Foto: Ewerton Correia/TV Cabo Branco
O prédio histórico da antiga Academia do Comércio de João Pessoa, localizado na Rua das Trincheiras, no Centro Histórico da capital, vai abrigar futuramente a sede da Secretaria de Cultura da Paraíba. A decisão foi anunciada após a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Governo do Estado iniciarem o processo de cessão do imóvel, que passará por uma restauração completa.
A iniciativa integra o conjunto de ações voltadas para a requalificação do Centro Histórico, que também prevê intervenções em outros espaços de relevância cultural, como o Memorial Sivuca, na Avenida Presidente Getúlio Vargas, e o prédio da Faculdade de Direito, na Rua Duque de Caxias.
Fundado em 1922, o edifício da Academia do Comércio marcou gerações na educação e na formação profissional em João Pessoa. Ao longo dos anos, recebeu diferentes instituições, incluindo um colégio particular e a Faculdade de Economia da UFPB.
Representantes da UFPB e do Governo do Estado confirmaram a intenção de recuperar integralmente a estrutura. O projeto prevê não apenas a restauração do prédio, mas também a adaptação dos espaços para uso administrativo e cultural.
O anúncio do novo destino ocorreu após um incêndio registrado nessa semana onde as chamas atingiram parte da estrutura. O Corpo de Bombeiros conseguiu controlar o fogo e eliminou focos remanescentes.
Apesar dos danos, incluindo a perda da cobertura do teto, a cúpula e outros elementos arquitetônicos resistiram. A perícia deve concluir em até 30 dias o laudo sobre as causas do incêndio.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), inicia o período…
O novo presidente municipal do PSB em João Pessoa, Ronaldo Barbosa, afirmou que vai conversar…
Água no Nordeste é um tesouro. Um bem valioso. Ter acesso a esse recurso é…
O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou, na noite deste domingo (19), da Festa…
Aposentados e pensionistas do INSS que foram vítimas de descontos indevidos podem solicitar ressarcimento até…
Não demorou muito. Logo após a fala do senador Efraim Filho a respeito da possibilidade…