Categorias: Cultura

Aruanda 2016 exibirá 40 filmes em 90 horas de programação

 A 11ª edição do Fest-Aruanda do Audiovisual Brasileiro que acontecerá de 8 a 14 de dezembro, reúne, esse ano, 40 filmes de curta, média e longas-metragens, sendo a maioria ainda inéditos no circuito comercial do país. Entre os principais destaques da programação estão os documentários em longa-metragem ‘Axé: canto de um povo de um lugar’, de Chico Kertész; e ‘Divinas Divas’, estreia da atriz Leandra Leal como diretora.

 

Serão 12 curtas e sete longas-metragens participando da mostra competitiva; cinco longas da mostra ‘Sob o céu nordestino’, que trazem filmes com temática da região; além de curtas produzidos na Universidade Federal da Paraíba (cursos de Cinema; Mídias Digitais e Artes Cênicas), que serão exibidos na mostra ‘O curta ainda pulsa… Produções Universitárias e  Independentes’. Tendo o paraibano Péricles Leal como grande homenageado, o festival usou o personagem ‘Falcão Negro’ como parte de sua identidade visual.

 

Mais uma vez, o festival será realizado em parceria com a rede Cinépolis do Manaíra Shopping. Segundo Paulo Pereira, diretor comercial da empresa, “pelo segundo ano consecutivo a Cinépolis entrega à cidade de João Pessoa um benefício não só cultural como social. Temos muito orgulho de fazer parte desse projeto que conta com uma programação de obras diferenciadas e abertas ao público. Acreditamos que esta parceria dará acesso à cultura para muitos moradores da região, que não contam com nenhuma oferta de entretenimento compatível”.

 

Como parte da homenagem ao romancista e jornalista que criou o primeiro herói juvenil brasileiro, o festival irá exibir o DOCTV ‘Péricles Leal – O criador esquecido’, do professor da UFPB, João de Lima. Também será homenageado o jornalista, pesquisador e crítico de cinema Wills Leal, pelos seus 80 anos de idade. Wills receberá já na abertura do evento o Troféu Aruanda, e também receberá um troféu da Academia Paraibana de Cinema, da qual é presidente e sócio-fundador.

 

Haverá homenagens póstumas ao jornalista Geneton Moraes e ao cineasta paraibano Manfredo Caldas, ambos mortos este ano. O Festival deverá exibir o dossiê ‘Geneton Moraes’ (Globo News) com a última entrevista realizada com Vladimir Carvalho, e o curta-metragem ‘Cinema Paraibano – 20 anos’, de Manfredo Caldas.

 

Os longas

 

O longa-metragem escolhido para abrir o festival foi o documentário ‘Axé: canto de um povo de um lugar’, de Chico Kertész, que fala sobre o ritmo, surgido na Bahia, que acabou conquistando todo o país. Já no encerramento, um outro documentário terá lugar. ‘Pitanga’, de Beto Brant e Camila Pitanga, traz a trajetória do ator Antônio Pitanga e marca a estreia de Camila, filha do ator, na direção. Ambas as exibições não participam da mostra competitiva.

 

Estarão concorrendo a troféus os documentários ‘Silêncio no Estúdio’, de Emília Silveira; e ‘Divinas Divas’, de Leandra Leal; e as ficções ‘Canastra suja’, de Caio Soh; ‘Deserto’, de Guilherme Weber; ‘Era o hotel Cambridge’, de Eliane Caffé; ‘Fica mais escuro antes do amanhecer’, de Thiago Luciano; e ‘Vermelho Russo’, de Charly Braun.

 

Curtas

 

Para a mostra competitiva de curtas foram selecionados 12 trabalhos, sendo oito ficções e quatro documentários, que foram escolhidos pela comissão de seleção entre mais de 150 inscritos. A escolha contemplou sete estados de três diferentes regiões do país, e quatro entre os curtas escolhidos são paraibanos.

 

A quantidade de produções paraibanas surpreendeu a comissão e excedeu os números de anos anteriores. Para acompanhar esse ritmo, e estimular a produção universitária, a organização do festival criou a mostra ‘O curta ainda pulsa…’, que exibirá trabalhos dos alunos do curso de cinema da UFPB.

 

CGU

 

O Fest Aruanda em parceria com a Controladoria Geral da União, regional Paraíba (CGU), promoverá uma sessão do curta ‘Algo mais Explícito’, de Cavi Borges, no Dia Mundial Contra a Corrupção (12/12). A CGU está promovendo um concurso de vídeos de um minuto com a temática da corrupção, e os vencedores serão exibidos também nesta sessão.

 

Fest-Looke Aruanda

 

Outra parceria inédita este ano é com a empresa de streaming Looke, que promoverá uma sessão especial do longa-metragem ‘Viva’, coprodução dos países Irlanda e Cuba, e a premiação aos melhores curtas e longas do evento com DCPs.

 

Será lançado na próxima segunda-feira, dia 5, edital do Fest-Looke Aruanda de Micro-Metragem que consistirá na produção de curtas de até 3 minutos que deverão ser produzidos no período de 120 horas (da noite do dia 8 até meio dia do dia 13, véspera de encerramento do festival. Os filmetes poderão ser produzidos a partir de qualquer suporte (até celular) e gênero (ficção, documentário, experimental, híbrido…). Única obrigatoriedade a ser cumprida é quanto ao tema que só será divulgado na solenidade de abertura do festival, na noite do dia 8. Os três primeiros colocados serão exibidos na solenidade de encerramento e apenas o primeiro lugar terá premiação.

 

Atividades paralelas

 

Como já é tradição, todos os anos o festival também traz atividades educativas. Este ano a professora Doutora do Instituto de Artes da Universidade de Campinas (Unicamp), Ariane Porto, ministrará o workshop ‘Produção criativa: os desafios da universidade na construção de uma política cultural transnacional’.

 

Além disso, serão feitos debates diários sobre os filmes exibidos e sobre temáticas específicas; a importância de Péricles Leal de Wills Leal, Manfredo Caldas Caldas e um debate sobre a produção de atores com atuação por trás das câmeras estão entre as mesas-redondas.

 

O Fest Aruanda trará ainda o lançamento de quatro livros: ‘100 melhores filmes brasileiros’, da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine); ‘A teia narrativa: Conceitos de roteirização no cinema interativo’, de Nathan Cirino; ‘Cinema Noir: A Sombra como experiência estética e narrativa’, de Bertrand Lira; e ‘Cinema Brasileiro a Partir da Retomada: Aspectos Econômicos e Políticos’, de Marcelo Ikeda.

 

Ascom

Últimas notícias

Lucas diz que definição de vice em Cabedelo será discutida este mês e não descarta Camila Holanda

Em Cabedelo, o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), afirmou que a escolha do nome…

2 de fevereiro de 2026

Professores contratados na Paraíba terão salário elevado ao piso nacional, anuncia João Azevêdo

Além do reajuste linear de 10% concedido aos servidores estaduais, o governador João Azevêdo anunciou…

2 de fevereiro de 2026

João anuncia reajuste linear de 10% para servidores e confirma retroativo de janeiro em fevereiro

O governador João Azevêdo anunciou, na tarde desta segunda-feira (02), um reajuste linear de 10%…

2 de fevereiro de 2026

Ruy Carneiro esclarece reunião com Domiciano Cabral e diz que tratou apenas de filiação ao Podemos

O deputado federal Ruy Carneiro usou as redes sociais nesta segunda-feira (2), para esclarecer especulações…

2 de fevereiro de 2026

Candidatos têm até esta segunda para confirmar interesse na lista de espera do Sisu

Os candidatos não selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 têm…

2 de fevereiro de 2026

Congresso Nacional retoma trabalhos nesta segunda-feira

Deputados e senadores vão se reunir em sessão conjunta nesta segunda-feira (2) para inaugurar a…

2 de fevereiro de 2026