Uma expressão genuína do Nordeste ao som do triângulo, da sanfona e do zabumba. O Brasil celebra o Dia do Forró nesta sexta-feira (13). A escolha da data faz uma conexão com o nascimento de Luiz Gonzaga, popularmente conhecido como o “Rei do Baião”, em 1912.
Natural de Exu, em Pernambuco, o artista se consagrou como um dos principais responsáveis pela popularização do gênero musical e outros ritmos tradicionalmente nordestinos ao redor do país.
Além de perpetuar a música nordestina, Luiz Gonzaga abriu caminho para que o Forró se reinventasse e abraçasse novas gerações de fãs e artistas. Hoje, nomes como Mari Fernandez, João Gomes e Felipe Amorim carregam esse legado, dando ao gênero uma roupagem contemporânea que mistura tradição e inovação.
Acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, Luiz deu voz a clássicos como “Asa Branca”, “A Morte do Vaqueiro”, “Numa Sala de Reboco”, “Xote das Meninas” e “A Vida do Viajante”.
O Forró é uma manifestação cultural ou festa, originária do estado de Pernambuco e recorrente na região Nordeste do Brasil. O nome “Forró” é usado para nomear um grupo de estilos musicais de origem nordestina, criados e disseminados Brasil afora por Luiz Gonzaga – o Rei do Baião – no início dos anos 50.
A data oficial foi instituída por iniciativa da então deputada federal Luiza Erundina, autora do projeto de lei sancionado em 2005.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A noite desta sexta-feira (5) produziu um fato político que pode redesenhar alianças no campo…
O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), reconheceu nesta sexta-feira (5) que…
A história da Paraíba é realmente rica, e um dos exemplos mais impressionantes dessa memória…
A Superintendência Executiva de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou, nesta sexta-feira (5), o relatório…
O feriado de Nossa Senhora da Conceição, celebrado nesta segunda-feira (8), provoca mudanças no funcionamento…
Imagens divulgadas nas redes sociais registraram um automóvel sendo consumido pelas chamas na tarde deste…