Categorias: Cultura

Casa de Machado de Assis pode virar centro cultural

PUBLICIDADE

 Abandonada há decadas, a casa onde teria nascido e vivido na infância o escritor Machado de Assis pode virar um centro cultural. Autora do projeto de lei que pede o tombamento do imóvel na Ladeira do Livramento, Gamboa, a vereadora Laura Carneiro pediu o RGI do localna sexta-feira. Ela acredita que o espaço é público — o que adiantaria o processo de restauração.

Além disso, solicitará audiência pública com o presidente do Instituto Rio Patrimônio da humanidade, Washington Fajardo, para que, na ocasião, o historiador Milton Teixeira apresente as evidências de que lá morou o maior escritor brasileiro.

Conforme O DIA publicou, com exclusividade, no dia 20 de fevereiro, a casa é ocupada por seis famílias carentes. Segundo a vereadora, se o imóvel for público, a saída dos moradores — mediante oferta de realocação ou indenização — será mais fácil. Com isso e o reconhecimento da importância histórica do imóvel, Laura pedirá urgência na votação do projeto.

“Vou pedir a audiência e levar o Milton, para que ele apresente as evidências. Também conversei com o secretário de Cultura, Sérgio Sá Leitão, que ficou animado. Ele acha que se comprovarmos, vai ser um golaço transformar a antiga casa de Machado em centro cultural”, declarou ela, que acredita que o imóvel é público: “Se fosse privado, o dono iria se preocupar em reavê-lo”.

Há quatro décadas no espaço, a catadora de latinha Neuza Rodrigues, 62 anos, está acostumada com curiosos pela casa. Ela e outros moradores afirmam que aceitariam sair de lá, se forem para a Região Central:

“Não vamos para longe. Trabalhamos por aqui e eu, por exemplo, faço tratamento médico aqui do lado”, afirmou. “Não tenho condições de trabalhar, morando longe”, completou outro morador, Paulo Roberto de Souza, 51.

Reportagem do DIA gerou a discussão sobre o tema

O tombamento e a restauração do possível casarão onde Machado de Assis teria nascido ficou mais próximo após as publicações do DIA, denunciando o descaso dos poderes públicos com o patrimônio histórico.

O historiador Milton Teixeira, que relatou a situação, disse que com a primeira publicação do caso foi procurado por diversos órgãos, como a Academia Brasileira de Letras (ABL) e Câmara dos Vereadores.

“A vereadora Laura Carneiro me disse que fez um projeto de lei baseado nas minhas declarações ao DIA. Já a ABL me ligou para expôr minha pesquisa à Casa, embora não tenha fixado data. Com toda essa pressão, vamos conseguir o tombamento. Uma luta que começou com O DIA, não se pode negar”, disse.

Laura espera que, depois da repercussão do caso, o tombamento será mais fácil. “Com a matéria, tive o conhecimento dos fatos revelados por Milton. Nenhum deputado vai se opor a tombar a casa onde viveu Machado. Ela estava abandonada porque ninguém sabia”, declarou Laura.

IG

PUBLICIDADE
Compartilhe
Publicado por
Redação

Últimas notícias

Cícero rebate declarações de João Azevêdo sobre ter errado ao sair da base: “Prefiro estar certo com a vontade do povo”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), rebateu as declarações do governador da Paraíba,…

6 de janeiro de 2026

“Se eu tivesse participado de leilão, com certeza teria ficado do lado deles”, dispara Felipe Leitão após fala do governador

O deputado estadual Felipe Leitão (Republicanos) reagiu nesta terça-feira (6), à fala feita ontem pelo…

6 de janeiro de 2026

41º Salão do Artesanato Paraibano projeta R$ 4,5 milhões em negócios

Consolidado como um dos principais vetores de desenvolvimento econômico, valorização cultural e geração de renda…

6 de janeiro de 2026

Saúde de João Pessoa alerta banhistas sobre acidentes com águas-vivas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) traz um alerta para os banhistas que frequentam o…

6 de janeiro de 2026

Litro da gasolina por ser encontrado por R$ 5,75 na Capital; saiba onde

Pesquisa do Procon-JP constata que a gasolina comum mantém o mesmo menor preço do último…

6 de janeiro de 2026

Pelo menos três deputados já externaram desejo de presidir ALPB se reeleitos em 2026; saiba quem são

A corrida eleitoral para o pleito de 2026 já começou, entretanto, para alguns deputados estaduais…

6 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464