Foto: Arquivo pessoal/ Susanna Lira
No próximo dia 13 de fevereiro, ocorrerá o início das gravações de um documentário sobre o Bloco Cafuçu, um dos mais irreverentes e identitários do carnaval paraibano. A filmagem será conduzida pela cineasta Susanna Lira, que chega à capital acompanhada do diretor de fotografia Rafael Mazza.
O filme mergulha na história, na estética e no espírito libertário do Cafuçu, destacando as pessoas que ajudaram a construir e manter viva essa tradição ao longo dos anos. Mais do que registrar a festa, o documentário propõe revelar o Cafuçu como um potente fenômeno cultural, espaço de invenção, humor, crítica social e pertencimento.
Susanna Lira é cineasta brasileira, diretora, roteirista e produtora, com uma trajetória consolidada no audiovisual. Ao longo de 20 anos de carreira, dirigiu 18 longas-metragens, dezenas de curtas e séries, acumulando mais de 120 prêmios em festivais no Brasil e no exterior. Seus trabalhos já foram exibidos em mostras especiais no Chile, Uruguai, Argentina e Brasil, e, em 2024, foi finalista como Melhor Diretora Latino-americana de Ficção nos Prêmios Produ, no México. A cineasta também soma passagens por importantes veículos e plataformas como Globoplay, Disney, HBO, Paramount+, TV Globo, Canal GNT, TV Cultura, Canal Curta e Multishow, entre outros, além de ter sido homenageada em festivais internacionais e nacionais.
Rafael Mazza é diretor de fotografia e documentarista com ampla experiência em projetos para cinema e plataformas de streaming como Netflix, Paramount+ e Globoplay. Assina a direção de fotografia de produções como Adriano Imperador, Jessie & Colombo e A Mãe de Todas as Lutas. Atua também como educador audiovisual e integra o coletivo Cineclube Mate Com Angu.
A produção do documentário é assinada pelas paraibanas Gretha Viana, produtora que retornou à Paraíba após 13 anos de experiência na Europa, e Marcelina Moraes, produtora cultural e a frente do bloco Cafuçu há 11 anos.
Paralelamente às gravações do documentário, o Bloco Cafuçu já iniciou oficialmente os preparativos para o carnaval 2026. O bloco desfila na sexta-feira que antecede o carnaval, reunindo foliões em um percurso marcado pelo humor e pela valorização da cultura popular.
Em 2026, o Cafuçu presta uma homenagem especial aos 40 anos do Bloco Muriçocas do Miramar, reconhecendo sua contribuição para a consolidação e o fortalecimento do carnaval pessoense.
O desfile do Bloco Cafuçu acontece no dia 13 de fevereiro de 2026, sexta-feira de pré-carnaval, das 20h à 1h, ocupando pontos estratégicos do Centro Histórico, com polos na Praça Dom Adauto, Praça Rio Branco e Avenida General Osório. A programação contará com DJs, bandas e orquestras. Entre as atrações confirmadas estão “Caburé”, “Quem Roubou Minha Cueca”, “Orquestra Sanhauá”, “Boleros, Boletos e Litrões” (Dio Ferraz & Liviannyy), além de uma extensa programação de orquestras de arrasto e grupos da cultura popular.
O Bloco Cafuçu integra a programação oficial do Carnaval de Rua de João Pessoa e é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com patrocínio do Armazém Paraíba e da Funjope, apoio cultural da Codata, PBGás e da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba / Governo do Estado, e realização da Amora Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.
PB Agora
A alegria tomou conta do Bloco Muriçoquinhas do Miramar, nessa negunda-feira (9), em João Pessoa.…
O Partido dos Trabalhadores da Paraíba realiza nesta terça-feira, às 17h, na sede estadual da…
Ontem (09), o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou à Comissão de Constituição e…
João Pessoa está entre as cidades alvos da Operação Over The Counter, deflagrada na manhã…
Durante a ação, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e três mandados de busca…
O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) anunciou nesta terça-feira (10), no Senado Federal, sua…