Confete e serpentina para um bloco que não usa cordão de isolamento nem abadá. Um dos tradicionais blocos de carnaval de Campina Grande, o Bloco da Saudade desfila nesta nesta sexta-feira (06),pelas ruas da Rainha da Borborema. Fundado pela ativista cultural e idealizadora do Festival de Inverno de CG, Eneida Agra Maracajá, o Bloco da Saudade comemora 35 anos.
A data será celebrada com o Sarau Carnavalesco e Desfile do Pierrot.
A concentração dos foliões acontecerá a partir das 19h no Memorial Severino Cabral, situado na Avenida Getúlio Vargas, centro de Campina Grande. O público será recebido com um sarau que vai reunir Alexandre Tan e Verônica Ryos em uma apresentação que tem no repertório marchinhas e frevos marcantes do carnaval.
Em seguida, às 21h, o Bloco da Saudade segue no “Desfile do Pierrot” acompanhado da Orquestra Travassos e Orquestra Lira. O cortejo tem como ponto de partida o Memorial Severino Cabral e percorrerá à Rua das Boninas, Maciel Pinheiro, Venâncio Neiva, Simeão Leal, parte da Floriano Peixoto e retorna para o Memorial.
O Bloco da Saudade é uma iniciativa cultural ligada ao Festival de Inverno de Campina Grande e acontece em uma parceria do Instituto Solidarium e da Prefeitura Municipal de Campina Grande.

O Bloco da Saudade em Campina Grande é um dos mais tradicionais que saem no carnaval da cidade. O Bloco surgiu em 1991 e inicialmente, o as apresentações aconteciam durante a Micarande, o carnaval fora de época da cidade .
A ideia era reunir pessoas que brincavam carnaval na cidade em anos anteriores.Segundo Eneida, o bloco cresceu e até hoje os foliões brincam e manifestam a cultura popular através do bloco.
“Nosso bloco é inteiramente cultural. Não tem trio, é orquestra. Não tem cordão de isolamento, mas sempre acompanha muita gente. É o bloco da cultura, dos artistas locais”, disse Eneida.
Ainda de acordo com a artista e fundadora do bloco, o nome “saudade” faz referência aos antigos carnavais, mas também transpõe os festejos carnavalescos para o presente. Assim como em anos anteriores, o Bloco da Saudade irá homenagear alguma iniciativa importante ao fomento da cultura.
Algumas ações do bloco, contribuem para o Tamanquinhos das Artes, projeto de arte-educação desenvolvido pelo Festival de Inverno com crianças em vulnerabilidade social, na Feira Central de Campina Grande.
Severino Lopes
PB Agora








