Categorias: Cultura

Caburé Carimbó Clube celebra 1 ano

PUBLICIDADE

 A banda paraibana Caburé Carimbó Clube vai comemorar um ano de formação com o show “Fuá de fim de ano”, neste sábado (27), a partir das 23h, no Centro Cultural Piollin, situado ao lado do Parque Arruda Câmara (Bica), no bairro do Róger. Na ocasião, o grupo lançará o primeiro single, “Na paula”, de autoria do vocalista Tiago Moura. A noite será aberta pela banda Sonora Sambagroove, também referência no cenário musical local. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00.

 

A Caburé Carimbó Clube já ocupa um espaço de destaque na cena musical independente paraibana, realizando regularmente apresentações em vários espaços de cultura de João Pessoa, com artistas e bandas do estado, e participando de festivais. Segundo Moura, “como seu próprio nome sugere, o grupo traz em seu DNA uma música que se propõe mestiça, cafuza, fundindo a esse aspecto ingredientes do universo musical pop, numa junção de nossa ancestralidade brincante com o afã de dançar para, e com o mundo. Afinal, todos os povos dançam”.

 

Composta por Tiago Moura (voz e percussão), Rudá Barreto (guitarra), Marcelo Vilar (guitarra e contrabaixo), Uaná Barreto (teclado e contrabaixo), Pedro Freire (percussão), Matheus Andrade (baixo), Rodrigo Marques (sax, clarinete e flauta transversal) e George Glauber (bateria), a banda reúne jovens músicos interessados pela pesquisa, pelo hibridismo e pela reabsorção das tradições estéticas da música brasileira.

 

“Por causa deste interesse comum, fundamos a “Caburé”, que tem no seu arco de possibilidades sonoras os ritmos do norte e de origem caribenha como matéria prima de sua criação autoral e de suas releituras”, diz Tiago, acrescentando que nessa experiência espontânea se misturam a influência de mestres do carimbó, como Pinduca, Dona Onete e Aldo Sena, e ritmos mais telúricos da cultura afro-indígena nordestina como bois e caboclinhos.

 

O interesse dos agentes da banda pela busca musical desprovida, na maioria das vezes, dos academicismos, a curiosidade pela música do norte do Brasil e a vontade como sinônimo de curiosidade de se promover as trocas culturais, na Paraíba, entre essas duas regiões, fez o grupo atentar que a música que permeia a cultura do carimbó seria o signo que simboliza este afã de integração. “O resultado é uma música vigorosa e eufórica para o gozo lúdico dos corpos, com guitarras insinuantes e batuques intensos”, anuncia o músico.

 

Para ele, a Caburé personifica o ser mestiço, representa também a mistura de raças que está imbuída na construção das identidades híbridas do povo brasileiro. “Em termos musicais refere-se aos sincretismos, ao fazer musical que se permite realizar uma música de raiz nortista com o sotaque nordestino. A Caburé Carimbó Clube nos traz a integração, as trocas, o chega junto, o pensamento diverso, porém coletivo”.

 

Segundo Tiago Moura, “a música brasileira atravessa os tempos, moderniza-se, redescobre-se em seu memorialismo, reinventa-se e universaliza-se em um permanente fluxo e refluxo de transformações. Mas, em nenhum desses casos, perde seu elã com uma propriedade inseparável da maioria de suas manifestações: a dança. A dança indígena, danças afros, danças ibéricas, danças de herança árabe, todas essas expressões históricas da cultura são referenciais para o fazer-criar musical no Brasil”, conclui.

 

Shows

A Caburé Carimbó Clube surgiu na cena musical paraibana quando da realização da primeira edição da festa “Tu num queria dançar?”, em parceria com o Coletivo Haja Cultura, na Cachaçaria Philipéia, localizada no Centro Histórico de João Pessoa. No show de estreia, a Caburé realizou um evento com lotação máxima com cerca de 170 pagantes, e esta aceitação tem repercutido em suas diversas apresentações.

 

Após o primeiro show a Caburé Carimbó Clube realizou uma série de apresentações em casas de eventos e bares do centro histórico pessoense, ao lado de bandas e artistas já consagrados na cena musical local, como Madalena Moog, Escurinho, Papilas Gustativas, DJ Tony Malícia, Sonora Samba Groove, Seu Pereira e Musa Caliente, Datura Reggae, Arupemba e Licenciosa.

 

Contato e Redes sociais

Facebook: Caburé Carimbó Clube

Instagram: @caburecc

Youtube: Haja Cultura

E-mail: caburecarimboclube@gmail.com

 

Sonora Sambragroove

 

Cantando todos os ritmos, embalados na mistura do samba, afrobeat e batucadas com pegada “afronordestina”, a banda paraibana Sonora Sambagroove canta a multiculturalidade de um som que é brasileiro, mas tem o suingue de todos os cantos. O grupo reúne a guitarra de Fabiano Formiga, a percussão de Macaxeira Acioli, o baixo e a voz de Chico Limeira, a bateria e a voz de Nildo Gonzalez, e a voz de Débora Malacar.

 

Desde a formação em 2006, a Sonora Sambagroove percorre o circuito noturno do estado, mostrando a música mundial reapresentada com os olhos brasileiros dos seus integrantes. No “Cadê o Dega”, primeiro EP da banda, lançado virtualmente em 2009, o grupo registrou as reinterpretações de Chico Buarque, Vinícius de Morais e Baden Powell, exemplos de algumas das sonoridades que marcavam as apresentações.

 

Alguns anos após a estreia, a Sonora inaugurou um novo momento. O amadurecimento artístico e a sintonia do grupo desembocaram em um trabalho autoral e com contribuições de grandes nomes da música paraibana e brasileira, como Arthur Pessoa, da banda Cabruêra, Adeildo Viera e Pinto do Acordeon.

 

www.sonorasambagroove.com.br

 

Ascom

PUBLICIDADE
Compartilhe
Publicado por
Redação

Últimas notícias

Lei que autoriza pagamento retroativo de direitos suspensos na pandemia a servidores federais, estaduais e municipais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei Complementar 226/26, que autoriza o…

13 de janeiro de 2026

Cícero Lucena nomeia 403 aprovados no concurso da Educação

Gestão ultrapassa a marca de 2.500 convocados O prefeito Cícero Lucena nomeou, nesta terça-feira (13),…

13 de janeiro de 2026

Bar do Cuscuz e mais três estabelecimentos são notificados por irregularidades ambientais na orla de JP

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), por meio da operação Orla Limpa, deu…

13 de janeiro de 2026

Cida Ramos não acredita que PT mantenha diálogo para ocupar dois palanques nas eleições estaduais na Paraíba

A presidente estadual do PT na Paraíba, deputada estadual Cida Ramos, afirmou que é pouco…

13 de janeiro de 2026

Hugo Motta vê ambiente favorável para PT apoiar chapa da base governista na Paraíba

O deputado federal e presidente do Republicanos na Paraíba, Hugo Motta, avaliou como positiva a…

13 de janeiro de 2026

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 538

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 539

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 540

Em nota, MPPB anuncia acordo com construtoras para evitar a demolição de resort, na orla de Cabedelo

Na tarde desta terça-feira (13), o Ministério Público da Paraíba (MPPB) emitiu uma nota na…

13 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464