Uma instalação feita por um artista brasileiro é um dos destaque deste ano do maior evento de animação, mangá e arte high-tech do Japão, o Japan Media Arts Festival.
A instalação interativa “Oups!”, de Marcio Ambrosio, que mistura movimentos humanos com animação, ganhou o prêmio principal da categoria Arte e foi uma das mais concorridas na abertura da exposição.
Durante os 11 dias de evento, o visitante vai
poder ver, ouvir e interagir também com outras 169 obras, escolhidas de um total de 2.146 inscrições de 44 países.
Nas categorias mangá, entretenimento e animação, os ganhadores foram todos japoneses.
“Tenori-on”, ou algo como “som na palma da mão”, foi um dos vencedores.
Este aparelho funciona como um instrumento musical digital, que mistura sintetizador com sequenciador.
Apresentado ao público em 2005, o aparelho é hoje usado por Bjork, Radiohead, Kraftwerk, entre outros músicos.
Ele foi desenvolvido pelo técnico de som da Yamaha, Yu Nishibori, em parceria com Toshio Iwai.
O mercado de produtos digitais no Japão é um dos mais lucrativos do mundo.
A demanda por novidades é grande e o mercado para arte digital tem crescido nos últimos anos.
Por isto, o festival é considerado um dos mais importantes do país. Ele traz trabalhos que usam as mais novas técnicas e tecnologias digitais.
‘Oups!’
Na instalação do artista brasileiro, a idéia é transformar o visitante no ator principal de uma sequência animada.
É como se estivéssemos no filme Uma Cilada para Roger Rabbit.
“Ele nasceu da vontade de misturar novas tecnologias com a animação clássica de forma artística e ao mesmo tempo lúdica”, contou Ambrosio à BBC.
Foi da reação dos primeiros que “viram” o trabalho que surgiu o nome.
“Oups é uma palavra que, quando pronunciada, expressa surpresa quando se tem contato com algo inesperado”, explicou Ambrosio.
A obra surgiu há um ano e já participou de outros festivais. “Mas é a primeira vez que ganho um prêmio com um trabalho”, contou.
Formado em desenho industrial e artes, o brasileiro atuou em diferentes áreas como animação, propaganda e pós-produção.
Em 1999, ele foi para a Bélgica, onde trabalhou em estúdios de pós-produção de longas-metragens, documentários e comerciais de propaganda.
Em 2004 formou o coletivo Zzzmutations, criado para produzir curtas-metragens de animação e desenvolver projetos experimentais.
De volta ao Brasil, montou o estúdio de criação Kosmo para aplicar seu talento e experiência no mercado brasileiro.
Agora o artista sonha em criar uma videoteca de animações, um canal para ilustradores, animadores e grafistas de todo o mundo.
“Quem quiser criar uma animação para o Oups! pode me mandar o trabalho e vamos incluí-lo”, disse.
Assim, a cada nova exposição, sempre existirão novidades e animações inéditas, o que dá um caráter de projeto infinito ao trabalho.
BBC