Foto: Divulgação
É hoje! Ainda Estou Aqui é a 14ª produção filmada em território brasileiro que foi indicada ao Oscar. Nomeado a três categorias do Oscar – Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Filme Internacional, o longa de Walter Salles quebrou o período de 5 anos sem a participação do Brasil na maior festa do cinema mundial.
Desde sua primeira edição, em 1929, o Oscar já indicou outras 13 produções feitas no Brasil – 10 delas são consideradas nomeações 100% tupiniquins. Mesmo gravados em território brasileiro, 3 candidaturas foram validadas como inscrições de outros países.
A seguir, reveja os filmes brasileiros que já foram indicados ao Oscar:
Orfeu Negro
Orfeu Negro é uma co-produção de França, Itália e Brasil, mas o Oscar considerou a candidatura como francesa. Com direção de Marcel Camus, o longa é baseado na peça Orfeu da Conceição, escrita em 1954 por Vinícius de Moraes, além de contar com trilha de faixas brasileiras, como ‘A Felicidade’, de Tom Jobim, e ‘Manhã de Carnaval’, de Luiz Bonfá. Para completar, o protagonista era vivido por Breno Mello, ator e jogador de futebol brasileiro. A trama, filmada em terras tupiniquins, é toda inspirada na mitologia grega, na história de Orfeu e Eurídice.
Oscar: vencedor de Melhor Filme Internacional em 1960
Onde ver: YouTube
O Pagador de Promessas
No longa, Zé do Burro (Leonardo Villar) e sua mulher Rosa (Glória Menezes) vivem em uma pequena propriedade próxima de Salvador. Um dia, o burro de Zé é atingido por um raio e, por isso, o dono faz uma promessa em um terreiro de candomblé para salvar o animal. Com o restabelecimento do bicho, Zé põe-se a cumprir a promessa.
Oscar: indicado a Melhor Filme Internacional em 1963
Onde ver: Globoplay
Raoni
A rotina das tribos da região Parque Nacional do Xingú, no Mato Grosso, é destaque deste longa que personifica as questões locais através de Raoni, um cacique que acaba se tornando o personagem principal do filme. Produção compartilhada de França, Brasil e Bélgica, o filme acabou sendo validado como uma indicação belga.
Oscar: indicado a Melhor Documentário em 1979
Onde ver: YouTube
O Beijo da Mulher-Aranha
Com direção de Hector Babenco, o longa acabou sendo uma grande aventura do brasileiro em Hollywood. Totalmente falada em inglês, a trama é centralizada em dois homens encarcerados em uma prisão na América do Sul: um é homossexual e preso por comportamento imoral, e o outro é prisioneiro político. Eles lidam com o isolamento de formas diferentes e acabam trocando realidades.
Oscar: indicado a Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado em 1986. Hurt venceu como Melhor Ator
Onde ver: Globoplay
O Quatrilho
Ambientado em 1910, dois casais de uma comunidade de imigrantes italianos no Rio Grande do Sul decide morar na mesma casa para sobreviver. No entanto, a ideia faz com que um se interesse pelo parceiro do outro. Neste longa com direção de Fabio Barreto, estão grandes nomes, como Glória Pires, Patrícia Pillar e Alexandre Paternost.
Oscar: indicado a Melhor Filme Internacional em 1996;
Onde ver: Globoplay
O Que é Isso, Companheiro?
Dois amigos, Fernando (Pedro Cardoso) e César (Selton Mello), se alistam em um grupo de guerrilheiros contra a ditadura. No entanto, César é ferido e capturado pelos militares. Para tentar recuperar o colega, Fernando planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil. Com direção de Bruno Barreto, filme tem participações de nomes como Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e Luiz Fernando Guimarães.
Oscar: indicado a Melhor Filme Internacional em 1998;
Onde ver: Globoplay
Central do Brasil
Com direção de Walter Salles, Central do Brasil é um símbolo nacional. O drama de Dora (Fernanda Montenegro), que trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no centro do Rio, é lembrado até hoje. Nessa rotina, ela decide ajudar um menino (Vinícius de Oliveira), após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai. Longa rendeu duas indicações ao Oscar, sendo uma a Fernanda Montenegro, que perdeu a estatueta de Melhor Atriz para Gwyneth Paltrow.
Oscar: indicado a Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz em 1999
Onde ver: Globoplay
Uma História de Futebol
O curta conta histórias da infância do Rei do Futebol, Pelé, em tom divertido. Seu companheiro de partidas, Zuza, relembra as façanhas do craque nos campos de terra de Bauru, às vésperas da grande final entre o clube da cidade e o Sete de Setembro. No elenco, estão atores como José Rubens Chachá e Antonio Fagundes.
Oscar: indicado a Melhor Curta de Ficção em 2001;
Onde ver: YouTube
Cidade de Deus
Dadinho (Douglas Silva) e Buscapé (Alexandre Rodrigues) são amigos que cresceram juntos imersos em violência na favela Cidade de Deus. Suas vidas mudam de rumo quando um vira fotógrafo e outro chefe do tráfico. Na ocasião, houve muita expectativa para a indicação ao Oscar de Melhor Filme, mas o longa foi recordado em categorias mais secundárias.
Oscar: indicado a Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia em 2004;
Onde ver: Globoplay
Lixo Extraordinário
Coprodução do Brasil e Reino Unido, o filme venceu prêmios de público nos festivais de Sundance e Berlim em 2010. O documentário analisa o trabalho do artista plástico Vik Muniz no Jardim Gramacho, localizado na cidade de Duque de Caxias (RJ), considerado um dos maiores aterros sanitários do mundo.
Oscar: indicado a Melhor Documentário em 2011;
Onde ver: YouTube
O Sal da Terra
Uma parte da trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado é detalhada neste documentário. Em sua narrativa, o filme destaca o projeto “Gênesis”, expedição que registra civilizações e regiões do planeta até então inexploradas. Produção marcou uma união de Brasil, França e Itália.
Oscar: indicado a Melhor Documentário em 2015;
Onde ver: Globoplay
O Menino e o Mundo
No desenho, um garoto mora com os pais no campo, mas o patriarca parte para a cidade grande atrás de emprego. Triste com o adeus, a criança decide fazer as malas e ir atrás dele, descobrindo também um mundo de pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.
Oscar: indicado a Melhor Animação em 2016;
Onde ver: Globoplay
Democracia em Vertigem
Documentário de Petra Costa acompanha e analisa o Brasil em meio o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. O filme conta com imagens internas e exclusivas dos bastidores do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e do Palácio da Alvorada.
Oscar: indicado a Melhor Documentário em 2020.
Onde ver: Netflix
Ainda Estou Aqui
Primeiro filme original Globoplay, Ainda Estou Aqui narra a história de Eunice Paiva (Fernanda Torres), que lidera a família após o desaparecimento do marido, o deputado cassado Rubens Paiva (Selton Mello), no início da década de 1970. Durante a ditadura militar, o ex-político foi levado por militares para prestar um depoimento e nunca mais foi visto. Seu óbito foi reconhecido somente em 1996.
Oscar: indicado a Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz (Fernanda Torres)
Onde ver: em cartaz nos cinemas
GShow
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Em 2018, como um furacão decidido, Julian Lemos entregou-se de corpo e alma à candidatura…
Começa nesta terça-feira (9) o período de pré-matrícula para o ano letivo de 2026 na…
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), aprovou por unanimidade o Programa Integrado Patrulha Maria da…
O deputado estadual Júnior Araújo (PSB) afirmou, nesta terça-feira (9), em entrevista à CBN João…
O secretário de Educação da Paraíba e deputado estadual licenciado, Wilson Filho (Republicanos), comentou nesta…
Em pronunciamento na tribuna do Senado Federal nesta segunda-feira (8), o senador Veneziano Vital do…