A Paraíba o tempo todo  |

Bloco Cafuçu desfila pelo Centro Histórico nesta sexta-feira

Foto: Daniel Silva/Secom-JP

É dia do Cafuçu. As figuras mais irreverentes e exóticas do carnaval de João Pessoa vão invadir as ruas. Um dos blocos mais esperados das prévias carnavalescas de João Pessoa, o Cafuçu leva toda a sua alegria e irreverência para as ruas do Centro Histórico da capital nesta sexta-feira (13).

Este ano, o Cafuçu fará uma homenagem aos 40 anos do bloco Muriçocas do Miramar. E os dois blocos compartilham trajetórias em comum no Carnaval pessoense, já que o primeiro desfile do Cafuçu, em 1989, foi dentro das ‘Muriçocas’, como explica um dos fundadores do bloco, Buda Lira.

 Em 2026, o bloco lançou uma nova identidade visual em homenagem aos 40 anos do Muriçocas do Miramar, que desfilou na Via Folia na última quarta-feira (11).

A festa dos ‘cafuçus’ está prevista para começar às 20h e será dividida em três palcos: na Avenida General Osório e nas praças Rio Branco e Dom Adauto. Entre as atrações, estão as bandas Caburé e Quem Roubou a Minha Cueca, além da Orquestra Sanhauá.

Na Praça Dom Adauto, o Palco Adalice Costa homenageia a fundadora do bloco e recebe a DJ Claudinha Summer e a banda Quem Roubou Minha Cueca, que convida Kennedy Costa, músico e coautor do hino do Bloco Cafuçu.

A Avenida General Osório passa a abrigar o Palco Corrinha Mendes, em referência a uma foliã que já foi coroada rainha do Cafuçu. No local, se apresentam o DJ Maraffo, Caburé e a Orquestra Sanhauá, que também convida Kennedy Costa para interpretar o hino do bloco.

Já a Praça Rio Branco, que neste ano passa a ser chamada de Praça da Vassoura, em alusão a um folião que circulava a cavalo pelo Centro Histórico, recebe as apresentações do DJ Lane Frond e do projeto Boleros, Boletos e Litrões, com Dio Ferraz e Liviannyy. Foto: Daniel Silva/Secom-JP.

 Foto: Daniel Silva/Secom-JP
 

Brega e irreverente. Espontâneo. O termo “cafuçu” é usado para definir uma roupa ou comportamento considerado estranho e extravagante. Adalice da Costa, uma das fundadoras da festa, utilizava a expressão de forma carinhosa para se referir aos participantes, e o apelido acabou se tornando tão marcante que deu nome ao bloco.

O Bloco Cafuçu surgiu em 1989. A iniciativa começou como uma brincadeira entre amigos, que valorizava o estilo exagerado e brega. Na época da fundação, o professor Henrique Magalhães produziu um estandarte para reunir o grupo durante o desfile do Muriçocas do Miramar. A ideia ganhou adesão, se espalhou pela cidade e, com o tempo, o bloco conquistou espaço próprio na programação carnavalesca.

Em 1997, o Cafuçu desfilou pela orla de Cabo Branco, mas no ano seguinte passou a ocupar o Centro Histórico de João Pessoa, onde permanece até hoje.

Em 2026, a festa realizada na sexta-feira que antecede o sábado de Carnaval completa 36 anos de história, mantendo viva a espontaneidade dos foliões,  e a irreverência que marcaram a origem do Bloco Cafuçu.

Severino Lopes

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Total
      0
      Compartilhe