Categorias: Brasil

Visita virtual para presos

Famílias de presos podem fazer visita virtual

Quase 500 presos de quatro presídios federais de segurança máxima vão ter direito a receber visitas virtuais de parentes e amigos. Lançado nesta sexta-feira (14), o projeto do Ministério da Justiça já prevê a primeira visita no dia 28 deste mês por meio de videoconferência. A visita virtual deve facilitar o contato dos presos com familiares que moram longe. As penitenciárias ficam em Catanduvas (PR), Porto Velho (RO), Campo Grande (MS) e Mossoró (RN).

Durante as visitas, os presos têm 10 minutos e devem ficar em uma sala reservada na penitenciária com o equipamento de transmissão de imagem e som, e uma televisão. Do outro lado, estará o familiar em uma das salas das Defensorias Públicas nos Estados. As visitas funcionarão como a social, com três pessoas de cada vez, mas sem limite de número de crianças. Nenhuma das conversas será gravada.

Segundo o diretor do sistema penitenciário federal em exercício, Severino Moreira da Silva, as visitas serão especialmente importantes para aproximadamente 60% dos presos, que hoje, por conta da distância e do alto custo das viagens, não recebem nenhum tipo de visita social.

– Teremos presos menos estressados, menos doentes e, então, presos dando menos trabalho.

O mesmo sistema também será usado pela Justiça para a realização de videoconferências virtuais, reduzindo o número de transporte de presos para depoimentos e audiências.

Hoje as quatro penitenciárias federais têm 474 presos de 24 Estados brasileiros e de outros países, entre eles vizinhos da América Latina, Portugal e Líbano. O país tem ao todo 469 mil presos. Segundo o Ministério da Justiça, as videoconferências serão feitas por uma rede segura, para evitar violações.

Os interessados devem fazer o cadastro em qualquer uma das quatro penitenciárias federais. Os familiares e amigos usarão os equipamentos instalados nas Defensorias Públicas da União. Inicialmente, as visitas ocorrerão às sextas-feiras das 9h às 17h. Serão trinta minutos para cada detento, com atendimento de dez presos por dia.

Segundo Moreira, isso possibilitará a economia de recursos financeiros e aumentará a segurança, tanto para os agentes quanto para a população. Hoje o governo gasta mais de R$ 200 mil por mês para levar os presos dessas quatro penitenciárias para audiências em todo o Brasil.

Durante o lançamento do projeto, o ministério fez uma videoconferência entre Brasília, o presídio de Catanduvas e a Defensoria Pública da União no Distrito Federal para demonstrar a qualidade de som e imagem que as visitas terão.

R7

Últimas notícias

TCE-PB reprova contas dos municípios de Cruz do Espírito Santo e Sossêgo com imputação de débito

O Tribunal de Contas do Estado realizou, nesta quarta-feira (28), sua primeira sessão ordinária híbrida…

29 de janeiro de 2026

Prefeitura do Sertão cancela Carnaval por conta de crise hídrica

O prefeito de Santa Luzia, Henry Lira, anunciou nesta quarta-feira (28) o cancelamento das festividades…

29 de janeiro de 2026

Morador de rua tem corpo incendiado em tentativa de homicídio no Varadouro

Um morador de rua, de 46 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na…

29 de janeiro de 2026

Sudema notifica boate e restaurante em Tambaú por irregularidades no sistema de esgoto

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) notificou nessa quarta-feira (28) dois estabelecimentos localizados…

29 de janeiro de 2026

Tovar admite possível racha entre os ‘Cunha Lima’ em relação ao apoio a Cícero e Efraim para o Governo do Estado

Em entrevista ontem (28), numa rádio de Campina Grande o deputado estadual Tovar Correia Lima…

29 de janeiro de 2026

Bloco Zé Pereira abre pré-carnaval de CG dia 31 de janeiro com homenagem ao Palhaço Carrapeta

Um dos tradicionais blocos de carnaval de Campina Grande, o Zé Pereira estará de volta…

29 de janeiro de 2026