A Paraíba o tempo todo  |

CG se torna refúgio de milhares de pessoas que buscam encontros religiosos no Carnaval da Paz; eventos começam hoje

Por cinco dias a cidade se transforma em um grande templo ecumênico. Um encontro de diversas religiões e correntes filosóficas. Uma espécie de Meca Nordestina. Mentes e corações voltados para a reflexão.

Conhecida por realizar durante 30 dias, entre junho e julho, “O Maior São João do Mundo”, Campina Grande chama a atenção no Carnaval por fugir da folia e realizar os encontros religiosos e filosóficos. Há mais de 20 anos, a cidade , segue na direção contrária da folia, no período de carnaval e se torna um verdadeiro refúgio para fiéis de várias religiões, com o “Carnaval da Paz”. Nada de frevo, folia, axé e marchinhas de carnaval. Apenas reflexão. Muito louvor e oração.

A cidade realiza pelo menos sete grandes encontros, sendo eles, a Consciência Cristã, o Crescer, o Movimento de Integração Espírita na Paraíba (MIEP), Encontro da Nova Consciência, E-Além, Acampamento Verbo da Vida e A Palavra Revelada.
Os temas abordados nesta edição vão desde as questões espirituais às temáticas relacionadas à convivência e respeito às diferenças.

Este ano, cinco dos sete eventos religiosos serão realizados de forma presencial. Apenas o E-Alem ocorrerá em formato híbrido

Os retiros e encontros contemplam diferentes crenças, a exemplo dos evangélicos, católicos, espíritas, adventistas e também quem valoriza o diálogo inter-religioso.

A primeira semente plantada. O primeiro evento realizado foi o MIEP, em 1974, da comunidade espírita. Anos depois, em 1991, surgiu o Encontro da Nova Consciência ganhou repercussão com caráter ecumênico e de “celebração de valores que envolvem corpo, mente e espírito”.

Outras denominações religiosas começaram também a promover seus próprios encontros nos anos seguintes. Hoje, o maior deles é a Consciência Cristã, de cunho evangélico, chegando a reunir 100 mil pessoas em 2023 no Parque do Povo, mesmo local onde acontecem os festejos juninos da cidade.

Os eventos movimentam a economia e são responsáveis pela ocupação de cerca de 90% da rede hoteleira de Campina Grande durante o carnaval, segundo a prefeitura do município. Turistas de todo o Brasil e de outros países viajam para a cidade em busca de fortalecer a fé e a espiritualidade.

O Encontro da Nova Consciência é um evento filosófico e ecumênico que acontece no período carnavalesco em Campina Grande desde 1991.

O evento reúne diversos palestrantes que discutem sobre a cultura da paz e a tolerância, partindo do diálogo inter-religioso. Segundo a organização, no evento acontece o “Almaval – o Carnaval da Alma”.

Em 2024, a Nova Consciência completa 33 anos de realização e acontece remotamente, com transmissão pelo canal oficial do evento no YouTube. A atividade de abertura acontecerá a partir das 20h desta sexta-feira (9).
Consolidado como um importante evento no turismo religioso, o Encontro para a Consciência Cristã realizará sua 26ª edição. Com o tema “No poder do Espírito”, o evento acontecerá de 8 a 13 de fevereiro no Parque do Povo e contará com uma programação diversificada para atender públicos específicos.


A Consciência Cristã é o evento dos evangélicos dentro do Carnaval da Paz.
O evento é realizado pela Visão Nacional para a Consciência Cristã (VINACC) e reúne líderes da comunidade evangélica, como pastores, conhecidos no mundo inteiro. Há palestrantes internacionais e programação para adultos, jovens, adolescentes e crianças.

Conforme o site do evento, em 2024 serão 11 plenárias noturnas e diurnas. A maior parte dos cultos acontece no Parque do Povo, mas há também atividades sendo realizadas em igrejas e outros pontos da cidade.

O Crescer é o evento da comunidade católica que compõe o Carnaval da Paz. Realizado pela comunidade Pio X, de Campina Grande, o evento já está em sua 27ª edição e acontece este ano de 9 a 13 de fevereiro. O Crescer, começa nesta sexta-feira com a Missa na Catedral de Nossa Senhora da Conceição.
A partir do sábado (10) a programação passará a ter atividades na casa de eventos Spazzio

De acordo com o site do Crescer, a iniciativa surgiu diante do sincretismo religioso já observado a partir da realização de eventos ecumênicos no período carnavalesco em Campina Grande. Atualmente, o evento dispõe de programações temáticas para crianças e adultos.


O Movimento de Integração Espírita na Paraíba (MIEP) é o evento realizado pela comunidade espírita em Campina Grande durante o período carnavalesco. Ele surgiu em 1974, a partir de uma iniciativa da Liga Campinense de Espiritismo, e hoje é organizado pela Associação Municipal de Espiritismo de Campina Grande (AME-CG).

O E-Alem é um evento realizado pela Associação Luminar de Magnetismo Humano (ALEM). Realizado há 8 anos em Campina Grande, a iniciativa acontece na sede da associação.

O Acampamento Verbo da Vida é realizado pela igreja Verbo da Vida, uma das maiores denominações evangélicas de Campina Grande. As atividades acontecem internamente, também no período carnavalesco, em uma programação com atrativos para todas as faixas etárias.

Este ano, o acampamento ocorrerá de 9 a 13 de fevereiro, com o tema “A Sua glória refletida em nós”.

A Palavra Revelada – O evento religioso A Palavra Revelada também é um dos que compõem o Carnaval da Paz. Promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, assim como as outras iniciativas religiosas que acontecem no período carnavalesco em Campina Grande, o evento reúne palestrantes e promove reflexões sobre espiritualidade.

Severino Lopes
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe