A Paraíba o tempo todo  |

.

Delegado Cláudio Costa, da Polícia Federal, deve assumir Secretária de Segurança no lugar de Gustavo Gominho

Informações colhidas pela reportagem do portal PB Agora dão conta de que o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Gustavo Gominho, será afastado da pasta. O nome mais cotado para a vaga é o do delegado da Polícia Federal, Cláudio Costa.

Ainda seguindo informações, o afastamento da pasta foi solicitado pelo próprio Gustavo Gominho. A razão pela qual o secretário teria pedido o afastamento não foi revelada à reportagem.

Além de secretário de Segurança, Gustavo Gominho já atuou como corregedor geral da Polícia Federal no Estado da Paraíba, superintendente da PF no Estado do Maranhão, além de comandar em caráter especial as investigações sobre os assassinatos da deputada federal Ceci Cunha (PSDB-AL), do marido dela, Juvenal Cunha, e de mais dois familiares.

CLÁUDIO COSTA

Nascido em 22 de Outubro de 1964, nesta Capital, Cláudio Costa é filho do Coronel PM Antonio Costa Filho e de Dona Maria Rodrigues Costa, sobrinho do Coronel PM Arnaldo da Silva Costa e casado com a Senhora Cláudia Cristina Marques Rodrigues Costa, com quem tem um casal de filhos: Julianna Marques Costa e Cláudio Marques Costa.

É graduado pela UNIPÊ, com formação acadêmica em Direito, turma de 1992. Pós-graduado, também pela UNIPÊ, tem Curso de Especialização em Ciências Criminais concluído em 2007; e Gestão de Políticas de Segurança Pública, que corresponde ao Curso Superior de Polícia, concluído em 2008, pela Academia Nacional de Polícia, da Polícia Federal, em Brasília; Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar da Paraíba, concluído em 1985; onde obteve o primeiro lugar; Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), realizado pela PM da Paraíba em 1994, quando foi classificado, também, em primeiro lugar; Curso de Formação Profissional de Delegado de Policia Federal, realizado (ANP), em Brasília, em 1998, se classificando em 9° lugar entre centenas de participantes de todo o país; Oficial da Polícia Militar da Paraíba, com patente de Capitão Reformado, é detentor de vários cursos dentre os quais se destacam: Curso de Prevenção e Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal, em 2002; Curso de Combate ao Tráfico de Bens Culturais da Polícia Federal, em 2005; Combate a Crimes Ambientais da Polícia Federal, em 2005; Curso de Especialização Ambiental, realizado pela Interpol/ Polícia Federal em 2005; Curso de Entorpecentes, promovido pela Polícia Federal em 2005; Combate ao Tráfico Ilícito de Bens Culturais realizado pela Policia Federal em 2006; Curso de Tutor em Educação a Distância dos Cursos de Pós-Graduação da Academia Nacional de Polícia, também realizado pela Polícia Federal, agora neste ano de 2009.

Além de ser Capitão Reformado da Polícia Militar da Paraíba, também chegou a ser nomeado Delegado de Polícia Civil do Estado de Pernambuco, no ano de 2006, por aprovação em concurso público.

Durante sua vida profissional exerceu diversas funções públicas. Foi Subcomandante da I Companhia da Policia Militar da Paraíba, em 1986; Ajudante de Ordens de então Governador do Estado, Doutor Tarcísio de Miranda Burity, de 1987 a 1990; Comandante do Destacamento Policial do Palácio do Governo em 1990/1991; Chefe da Assessoria Militar da Assembléia Legislativa da Paraíba, de 1992 até 1996; Coordenador do Centro de Operações Policiais da Policia Militar, em 1997; Chefe da Divisão de Ensino do Centro de Educação da PMPB, em 1997; Assistente do Centro de Planejamento Policial Integrado, da Secretaria de Segurança Pública deste Estado, de 1997 a 1999; Chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da Polícia Federal no Estado do Piauí, em 1999; Chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da Polícia Federal na Paraíba; Chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal na Paraíba de 2002 a 2005; Chefe de Comunicação Social da Polícia Federal na Paraíba, em 2005/2006; Chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais e Patrimônio Histórico da Polícia Federal na Paraíba em 2005/2006; Assessor da CPI dos Bingos do Senado Federal, no período de outubro/2005 a junho/2006; Chefe da Delegacia de Repressão ao Tráfico Ilícito de Armas de Fogo e Munições da Polícia Federal na Paraíba de 2006 a 2007; Chefe da Delegacia da Polícia Marítima da Polícia Federal na Paraíba, em 2008; Chefe do Setor de Correições da Polícia Federal na Paraíba em 2008/2009; É Consultor Nacional de Segurança Institucional, da Associação Brasileira dos Consultores Profissionais – ABRACP.

CONDECORAÇÕES:

• Medalha de Mérito, Coronel PM Elísio Sobreira, Patrono da Policia Militar da Paraíba, recebida em 1994, a maior honraria

• Criminalidade no Espaço Cibernético: uma abordagem sintética em métodos de investigação em crimes cibernéticos, apresentado em 2008, no Curso de Gestão de Políticas de Segurança Pública.

Quanto a sua experiência na área DOCENTE já ministrou aulas nas seguintes disciplinas:

• Direito Constitucional e Direito Penal, no Curso de Formação de Oficiais da PMPB, pelo período de 03 anos.

• Direito Processual Penal, no Curso de Habilitação de Oficiais da
PMPB, no ano de 1998. • Direito Processual Penal, na Central de Aulas, no ano de 1998. • Polícia Judiciária, no Curso de Delegado da Polícia Civil da Paraíba, no ano de 2006.

• Tutor do Curso de Execução em Políticas de Segurança Pública, da Academia Nacional de Polícia, da Polícia Federal, em Brasília, no ano de 2009, das disciplinas Planejamento Estratégico e Gestão da Qualidade.

Thiago Moraes

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe