Vencedor de dois Globo de Ouro, e cotado para ser o representante do Brasil no Oscar 2026, “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, tem repercussões que vão além das telonas de cinema.
Gravado em cenários icônicos do Recife e ambientado em 1977, o longa-metragem exalta símbolos da cultura local e movimenta tradições pernambucanas.
Entre os efeitos econômicos provocados pelo filme, está a procura pela camiseta da troça carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos, que aparece em duas cenas da produção. As vendas dispararam e a peça retrô, criada em 1978, tem fila de espera com pedidos de todo o Brasil.
O frevo também ganhou espaço na trajetória do filme. O grupo Guerreiros do Passo, que preserva o ritmo tradicional, participou da estreia internacional, no Festival de Cannes, com um cortejo que levou o estandarte reproduzindo o histórico Cinema São Luiz.
Dois meses após o lançamento, “O Agente Secreto” já foi visto por mais de 1 milhão de pessoas nos cinemas brasileiros e acumula 51 prêmios, incluindo Melhor Diretor e Melhor Ator no Festival de Cannes. Na quinta-feira (08/01), o filme foi premiado no The New York Film Festival com o troféu “Golden Beast” pela atuação da gata Carminha, que interpreta as personagens Liza e Elis.
Dois Globo de Ouro
O longa brasileiro O Agente Secreto, fez história na 83ª cerimônia do Globo de Ouro e levou dois prêmios para o Brasil: Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator de Drama, com Wagner Moura.
A premiação, considerada um dos principais termômetros para o Oscar, abriu a temporada de prêmios e ampliou as expectativas de que o longa seja indicado à estatueta em 2026, repetindo o sucesso de “Ainda Estou Aqui”. …
A obra brasileira disputou o Globo de Ouro na categoria Melhor Filme em Língua Não Inglesa com “Foi Apenas um Acidente”, “Sem Outra Chance”, “Valor Sentimental”, “Sirat” e “A Voz de Hind Rajab”. O filme brasileiro também foi indicado à categoria de Melhor Filme Dramático, mas não levou o prêmio….
Outra aposta para o Oscar é o ator Wagner Moura, que venceu o Globo de Ouro deste ano na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama por “O Agente Secreto”. O artista brasileiro superou os outros indicados: Joel Edgerton (“Sonhos de Trem”), Jeremy Allen White (“Springsteen”), Michael B. Jordan (“Pecadores”) e Dwayne Johnson (“Smashing Machine”). Essa foi a 1ª vez na história que o Brasil venceu 2 prêmios em uma mesma edição do Globo de Ouro….
SL
PB Agora








