Categorias: Cultura

Amanhecer – Parte 2 chega hoje aos cinemas de JP e CG

PUBLICIDADE

 No xadrez, os fins justificam os meios e é inevitável que, vez por outra, uma peça seja sacrificada em prol da vitória. Esse jogo, que ilustra a capa do quarto livro da saga Crepúsculo, escrito por Stephanie Mayer, seria quase uma metáfora irônica visto que, com um único movimento de sacrifício – no caso, de uma adolescente humana sem poderes -, toda uma batalha entre clãs de imortais acontecendo no meio de um mundo humano, poderia ser evitada. Não é isso o que acontece, entretanto, na saga que chega ao último capítulo de suas adaptações para o cinema com Amanhecer – Parte 2 (Breaking Dawn – Part 2, EUA, 2012; estreia hoje em JP e CG).

Não acontece até porque a peça em destaque no tabuleiro é a rainha: a peça mais importante no xadrez moderno. E a metáfora é tão transparente quanto esperada pelos fãs da saga que arrebatou corações adolescentes no mundo inteiro: a protagonista Bella Swan (Kristen Stewart), que desde o primeiro episódio da série prometia ser um grande talento para a carreira vampiresca, vai, finalmente, mostrar seu poder no embate entre lobisomens e vampiros, saindo de sua condição de presa fácil, para virar o jogo na trama.

Depois de ter sobrevivido à caça predatória de Crepúsculo (2008), à autodestruição de Lua Nova (2009), à guerra dexlarada de Eclipse (2010) e até à gravidez de risco elevada a um novo patamar em Amanhecer Parte 1 (2011), Bella realiza seu sonho de tornar-se vampira. E a segunda parte do último episódio começa quando a protagonista desperta, depois do parto de Renesmee (filha dela com o vampiro Edward, vivido por Robert Pattinson) já transformada.

Ela agora precisa aprender a lidar com seus novos poderes, assim como aceitar o fato de Jake (Taylor Lautner), inimigo dos vampiros e seu melhor amigo, ter tido um imprinting (uma espécie de sentimento que acontece com os animais e que os torna capazes de seguir e se devotar a outro, até às últimas conseqüências) com a filha.

Paralelo a tudo isso, Aro, membro dos Volturi, o mais antigo clã de vampiros que existe, é informado, por Irina (que quer vingar a morte de seu amante, morto em Eclipse), da existência de Renesmee e de seus raros poderes. Acreditando que ela seja uma ameaça em potencial para o futuro dos Volturi, ele passa a elaborar um plano para atacar os Cullen e eliminar a garota.

O filme, que é mais caro da franquia, foi orçado em US$ $131,5 milhões e utiliza, para a interpretação de Renesmee, ao longo de suas três primeiras semanas de vida, tanto bebês animatrônicos quanto de verdade.

DENTES À MOSTRA NO CINEMA

O MONSTRO: Em Nosferatu (1922), Conde Orlok leva consigo a maldição da peste negra para uma cidade e ao tentar morder a mulher que ama, percebe sua condição monstruosa e morre. O filme era uma versão não autorizada de Drácula.

O HOMEM-MORCEGO: No Drácula de Bram Stoker (1992), o conde Vlad Tepes foi condenado à sede eterna depois de, revoltado com o suicídio da própria noiva, ter renegado Deus e jurado beber apenas sangue humano. Ele se transforma em morcego, não é refletido no espelho, manipula mentes, é sensível a crucifixos e água benta e precisa, necessariamente, descansar em sua própria terra.

O TEATRAL: A primeira versão autorizada de Drácula é a de 1931, com o húngaro Bela Lugosi. Mais do que a adaptação do livro, é a adaptação da versão para teatro, de onde onde Lugosi levou seus trejeitos expressionistas e exagerados.

O BRITÂNICO: O londrino Christopher Lee foi Drácula pela primeira vez em O Vampiro da Noite (1958), produção da inglesa Hammer e repetiu o papel 11 vezes. Até hoje é lembrado pelo papel.

OS SEDUTORES: Os vampiros de Anne Rice, autora do livro Entrevista com o Vampiro (1994) mudaram o paradigma. O bon vivant Lestat e o atormentado Louis já não eram monstros, mas jovens, belos e malditos, imunes à passagem do tempo estacas, água benta, alho e crucifixos.

O ‘DAYWALKER’: Blade (1998) foi criado para os quadrinhos pela Marvel como uma espécie de super-herói que extermina os vampiros do mal. Mas o que o torna apto a fazer isso é o fato de ser ele, também, meio-vampiro, mas por ter sido contaminado na barriga da mãe ganhou o dom de andar à luz do dia sem prejuízos.

OS ARMADOS: Na franquia que começou com Anjos da Noite (2003), a rivalidade entre vampiros e lobisomens foi tratada nos moldes dos filmes de gângsters. As habituais vestimentas aristocráticas são substituídas por roupas colantes e muitos tiros e pancadaria, roubam o lugar das tradicionais estacas e mordidas.

A CRIANÇA: Em Deixe Ela Entrar (2008) a vampira Eli, presa no corpo de uma menina, une a condição vampiresca e predatória ao egoísmo primitivo das crianças. O filme sueco, que ganhou sua versão americana em 2010.

O ADOLESCENTE: Edward, da série Crepúsculo, vive os dilemas do amor juvenil romântico, mas troca os castelos e caixões por uma casa de decoração clean e roupas descoladas. O sol não é mortal, mas, por fazê-lo brilhar, levaria à sua destruição porque, dessa forma, estaria violando as regras da descrição.

O BIZARRO: Barnabas Collins de Sombras da Noite (2012), foi inspirado nos vampiros clássicos dos filmes de terror: unhas longas e olheiras, dorme em um caixão e seu corpo queima quando em contato com a prata. Acordando nos anos 1970, pode sair de dia, mas não sem antes munir-se de sombreiro, filtro solar, capas e óculos escuros.

Estreia hoje em JP

O documentário trata de um problema cada vez maior entre as crianças: a obesidade. Dirigido por Estela Renner, o filme tem estreia nacional hoje nas salas do Cinespaço através do país. O slogan é dramático: “Obesidade, a maior epidemia infantil da história”.

 

Correio

PUBLICIDADE
Compartilhe
Publicado por
Redação

Últimas notícias

Cícero Lucena nomeia mais de 80 candidatos aprovados em concurso para Secretaria de Saúde

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, assinou as portarias de nomeação de 57 Agentes…

8 de janeiro de 2026

Presidente do PT-PB, Cida Ramos analisa posição do grupo Cunha Lima para eleições 2026: “Está havendo uma divisão”

Entrevistada nesta quinta-feira (8) no programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM, a deputada Cida…

8 de janeiro de 2026

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 538

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 539

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 540

Vereador de João Pessoa diz que ato em alusão ao 8 de janeiro visa impedir impunidade: “Sem anistia e sem dosimetria”

O vereador de João Pessoa, Marcos Henriques (PT), avaliou como positiva a manifestação realizada na…

8 de janeiro de 2026

Novo concurso da Ebserh oferece 39 vagas para médicos no HU de Cajazeiras

O novo concurso público da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) vai oferecer 39 vagas…

8 de janeiro de 2026

Jardim Botânico de João Pessoa oferece atividades educativas e de lazer ambiental aos sábados de janeiro

O Jardim Botânico Benjamin Maranhão, em João Pessoa, promove durante o mês de janeiro a…

8 de janeiro de 2026

Ministro da Justiça, Lewandowski entrega carta de demissão a Lula

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, entregou carta de demissão ao presidente Lula…

8 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464