A Paraíba o tempo todo  |

Vírus BrasDex: uma ameaça crescente aos usuários do Pix no Brasil

O vírus BrasDex, descoberto pela empresa de cibersegurança Kaspersky em dezembro de 2022, continua a se espalhar no Brasil. O malware é capaz de desviar Pix e limpar contas bancárias.

O vírus BrasDex se propaga por meio de links maliciosos enviados por e-mail, mensagens de texto ou redes sociais. Quando a vítima clica no link, o malware é instalado no dispositivo.

O malware usa as permissões de acessibilidade do sistema Android para acessar os dados bancários da vítima. Quando a vítima realiza uma transferência Pix, o malware exibe uma tela adicional de carregamento. Essa tela, na verdade, é um disfarce usado pelo malware para alterar os dados da transferência.

Assim, quando a vítima confirma a transferência, o dinheiro é enviado para uma conta controlada pelos cibercriminosos.

Ainda não há dados oficiais sobre a quantidade de golpes realizados pelo BrasDex em 2023. No entanto, segundo um levantamento feito a pedido da Folha de S. Paulo, o malware já responde por 1.385 registros de golpes no Brasil no ano passado.

A liderança nos países latino-americanos é dos vírus da família Banbra, usados para acesso remoto a smartphones na mão fantasma, com 2.039 ocorrências.

Quais medidas simples o usuário pode utilizar para reduzir o risco de golpes?

  • Evitar clicar em links maliciosos.
  • Atualizar o sistema operacional e os aplicativos do celular.
  • Instalar um antivírus confiável.
  • Ativar a verificação em duas etapas nas contas bancárias, emails, redes sociais.
  • Evitar utilizar a mesma senha em todos aplicativos
  • Criar senhas seguras

Ao seguir essas medidas, é possível reduzir o risco de ser vítima do malware BrasDex ou de outros malwares que possam comprometer a segurança de contas bancárias.

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe