina. Uma letra irreverente. Sucesso na época e que atravessa décadas. Quem não conhece Severina Xique Xique?”, composição de João Gonçalves e imortalizada na voz  de Genival Lacerda.

A música cantada  marcou gerações e se tornou a mais conhecida por sua letra irreverente, está completando 50 anos de gravação.

Composta por João Gonçalves, “Severina Xique Xique” foi o maior sucesso da carreira de seu Vavá como era conhecido  Genival Lacerda e até hoje é reconhecida nacionalmente como um dos grandes hinos da música nordestina. Foi com ela que Genival viajou pelo Brasil e ficou conhecido pela musicalidade e irreverência de seu trabalho.

Nos anos de chumbo, durante a ditadura militar, a Música Popular Brasileira sofreu enorme pressão da Censura. No Ceará, a música ‘Severina Xique Xique’ foi censurada.

Sucesso

A música  já era sucesso junto ao público nordestino quando o departamento regional da Polícia Federal do Ceará encaminhou a letra ao diretor da Divisão de Censura de Brasília.

Segundo João Lacerda, filho de Genival, o compositor João Gonçalves apresentou a letra de “Severina Xique Xique” ao amigo e cantor Genival Lacerda em uma tarde de domingo, em meados de 1974. João Gonçalves teria dito a Genival que já tinha mostrado a canção a Marinês e a outros artistas, que não quiseram gravá-la.

A canção foi oficialmente gravada no ano de 1975 pela gravadora Copacabana. Com o sucesso da música, Genival Lacerda conseguiu alçar voos cada vez maiores. Financeiramente, inclusive, foi com “Severina” que o artista paraibano conseguiu comprar a casa própria e oferecer mais conforto a família, segundo o próprio filho.

Das mais de 40 regravações da música composta por João Gonçalves, várias seguem o mesmo ritmo da gravação original na voz de Genival Lacerda: o forró. Entre elas, a do cantor e sanfoneiro cearense Waldonys, que era amigo de “Seu Vavá”, como carinhosamente Genival Lacerda também era chamado.

A canção também foi regravada em muitos outros gêneros musicais, inclusive por Nando Reis, um dos grandes nomes do pop rock brasileiros, que escolheu a canção para compor o álbum “Bailão do Ruivão”, de 2009.

50 anos depois da gravação oficial da música que marcou a carreira de Genival Lacerda e a história da família dele e de tantas gerações, o também músico e filho do artista, João Lacerda, ressalta que a canção segue sendo ouvida e celebrada por “qualquer canto do Brasil”.

A famosa “Severina Xique Xique” pode ter sido apenas um personagem do compositor. Segundo João Lacerda, Genival não chegou a dizer se Severina era apenas um personagem criado por João Gonçalves ou se realmente existiu.

Severino Lopes

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe