Categorias: Cultura

Artistas promovem VI Tributo a Otacílio Batista, neste sábado

Ivanildo Vila Nova (PE), Antônio Costa (PB) e Daudeth Bandeira (PB), além do o jovem Acrisio de França, da cidade de Paulista (PE), vão se apresentar no ‘VI Tributo a Otacílio Batista’. O evento acontece neste sábado (8), no Sindicato dos Bancários (avenida Beira Rio, nº 3100, Tambauzinho), a partir das 21h. Participam ainda da homenagem a intérprete Silvia Patriota e os declamadores José Patriota, Raimundo Patriota e Jatobá. A iniciativa tem o apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e outras entidades. A entrada é franca.

O organizador do evento é o jornalista Fernando Patriota, filho de Otacílio. Para ele, a homenagem também é uma forma de incentivar a manifestação cultural dos artistas populares. “O ‘VI Tributo a Otacílio Batista’ foca o encontro das gerações dentro da cantoria de viola. É uma maneira de estimular os novos menestréis”, destacou. “Minha dedicação é uma sincera e justa homenagem a meu pai. Aquele que foi um dos grandes nomes da poesia popular. Por seu talento indiscutível e por tudo que fez pelo repente e pelos repentistas, merece figurar entre os principais nomes de todos os tempos da cantoria”, completou.

Durante 79 anos e onze meses de vida, o poeta popular que ganhou o apelido de ‘A Voz do Uirapuru’, era mestre em improvisar. Otacílio Batista impressionava pela rapidez na construção das estrofes, ao criar versos em todas as modalidades do repente.

Até a década de 70, existiam 500 repentistas na idade de até 35 anos. Hoje, em todo o Nordeste, são apenas 12. Em contrapartida, naquela década, os repentistas viviam exclusivamente do “braço da viola”. Daí a necessidade de apoiar esse tipo de expressão cultural nordestina.

Otacílio – Otacílio foi o cantador que mais propagou sua arte pelo Brasil. O trabalho do artista também ultrapassou as fronteiras, chegando a outros países em discos, livros, fitas, documentários, congressos e palestras. A trajetória desse homem se confunde um pouco com a própria história da cantoria de viola no País.

É difícil falar sobre repente sem citar Otacílio Batista. Foram quase 60 anos dedicados exclusivamente à arte das estrofes bem rimadas e metrificadas, publicação de livros, gravação de discos, resultando em vários prêmios nos congressos nos quais que participou. Pelo estrangeiro, ele levou a cantoria para Portugal, Cuba, Argentina e Bolívia. Quando não pôde mais improvisar, parou de respirar.

Otacílio foi o irmão mais novo de Lourival Batista e Dimas Batista. Ele vem de uma família com mais de 100 repentistas natos. É filho de Raimundo Joaquim Patriota e Severina Batista Patriota, ambos paraibanos das cidades de Monteiro e de Teixeira. Sua mãe era sobrinha do primeiro cantador do Nordeste, Ugolino do Sabugi. Este era irmão dos poetas Nicandro Nunes da Costa e Agostinho Nunes da Costa Filho. Por sua vez, ambos eram primos, em primeiro grau, dos famosos poetas Francisco das Chagas Batista, Antonio Batista Guedes e Pedro Batista.

Otacílio Batista nasceu no dia 26 de setembro de 1923, na então Vila de Umburanas, município de Itapetim – atual São José do Egito (PE), na região do Pajeú das Flores. Em 5 de agosto de 2003, na própria casa, no Bairro do Brisamar, em João Pessoa, faleceu. Aos 79 anos, foi vítima de uma parada cardio-respiratória.
 

Secom

Últimas notícias

MECA NORDESTINA: mais de 200 mil pessoas devem participar dos sete grandes eventos religiosos em Campina Grande durante o carnaval

Na Antiguidade, dizia-se que “todas as estradas levavam a Roma”. Hoje, milhões de muçulmanos seguem…

11 de fevereiro de 2026

Em reunião com João Campos, João Azevêdo apresenta pré-candidatos à Câmara Federal pelo PSB em 2026

O governador da Paraíba e presidente do PSB no estado, João Azevêdo, usou seu perfil…

11 de fevereiro de 2026

Com duas vagas em aberto, Valdemar vem à Paraíba no dia 22 para fechar chapa do PL e discutir filiação de Efraim Filho

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto, cumprirá agenda na Paraíba…

11 de fevereiro de 2026

Cícero Lucena ironiza previsão de Hugo Motta sobre crescimento de Lucas Ribeiro nas pesquisas: “Mãe Dináh”

A temperatura política na Paraíba segue esquentando a medida que o período eleitoral de 2026…

11 de fevereiro de 2026

Pedro Cunha Lima volta a driblar especulações sobre vice de Cícero e fala em “voltar a estudar”; ouça!

O deputado federal e presidente estadual do PSD, Pedro Cunha Lima, adotou uma postura cautelosa…

11 de fevereiro de 2026

MPF firma acordo para demolição parcial de prédio que avançou sobre terreno de marinha em João Pessoa

TAC obriga condomínio a remover parte de edificação construída irregularmente, recuperar área ambiental e pagar…

11 de fevereiro de 2026