Categorias: Cultura

Artesanato paraibano encanta turistas brasileiros e estrangeiros

 A beleza, a criatividade, as cores e formas do artesanato paraibano tanto encantam as pessoas daqui quanto atraem os turistas. Na tarde dessa sexta-feira (16), turistas estrangeiros e de outros estados brasileiros, além de gente da terra, visitaram o 21º Salão de Artesanato da Paraíba, fizeram compras e elogiaram o talento dos nossos artesãos.

 

O casal de portugueses Antonio Antunes e Júlia Almeida, que mora em Lisboa e também em João Pessoa, onde passa temporadas, opinou sobre o artesanato paraibano. “O que eu mais gosto do artesanato aqui é das rendas, dos vestidos, da arte em pintura com cores maravilhosas”, revelou a cabeleireira Júlia Almeida, que também gostou dos preços das peças, apesar da crise econômica europeia. O casal escolheu a capital paraibana para viver as temporadas de verão pela hospitalidade das pessoas e a beleza da cidade.

 

De São João do Sabugi, no Sertão do Rio Grande do Norte, Bergson Palmeira e Maria Iza já visitam o Salão há alguns anos. “Geralmente o presente artesanal é exclusivo, nós sempre encontramos alguma coisa que parece com alguém do nosso ciclo de amizades, então é uma maneira da gente presentear com uma peça artesanal”, declarou Bergson.

 

Josemar e Sônia, da cidade Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, visitaram o Salão do Artesanato pela primeira vez e estão em João Pessoa há uma semana. Os dois saíram com as mãos cheias de sacolas. “Peças muito interessantes, esses artistas estão de parabéns”, comentou Josemar.

 

A gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, Lu Maia, renovou o convite às pessoas para que aproveitem a última semana do Salão, que funcionará até o dia 25 de janeiro e ressaltou: “As pessoas que chegam aqui se encantam com essa decoração focada na tipologia homenageada que é o crochê. Então essa visita cultural deslumbra a todos com um salão que só tem coisas da Paraíba, do Litoral ao Sertão”.

 

O Salão de Artesanato da Paraíba está instalado na antiga associação do BNB, na orla do Cabo Branco, em João Pessoa. Com o tema “Das mãos floresce o crochê”, a 21ª edição do Salão reúne trabalhos produzidos por quase três mil artesãos do Estado. Além do artesanato, há ainda gastronomia regional e apresentações musicais.

 

O Salão funciona de segunda a sábado, no horário das 15h às 22h, e aos domingos das 15h às 21h. A visitação é gratuita. Mais informações através dos telefones (83) 3218-4060 / 8815-5009, nas redes sociais facebook.com/artesanato.pb, artesanato.pb.gov.br ou através do e-mail artesanato_pb@yahoo.com.br.

 

Secom-PB

Últimas notícias

Lucas define critérios para escolha do vice em sua chapa para o governo: “Nome que agregue e acredite no que defendemos”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou esta semana sobre a composição da chapa…

25 de janeiro de 2026

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026

Paraíba será sede do Mundial de Paraquedismo em 2027

A Paraíba foi oficialmente escolhida para sediar o World Cup Skydive Mondial Brasil 2027, um…

25 de janeiro de 2026

Mega-Sena acumula mais uma vez e próximo prêmio pode chegar a R$ 92 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.964 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (24).…

25 de janeiro de 2026

Defesa de João Paulo Casado vai recorrer de condenação por agressão a esposa em JP

A defesa do médico João Paulo Casado anunciou que vai recorrer da decisão judicial que…

25 de janeiro de 2026

Polícia Militar apreende motocicleta com indícios de adulteração em Mulungu

Na madrugada deste domingo (25), a Polícia Militar da Paraíba realizou a apreensão de uma…

25 de janeiro de 2026