Categorias: Cultura

Banda de Música da PM faz 150 anos

PUBLICIDADE

 “A Banda de música da Polícia Militar faz parte da minha história, desde criança esteve presente nos desfiles cívicos que participei, nas apresentações culturais e tocando em eventos importantes da Paraíba. Eu me emociono cada vez que a vejo tocando”. O depoimento é da ativista cultural Verônica Ferreira e retrata bem o que representa a banda de música da Polícia Militar, que completou 150 anos de história nesse domingo (8), comemorados com uma apresentação às margens do rio Paraíba, na praia do Jacaré, em Cabedelo, que reuniu mais de 300 pessoas.

 

Os músicos tocaram um repertório variado, com músicas que marcaram época na sociedade e na rotina dos quartéis. A apresentação teve um momento mais que especial, quando o músico Jurandy do Sax – que já foi sargento da PM e ex-integrante da banda – veio em uma canoa executando o Bolero de Ravel e começou a tocar junto com a banda de música, transformando a apresentação em um verdadeiro show para deixar na história a passagem dos 150 anos da banda.

 

“Um grande momento promovido pelo brilho da natureza, beleza do por do sol proporcionado por Deus e a música emocionante da banda da Polícia Militar e de Jurandy do Sax. Foi uma apresentação diferenciada, histórica e para nós que fazemos o comando da instituição, ficamos orgulhosos em poder vivenciar este momento”, destacou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves.

 

O regente da banda, major Edson Pequeno, disse que a banda é a expressão cultural da Polícia Militar, que oferece à sociedade, grandes músicas para marcar grandes momentos. “A banda hoje é patrimônio imaterial do Estado da Paraíba, ou seja, nunca vai acabar. Ao longo da história, ela revelou grandes músicos e foi se destacando nos cenários estadual e nacional, sendo hoje uma referência para os paraibanos em desfiles, apresentações em escolas, participações em projetos sociais e acompanha os paraibanos da infância à melhor idade”, observou.

 

 

A banda de música da Polícia Militar da Paraíba foi criada em 8 de outubro de 1867, incialmente com um efetivo de 20 músicos, um mestre e um contramestre. Hoje, ela é composta de 106 integrantes, com músicos na Capital, Campina Grande, Patos e Cajazeiras. Em 18 de agosto de 2015, através de sanção do Governador Ricardo Coutinho publicada no Diário oficial, a banda tornou-se oficialmente Patrimônio Imaterial do Estado.



Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João nega conversas com deputado Romero para aliança em CG e reforça que nome da oposição deve sair próximo mês

Em meio às movimentações políticas para as eleições municipais em Campina Grande, o governador João…

6 de maio de 2024

Em sessão especial, Assembleia Legislativa da Paraíba discute organização do trabalho de ambulantes na Paraíba

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, na tarde desta segunda-feira (06), para…

6 de maio de 2024

EXCLUSIVO: Cobrança de estacionamento no Unipê põe em risco participação de atletas em projeto social da Prefeitura de JP

A cobrança de estacionamento no campus do Unipê em João Pessoa, que entrou em vigor…

6 de maio de 2024

Homem que deu calote em motel de Cabedelo é preso na casa dos pais, em João Pessoa

Na tarde desta segunda-feira (6), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de dar calote…

6 de maio de 2024

Lucas Ribeiro evita analisar estratégia do PSB em Santa Rita, mas já admite ruptura com PP na cidade

Durante entrevista nesta segunda-feira (06), o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (Progressistas), sinalizou que seu…

6 de maio de 2024

CDL de Campina Grande se torna ponto de arrecadação para donativos à população atingida pelas chuvas no RS

A CDL Campina Grande e a Azul Linhas Aéreas estão mobilizadas para prestar apoio às…

6 de maio de 2024