Categorias: Cultura

40º Salão do Artesanato espera um público superior a 80 mil e um volume de vendas de cerca 3 milhões de reais

PUBLICIDADE

Com tema “Macramê: A arte de Arrochar o Nó”, o 40º Salão do Artesanato Paraibano deve receber um público superior a 80 mil pessoas e movimentar cerca de R$ 3 milhões. A 40ª edição do evento contará com a presença de mais de 500 artesãos que trabalham com diversas tipologias como couro, chita, barro, madeira, cerâmica entre outros.

As novidades do evento foram apresentadas à imprensa de Campina Grande, nesta segunda-feira (09), ocasião em que os estandes institucionais foram entregues aos parceiros e patrocinadores do evento.

Realizado pelo Governo da Paraíba, em parceria com o Sebrae-PB, esta edição homenageia os artesãos que trabalham com macramê e tem como tema “Macramê: A arte de Arrochar o Nó”. A abertura será nesta quarta-feira (11) e segue até o dia 29 de junho.

A expectativa é que o Salão seja visitado por um público superior a 80 mil pessoas e gere um volume de negócios em torno de R$ 3 milhões. Entre as novidades desta edição, estão o novo endereço na mesma avenida onde foi realizado no ano passado (avenida Severino Bezerra Cabral, mais conhecida como avenida Brasília), mas com estrutura completamente nova, climatização e a realização de um desfile para apresentação dos produtos comercializados por artesãos de várias cidades da Paraíba. Atrações culturais e a gastronomia paraibana também terão destaques no evento.

A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas, falou sobre o impacto social e econômico do salão no dia a dia dos artesãos: “Muito além da oportunidade de geração de renda para mais de 500 famílias, está o resgate da autoestima, do empoderamento feminino, do protagonismo artístico e pessoal. Com o estímulo ao artesanato, mudamos aquele discurso do artesanato como complemento e encorajamos as pessoas a viverem de sua arte, do seu ofício. É um ganho individual, familiar e coletivo porque o estado potencializa sua riqueza cultural e econômica”.

A gestora do Programa do Artesanato Paraibano, Marielza Rodriguez, expressou alegria pelo aniversário da 40ª edição do salão.

“É uma satisfação enorme porque o Salão nasceu em Campina e nós estamos agora exatamente completando o quadragésimo, então nós estamos querendo fazer dentro do Maior São João do Mundo, o maior salão do mundo, novamente na avenida Brasília, mas com espaço novo e aconchegante nessa megaestrutura com exposição do que tem de mais genuíno em nosso artesanato, trabalhos manuais, cachaça, queijos, rapaduras e nossa rica e saborosa gastronomia, além de apresentações folclóricas, quadrilhas juninas, trio pé de serra e tantos outros atrativos”.

O analista técnico e gestor do artesanato no Sebrae-PB, Jucieux Palmeira, falou sobre a parceria entre a instituição e o Governo da Paraíba.

“Mantemos uma parceria exitosa que buscamos aprimorar a cada ano focados na importância da qualificação e do impacto positivo para o empreendedorismo e vemos os resultados como indicadores desse sucesso. Os salões de artesanato estão consolidados e em ascensão, graças ao trabalho de equipes técnicas e da vontade política que veem nos artesãos paraibanos ativos muito importantes lapidados com investimento e valorização”, revelou.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Bastidores: integrante da oposição, Fábio Ramalho leva base para Nabor e gesto pode atrair Romero para mesmo caminho

A noite desta sexta-feira (5) produziu um fato político que pode redesenhar alianças no campo…

6 de dezembro de 2025

Bruno admite instabilidade na Saúde e anuncia plano para retomada dos serviços em CG: “Período turbulento já passou”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), reconheceu nesta sexta-feira (5) que…

6 de dezembro de 2025

Relíquia rural: Fazenda fundada em 1757 permanece ativa na Paraíba

A história da Paraíba é realmente rica, e um dos exemplos mais impressionantes dessa memória…

6 de dezembro de 2025

Dois trechos de praias estão impróprios para banho em JP neste fim de semana

A Superintendência Executiva de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou, nesta sexta-feira (5), o relatório…

6 de dezembro de 2025

Feriado desta segunda (8) muda horários de bancos, repartições e shoppings em João Pessoa

O feriado de Nossa Senhora da Conceição, celebrado nesta segunda-feira (8), provoca mudanças no funcionamento…

6 de dezembro de 2025

Carro é tomado pelo fogo na BR-230 entre Campina Grande e João Pessoa

Imagens divulgadas nas redes sociais registraram um automóvel sendo consumido pelas chamas na tarde deste…

6 de dezembro de 2025