A Paraíba o tempo todo  |

Vôos da Trip e Azul poderão ligar capitais nordestinas

As capitais nordestinas poderão ser ligadas por vôos diretos das empresas aéreas Trip e Azul

Proposta neste sentido foi aprovada no final de semana em Florianópolis (SC), durante a realização da 50ª Reunião Ordinária do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo). O evento contou com a participação do representante da Paraíba, o secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Edivaldo Nóbrega.

O secretário informou estar participando de eventos fora do Estado da Paraíba, cumprindo uma agenda de trabalho com ações focadas para o desenvolvimento sustentável, “demonstrando o compromisso do governo José Maranhão na aplicação de ações que irão gerar a oportunidade de emprego e renda para os paraibanos”.

A maratona teve início no dia 15 de maio, quando participou, em Florianópolis, da 50ª Reunião Ordinária do Fornatur, cuja pauta foi focada na discussão de temas de interesse do setor visando fortalecer o desenvolvimento do turismo regional, beneficiando todas as regiões brasileiras.

Um dos assuntos da pauta, disse Edivaldo, foi o projeto que trata da Malha Aérea Regional, cuja proposta é viabilizar vôos diretos ligando as capitais do Nordeste. Foi aprovada a formação de uma comissão constituída por representantes de cada região para acompanhar de perto todo o processo junto ao Ministério da Defesa e Sudene, considerando já existir um projeto em discussão com duas empresas do ramo de aviação – Trip e Azul.

Financiamento de pacotes

O ministro de Turismo Luiz Barreto, presente ao evento, ressaltou a importância da parceria do ministério com todos os Estados da Federação. Entre as novidades apresentadas para o setor, teve destaque a linha de financiamento de até R$ 10 mil por pessoa, para utilização em passeios turísticos, incentivando os brasileiros a conhecer o país. A medida beneficia o ramo de hotelaria, bem como as operadoras e agências de viagens, as quais terão o papel importante de correspondente da Caixa Econômica Federal, banco responsável pela linha de financiamento.

Sobre a realização da Copa do Mundo no Brasil, informou que serão formulados projetos específicos junto aos prefeitos e governadores dos Estados que vão sediar o evento, com a finalidade de dotar o Brasil de estrutura adequada, através de projeto especial do Prodetur. Informou que iniciou a visita aos 65 destinos do Brasil, tendo percorrido o Estado do Rio de Janeiro e que de acordo com cronograma firmado estará visitando São Paulo e em seguida os Estados do Nordeste.

Ressaltou o crescimento do Brasil na realização de eventos de negócio, citando a ação dos Conventions Bureaus como co-responsáveis pelos bons resultados obtidos e demonstrando muito entusiasmo com o setor de turismo no Brasil. Ele destacou a liberação de emendas individuais do orçamento, ressaltando o aporte de R$ 250 milhões para o São João Nordestino, citando Campina Grande e Caruaru como os principais eventos.

Diante das dificuldades de recursos financeiros, sugeriu que fosse dada prioridade as ações que geram turismo nacional e confirmou sua presença no Seminário de Investimentos em Turismo no Nordeste, proposto pela Embaixada dos Estados Unidos a ser realizado no Recife, quando haverá a apresentação de oportunidades e meios de investimentos no Brasil e principalmente, no Nordeste brasileiro para 30 investidores americanos.
Paraíba

Na oportunidade, Edivaldo Nóbrega destacou a importância para o Estado da Paraíba de todos os assuntos tratados naquele Fórum e informou que o Governo do Estado recebeu a visita do embaixador dos Estados Unidos, já tendo confirmado a participação de representante da Paraíba no referido evento. Edivaldo convidou todos os presentes para participarem do Maior São João do Mundo em Campina Grande, tendo o ministro reafirmado o seu interesse em visitar a cidade durante os festejos juninos.

Reforçando o comentário do Secretário de Turismo do Piauí, Silvio Leite, acerca dos prejuízos causados pela constante divulgação através da mídia nacional sobre as enchentes em algumas cidades do Nordeste brasileiro, Edivaldo Nóbrega lembrou que os nordestinos tem uma capacidade muito grande de recuperação e que a Paraíba já está pronta para receber turistas nacionais e estrangeiros.

No Rio de Janeiro

Ainda no dia 15, Edivaldo viajou para o Rio de Janeiro, onde participou de reunião com os dois principais sócios de um dos mais importantes estaleiros do país, tendo ficado acordado a apresentação de uma proposta, por parte daqueles dirigentes empresariais, para instalação de uma filial em um dos municípios da grande João Pessoa. Durante a reunião, alguns empresários da Paraíba que estavam participando de uma exposição de barcos sugeriram a instalação de uma marina de grande porte no município de Cabedelo.

Edivaldo, garantiu que ainda tratará do assunto com outros empresários do setor, fortalecendo a parceria do governo paraibano com o setor privado na aplicação de ações concretas que vão beneficiar a estruturação do turismo e do desenvolvimento econômico do Estado. Até o dia 21, Edivaldo Nóbrega estará visitando diversas empresas paulistas, de vários setores da economia, com a finalidade de desenvolver o projeto de instalação de filiais dessas empresas na Paraíba, potencializando o incremento de receitas e novos empregos.

Secom

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe