Campina Grande bate recorde de maior quadrilha junina do Brasil com mais de 2 mil dançarinos

Mais dois recordes quebrados. Que Campina Grande realiza o Maior São João do Mundo, todos sabem. A edição dos 40 anos da festa, conquistou mais dois títulos relacionados aos festejos juninos. Com as bênçãos de São Pedro e debaixo de chuva, Campina Grande, bateu mais uma vez, o recorde de maior quadrilha junina do país com mais de 2 mil dançarinos. O recorde, atestado pelo Ranking Brasil, foi quebrado na tarde desta quarta-feira (14), em meio a chuva, frio e muito forró.

Desta vez 2.142 pessoas participaram do “quadrilhão”, realizado no Parque do Povo. No ano passado, foram 2.098 integrantes.
O título foi conquistado ao som do ritmo mais querido nas festas juninas nordestinas, com a sinfonia original de um trio de forró pé-de-serra.

No Quadrilhão Junino de Campina Grande, não existe um padrão para formação de um par. Um pode ser mais alto e o outro mais baixo. No fim das contas, nada atrapalha a dança.
O principal critério de avaliação é a quantidade de pares. Neste ano, foram 1.071 casais, que não precisam ser formados necessariamente por um homem e uma mulher. O que importa é só ter uma companhia para dançar.

Este é o 9º “Quadrilhão Junino”. O número de integrantes cresce a cada ano. Somente no último ano, em 2019, foram 1.010 integrantes.
O título foi dado para Campina Grande pela primeira, pelo Ranking Brasil, no ano de 2013, com 628 pares de dançarinos. Já em 2014, a marca foi ultrapassada, com a reunião de 716 casais.

E não foi só isso. É de Campina Grande, mais uma vez, o título de maior bolo de milho do Brasil, conferido pelo Ranking Brasil. Para fazer o bolo gigante, foram usados ingredientes a perder de vista, como 5 mil ovos, 400 litros de leite, 600 latas de leite condensado, 600 de creme de leite e 85 quilos de manteiga.

Os preparativos exigiram esforço e dedicação da equipe de confeiteiros. Ao todo, para que a receita ficasse pronta, foram necessários quatro dias de preparo e cinco horas de montagem.

Depois de pronto e armazenado, ele tem validade de até 10 dias. Mas no São João de Campina Grande, que atrai milhares de pessoas diariamente, não durou uma tarde.

Em 2019, a guloseima gigante mediu 35 metros e 513 quilos. São 10 metros a mais de comprimento e 100 quilos a mais no peso.

No ano passado, o São João de Campina Grande recebeu o título de maior festa junina do país, também concedido pelo Instituto Ranking Brasil.

Para o instituto, os números do “Maior São João do Mundo” – como a festa é conhecida – foram impressionantes em 2022, o que a consolidou como a maior do país.

Severino Lopes
PB Agora

Últimas notícias

Sine-JP inicia semana com oferta de 614 vagas de trabalho e oportunidades para primeiro emprego

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) está com a oferta de 614…

25 de janeiro de 2026

Campina Grande tem1.150 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Campina Grande , conforme cadastro do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência Social (Semas),…

25 de janeiro de 2026

Raio atinge concentração de ato pró-Bolsonaro em Brasília e deixa feridos graves

Um raio atingiu, na tarde deste domingo (25), a concentração de apoiadores do ex-presidente Jair…

25 de janeiro de 2026

Lucas define critérios para escolha do vice em sua chapa para o governo: “Nome que agregue e acredite no que defendemos”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou esta semana sobre a composição da chapa…

25 de janeiro de 2026

MP abre investigação sobre crimes ligados ao avanço do crime organizado e tomada de imóveis por criminosos, em Bayeux

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) instaurou um Procedimento Administrativo para monitorar a…

25 de janeiro de 2026

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026