Categorias: Cultura

Armandinho abre Carnaval do Estado no Fortim do Queijo

PUBLICIDADE

Existem música baiana e música baiana. A do trio elétrico Dodô & Osmar, que toca nesta sexta-feira, na programa do Fortim do Queijo [veja programação completa], já foi predominante no Carnaval da Bahia e tem forte parentesco com a música pernambucana. “Meu pai era filho de pernambucano e dizia que herdou o micróbio do frevo. Eu e meus irmãos, também”, diz Armandinho Macedo, filho de Osmar. Dodô, faleceu 15 de junho de 1978, e Osmar em 30 de junho de 1997. Armandinho, que já fazia parte do trio desde os anos 70, continuou o trabalho do pai, com os irmãos Aroldo, Betinho e André. Mas o Dodô & Osmar é o único deste tipo de trio, com instrumentos de cordas eletrificados, que ainda existe.

Os demais foram engolidos pelo furacão axé music, que tomou conta da Bahia a partir de 1985, com o surgimento de Luís Caldas: “Quando eu entrei o Dodô & Osmar voltou a ser trio, porque até então eram só os dois. Virou o trio Dodô, Osmar & Armandinho. Como eu e meus irmãos vínhamos de uma banda de rock, mudamos a formação instrumental do trio, criamos um rock brasileiro. O negócio atraiu uma galera nova. Moraes veio cantar com a gente, foi o primeiro cantor de trio, que só fazia música instrumental. Começaram a surgir cantores em trios. Com estilos musicais diferentes. Luís Caldas veio em 1985, e aí surgiu a axé e toda história do trio mudou”, historia Armandinho, virtuoso, que, aos 15 anos, tocando bandolim, venceu disputadíssimo concurso de instrumentista no extinto Programa Flávio Cavalcanti, o de maior audiência do País.

Os trios mudaram, mas o de Dodô & Osmar permanece fiel às suas tradições musicais, qual seja, ao frevo, à guitarra baiana, enfim ao estilo que consagrou o trio Brasil e mundo afora: “Este estilo é nossa marca, no nosso repertório predomina o frevo”, diz Armandinho que atribui a quase que total extinção dos trios elétricos, ao jabá. “É a música que a mídia divulga. Em Salvador hoje só dá pagode, nem a axé tem mais todo este espaço. Quem tem o poder aquisitivo tem o espaço do rádio, está tudo vendido, principalmente nas rádios populares. Outro tipo de música só toca em rádios culturais. Não há o menor controle, e a gente nunca entrou nessa”.

O trio Dodô & Osmar este ano vem sendo badalado na Bahia pela efeméride dos 60 anos de seu primeiro desfile pela rua Chile, Centro de Salvador. Armandinho mesmo admite que a data redonda é questionável: “O clube Vassourinhas foi à Bahia em 1951, mas meu pai contava que isto aconteceu em 1950, que quando eles viram o frevo ao vivo, viram que aquela música contagiava, e vinte dias depois saíram pelas ruas da cidade tocando frevos. Porém na verdade, uns dois anos antes disto acontecer, eles já usavam a fubica para tocar no Carnaval, porém estacionada na calçada. Quer dizer já havia o trio, ou melhor a dupla elétrica”.

O repertório que o trio apresenta é de frevos autorais, sucessos, como Pombo Correio, e outras músicas adaptadas à levada do frevo, como Brasileirinho (Waldir Azevedo) e o Bolero de Ravel: “A gente faz alguma coisa de samba-reggae. O samba-reggae é um frevo lento, acho ele ocupa o lugar da marcha de bloco no repertório do trio. A maioria do que tocamos é frevo, pode até haver algum reggae, samba-reggae, mas a base é o frevo”, diz Armandinho.

 

 

Uol

Últimas notícias

Paraíba registra a menor taxa de desemprego da história em 2025

A Paraíba vive um momento histórico no mercado de trabalho. De acordo com os dados…

20 de fevereiro de 2026

Cagepa denuncia pela quinta vez obra de drenagem da Prefeitura que danifica rede de esgoto em JP

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou nesta sexta-feira (20) que, pela…

20 de fevereiro de 2026

Wellington Roberto defende participação na escolha do vice de Cícero Lucena: “Tenho que ser ouvido também”

Aliado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), na disputa pelo Governo da Paraíba,…

20 de fevereiro de 2026

Pré-campanha em Campina Grande movimenta auxiliares de Bruno Cunha Lima rumo a 2026

A cena política de Campina Grande começa a se intensificar na pré-campanha para 2026, com…

20 de fevereiro de 2026

VÍDEO: Mô Lima confirma apoio a Lucas Ribeiro ao Governo e reforça aliança com João Azevêdo e Nabor para o Senado

O vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), oficializou apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP)…

20 de fevereiro de 2026

“Deusdete está indo para o Tribunal de Contas, isso são favas contadas”, afirma líder do governo na ALPB

A ida do secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos da Paraíba, Deusdete Queiroga (PSB), para…

20 de fevereiro de 2026