A banda Baluarte apresenta nestas quinta (25) e sexta-feira (26), às 19h, o CD Pulsa, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é aberta ao público. A canção “Pulsa”, que dá nome ao CD, é uma homenagem in memoriam a Rosa Cagliani, diretora, bailarina e coreógrafa argentina, cuja atuação e colaboração artística à cultura paraibana desempenharam papel importante para incentivar a realização desse novo projeto da banda.
O disco conta com 12 canções em que mostra o universo latino americano, demonstrando a aproximação rítmica e timbre das diversas manifestações musicais com a cultura nordestina. Em contato com outras linguagens artísticas como o teatro e, principalmente, a dança, quatro canções deste repertório participaram da trilha sonora do espetáculo Pulsação (João Pessoa – 2008), da Companhia Acena de Dança, dirigido por Rosa Cagliani e Joyce Barbosa.
Ultrapassando o significado da homenagem, a Baluarte surgiu de um processo de pesquisa coordenado pelo músico Tedson Braga, em que estudou as nuances, as características musicais do tango e do forró, analisando suas origens e os processos de evolução pelos quais passaram, com o objetivo de perceber novas possibilidades de criação. Além de resultar de uma pesquisa que levou a banda à concepção de uma estética própria. O Pulsa propõe um debate sobre a existência de uma identidade musical latino americana, mostrando como a música popular paraibana está inserida neste contexto.
Essas duas apresentações também marcam o início de uma mini turnê que percorrerá as cidades de Areia, Alagoa Grande, Guarabira, Bananeiras e Campina Grande, onde, além de apresentar o show Pulsa, a banda ministrará uma oficina/laboratório rítmico, a fim de promover uma vivência sobre o processo de pesquisa que serviu de base conceitual para a criação do seu segundo trabalho. O mesmo foi produzido e gravado por meio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de João Pessoa (FMC), edição 2012, com apoio do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC), edição 2012.
O disco foi pré-produzido no Estúdio Angelim, gravado e mixado no Estúdio Mutuca, em João Pessoa, com produção musical de Daniel Jesi e mixagem de Ruy José. A masterização foi feita por Arthur Joly, produtor musical da Reco-Master, sediada em São Paulo (SP). O projeto teve apoio da Fundação Casa de Cultura Cia. da Terra (espaço para reuniões, ensaios, estudos e apresentações musicais), Estúdio Angelim (pré-produção e ensaios), Guilherme Honorato (designer gráfico do disco) e Pittanga Estúdio Criativo (audiovisual).
A banda – A banda Baluarte surgiu em 2006 e desde então desenvolve um trabalho autoral, influenciada pela música nordestina em diálogo com a música popular brasileira. Tem como principais diretrizes a autogestão e a criação coletiva, onde a vivência musical e social de cada integrante alimenta o processo de concepção artística de sua obra.
PMJP
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), defendeu, em reunião na residência oficial na última…
O deputado estadual Luciano Cartaxo manifestou discordância em relação à estratégia do PT nacional sobre…
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), negou os rumores sobre um possível estremecimento na…
O número de acidentes registrados nas rodovias federais da Paraíba aumentou em 2025 em comparação…
O trabalho infantil e a exploração sexual contra crianças e adolescentes crescem até 30% no…
A Central Estadual de Transplantes, unidade de alta complexidade do Governo da Paraíba, registrou, na…