A atriz global Lívia Falcão estará em João Pessoa no próximo dia 19, às 21h30, para apresentar ao lado de Fabiana Pirro a peça Caetana, o espetáculo teatral que tem como base pesquisa desenvolvida pelo encenador Moncho Rodriguez, bastante conhecido no meio cultural paraibano, onde atuou no início dos anos 90.
Moncho fez uma montagem teatral experimental, usando o tema da moça Caetana, considerada como uma poética maneira de denominar a morte, numa inspiração armorialista do dramaturgo Ariano Suassuna.
A apresentação acontecerá na arena montada na Área de Lazer do Sesc Centro de João Pessoa, com entrada franqueada ao público. De acordo com a produção, ‘Caetana’ é a peça pernambucana de maior êxito nos últimos dez anos, pois alcança mais de 150 apresentações diante de mais de 55 mil espectadores.
Na peça Lívia Falcão interpreta Benta, uma rezadeira que após indicar o caminho do além para diversas almas perdidas, se encontra diante de seu próprio encontro com a Caetana, a morte, que é “encarnada” por Fabiana Pirro.Chegando ao reino invisível, Benta reencontra almas anteriormente encomendas por ela que aparecem em forma de bonecos.
“O Nordeste renovado em cena”, assim o diretor Moncho Rodriguez costuma definir sua montagem, apresentada a diferentes platéias: “trata-se de um espetáculo que renova-se a cada encontro com o espectador, que fala nas imagens, nas palavras, sons e no imaginário a linguagem poética do humano”.
A cenografia criada por Moncho estabelece a autonomia de mobilidade, levando a cena completa para qualquer lugar onde o espetáculo possa ser apresentado: “Estruturamos uma máquina teatral circense, através de uma escultura férrea desmontável e de fácil transporte. Assim, resgatamos a praticidade dos antigos comediantes mambembes, que percorriam cidades e feiras levando seu teatro de encantamento a todos os lugares”, esclarece Fabiana Pirro.
Fabiana está desde 1999 diretamente ligada à cena teatral de Pernambuco, onde dirige ao lado de Lívia Falcão a “Das Duas Companhias”, sediada em Recife. Além do teatro, ela tem em sua carreira artística as participações em filmes como ‘O Cinema Aspirinas e Urubus’, dirigido por Marcelo Gomes, e ‘Chega de Cangaço’, de Marcos Hanois, e atuações nos clips do cantor Otto ‘Distraída para a Morte’ e da banda Mestre Ambrósio ‘Coqueiros’, ambos dirigidos por Lírio Ferreira.
Já sua parceira Lívia Falcão inclui em sua carreira profissional as novelas globais ‘Belíssima’, de Sílvio de Abreu, e ‘Eterna Magia’, de Elizabeth Jhin. Participou da peça ‘Lisbela e o prisioneiro’, dirigida por Guel Arraes, bem como dos longas metragens ‘Kuarup’, de Ruy Guerra, ‘Onde Anda Você?’, de Sérgio Resende, ‘O Diabo a Quatro’, de Alice de Andrade, e também de ‘Lisbela e o Prisioneiro’, que Guell Arraes fez para o cinema.
O Sesc Centro João Pessoa fica localizado à rua Desembargador Souto Maior 281, Centro. Fone 3208-3158.
Assessoria
O governador da Paraíba anuncia, nesta segunda-feira (2), um reajuste salarial para os servidores públicos…
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), anunciou na manhã desta segunda-feira (2), por meio…
O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) realiza nesta segunda-feira (02) uma reunião para…
O novo salário mínimo de R$ 1.621 passa a valer oficialmente a partir desta segunda-feira…
Um adolescente esfaqueou o padrasto na madrugada desta segunda-feira (2), em um condomínio residencial localizado…
A Controladoria-Geral da União (CGU) deu prazo até o mês de março para que o…