Categorias: Cultura

40º Salão do Artesanato espera um público superior a 80 mil e um volume de vendas de cerca 3 milhões de reais

PUBLICIDADE

Com tema “Macramê: A arte de Arrochar o Nó”, o 40º Salão do Artesanato Paraibano deve receber um público superior a 80 mil pessoas e movimentar cerca de R$ 3 milhões. A 40ª edição do evento contará com a presença de mais de 500 artesãos que trabalham com diversas tipologias como couro, chita, barro, madeira, cerâmica entre outros.

As novidades do evento foram apresentadas à imprensa de Campina Grande, nesta segunda-feira (09), ocasião em que os estandes institucionais foram entregues aos parceiros e patrocinadores do evento.

Realizado pelo Governo da Paraíba, em parceria com o Sebrae-PB, esta edição homenageia os artesãos que trabalham com macramê e tem como tema “Macramê: A arte de Arrochar o Nó”. A abertura será nesta quarta-feira (11) e segue até o dia 29 de junho.

A expectativa é que o Salão seja visitado por um público superior a 80 mil pessoas e gere um volume de negócios em torno de R$ 3 milhões. Entre as novidades desta edição, estão o novo endereço na mesma avenida onde foi realizado no ano passado (avenida Severino Bezerra Cabral, mais conhecida como avenida Brasília), mas com estrutura completamente nova, climatização e a realização de um desfile para apresentação dos produtos comercializados por artesãos de várias cidades da Paraíba. Atrações culturais e a gastronomia paraibana também terão destaques no evento.

A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas, falou sobre o impacto social e econômico do salão no dia a dia dos artesãos: “Muito além da oportunidade de geração de renda para mais de 500 famílias, está o resgate da autoestima, do empoderamento feminino, do protagonismo artístico e pessoal. Com o estímulo ao artesanato, mudamos aquele discurso do artesanato como complemento e encorajamos as pessoas a viverem de sua arte, do seu ofício. É um ganho individual, familiar e coletivo porque o estado potencializa sua riqueza cultural e econômica”.

A gestora do Programa do Artesanato Paraibano, Marielza Rodriguez, expressou alegria pelo aniversário da 40ª edição do salão.

“É uma satisfação enorme porque o Salão nasceu em Campina e nós estamos agora exatamente completando o quadragésimo, então nós estamos querendo fazer dentro do Maior São João do Mundo, o maior salão do mundo, novamente na avenida Brasília, mas com espaço novo e aconchegante nessa megaestrutura com exposição do que tem de mais genuíno em nosso artesanato, trabalhos manuais, cachaça, queijos, rapaduras e nossa rica e saborosa gastronomia, além de apresentações folclóricas, quadrilhas juninas, trio pé de serra e tantos outros atrativos”.

O analista técnico e gestor do artesanato no Sebrae-PB, Jucieux Palmeira, falou sobre a parceria entre a instituição e o Governo da Paraíba.

“Mantemos uma parceria exitosa que buscamos aprimorar a cada ano focados na importância da qualificação e do impacto positivo para o empreendedorismo e vemos os resultados como indicadores desse sucesso. Os salões de artesanato estão consolidados e em ascensão, graças ao trabalho de equipes técnicas e da vontade política que veem nos artesãos paraibanos ativos muito importantes lapidados com investimento e valorização”, revelou.

Redação

PUBLICIDADE
Compartilhe
Publicado por
Redação

Últimas notícias

Tarcísio de Miranda Burity: A Paraíba tem Pressa!

Eu vi.Eu me lembro. Escrevo sobre Tarcísio de Miranda Burity não como mero observador distante…

21 de janeiro de 2026

JP: bar na orla do Bessa é interditado por irregularidades sanitárias

O Ancoradouro Bar, localizado na orla do Bessa, em João Pessoa, foi totalmente interditado na…

21 de janeiro de 2026

Mersinho anuncia articulação avançada para entrada no PSD: “Há um entendimento”

O deputado federal Mersinho Lucena (PP) confirmou que está em fase final de articulação para…

21 de janeiro de 2026

TJ reformula decisão, mas confirma nulidade de norma sobre gabarito de prédios na orla

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) decidiu, por maioria, nesta quarta-feira (21), acolher parcialmente…

21 de janeiro de 2026

Mais de 40 cidades da Paraíba adotam racionamento de água devido à estiagem

Sol quente, pouco pasto para o gado e racionamento de água. A seca continua sendo…

21 de janeiro de 2026

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 538

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 539

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 540

Hervázio Bezerra confirma desfiliação do PSB durante a janela partidária: “Não tenho mais clima para continuar”

O deputado estadual Hervázio Bezerra confirmou, nesta quarta-feira (21), que vai se desfiliar do Partido…

21 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464