Categorias: Cultura

Católicos celebram nesta Quinta-feira a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio

PUBLICIDADE

A Igreja Católica inicia nesta Quinta-Feira (17) com a Missa do Lava Pés e da Ceia do Senhor, o Tríduo Pascal. Para os católicos, a Celebração marca a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio.

Em João Pessoa, duas Missas serão celebradas na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, presididas por Dom Manoel Delson . Às 9h acontece a missa dos Santos Óleos, enquanto que  às 17h será a missa do Lava-pés e Ceia do Senhor.

Em Campina Grande, as duas Missas serão celebradas na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, sendo uma às 8h30h e outra às 17h, sob a presidência do bispo diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos.

Na missa dos Santos Óleos acontece a bênção dos óleos usados nos sacramentos (batismo, crisma, ordem e unção dos enfermos) em todo território arquidiocesano até o próximo ano. Nesta celebração também acontece a renovação das promessas sacerdotais. Ela conta com a presença de todos os sacerdotes e diáconos diante do arcebispo.

Já o Lava-pés, é um ritual litúrgico realizado, durante a celebração da Quinta-feira Santa, quando se recorda a última ceia do Senhor. Jesus, ao lavar os pés dos discípulos, quer demonstrar Seu amor por cada um e mostrar a todos que a humildade e o serviço são o centro da mensagem de amor de Jesus.

Conforme enfatiza documento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o rito do lava-pés consiste em um gesto litúrgico que repete o mesmo gesto de Jesus.

Com a Santa Missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde ou na noite da Quinta-feira Santa, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e faz memória da Última Ceia, quando Jesus, na noite em que foi traído, ofereceu ao Pai o Seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou aos apóstolos para que os tomassem, mandando-os também oferecer aos seus sucessores.

“E, tomando um pão, havendo dado graças, o partiu e o serviu aos discípulos, recomendando: “Isto é o meu corpo oferecido em favor de vós; fazei isto em memória de mim”. Da mesma maneira, depois de ceiar  pegou o cálice, explicando: “Este cálice significa a nova aliança no meu sangue, derramado por vós”. (Lucas 22, 18,20).

A palavra “Eucaristia” provém de duas palavras gregas “eu-cháris”, que significa “ação de graças”, e designa a presença real e substancial de Jesus Cristo sob as aparências de Pão e Vinho.

O tríduo pascal segue na Sexta-feira Santa com as celebrações da Paixão do Senhor, e é concluído no Sábado de Aleluia com a Vigília Pascal, que para os católicos, marca a aurora de um novo tempo. No Domingo os cristãos celebram a Páscoa, que é a ressurreição de Cristo.

Severino Lopes

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Réveillon: Campina Grande entra em 2026 com noite histórica de emoção e cultura

População lotou Parque Evaldo Cruz e celebrou a chegada de 2026 com arte, alegria, e…

1 de janeiro de 2026

Após repercussão, presidente da Câmara de Bayeux Jays de Nita explica suspensão de concurso: “Instabilidade financeira”

Empossada como nova presidente da Câmara Municipal de Bayeux, a vereadora Jays de Nita usou…

1 de janeiro de 2026

PREÇO JUSTO: em JP, 2026 inicia com ações contra abusos no aluguel de cadeiras e guarda-sóis na Orla

Uma operação envolvendo a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano…

1 de janeiro de 2026

Mega da Virada: Caixa Econômica Federal realiza sorteio de R$ 1,09 bilhão; confira dezenas sorteadas

Após ser adiado pela Caixa Econômica Federal, o sorteio da Mega da Virada será realizado…

1 de janeiro de 2026

Explosão atinge festa em estação de esqui na Suíça, e polícia fala em ‘dezenas de mortos’

Pelo menos 10 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas, a maioria com gravidade,…

1 de janeiro de 2026

PMJP garante atendimento de serviços essenciais no feriadão de Ano Novo

A Prefeitura de João Pessoa garante o funcionamento dos serviços essenciais durante o feriadão de…

1 de janeiro de 2026